segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

FELIZ ANO NOVO 2008 PARA TODOS OS FAMILIARES, AMIGOS E EXCELENTÍSSIMAS FAMÍLIAS !!!


Feliz Año Nuevo 2008


From: victorhugosdb, 3 days ago





Power Point para inicio del año 2008


SlideShare Link

Agenda Geral : Lula passa réveillon em Brasília .

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende passar a festa de Ano Novo na Granja do Torto, em Brasília, e depois deverá descansar durante alguns dias, possivelmente na base da Marinha na Restinga da Marambaia, Estado do Rio.

Confira outros destaques do dia:

BC/Focus - O relatório Focus de mercado será divulgado normalmente no último dia do ano. A informação foi dada pela assessoria de imprensa do Banco Central, responsável pela pesquisa e divulgação dos dados.

3G/Leilão - Foi adiada para hoje a divulgação da lista das empresas vencedoras do leilão de licenças de terceira geração de telefonia celular (3G) pelo "Diário Oficial da União". O superintendente de Serviços Privados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Jarbas Valente, havia dito que a lista seria publicada na sexta-feira, mas a Anatel informou que o atraso na publicação se deve a problemas técnicos na Imprensa Oficial, que edita o "Diário".

São Silvestre - A 83ª Corrida Internacional de São Silvestre terá largada na Avenida Paulista, 1.578, em frente ao Masp, às 15h15 para cadeirantes e categoria especial, às 16h30 para a elite feminina e às 16h45 para a elite masculina. A edição de 2007 é a maior na história da competição, considerada a mais importante corrida de rua da América Latina. Serão 20 mil participantes, ante 15 mil em 2006.


Paulista/Réveillon - A 11ª. edição do Réveillon na Avenida Paulista deve reunir mais de 2 milhões de pessoas a partir das 20 horas, com apresentação da banda Tihuana, Mc Leozinho e os cantores Leonardo e Lulu Santos, além da Escola de Samba Mocidade Alegre.


http://noticias.br.msn.com/brasil/artigo.aspx?cp-documentid=5934707

A ACTIVIDADE ECONÓMICA VAI CRESCER NOS PAÍSES LUSÓFONOS .


ANGOLA DESTACA-SE NO CRESCIMENTO.


A actividade económica vai crescer em todos os países de língua portuguesa em 2008, mas é para os africanos, e sobretudo em Angola, que estão traçadas as previsões mais favoráveis.
Os mais recentes números da Economist Intelligence Unit (EIU) de Londres apontam mesmo para Angola o maior aumento do PIB a nível mundial - 21,4 por cento - apesar de um ligeiro abrandamento do ritmo em relação à estimativa de 2007 - 23 por cento.
Além do crescimento da actividade nos sectores do petróleo e dos diamantes, o país está a beneficiar de um aumento exponencial de investimento, em particular o público suportado no crédito estrangeiro, como o concedido pela China num valor total de sete mil milhões de dólares (Eximbank e Fundo Internacional da China), e também, mais recentemente, pela banca privada.
Na maior operação financeira montada até hoje pela banca angolana, um sindicato bancário abriu no final do ano uma linha de crédito no valor de 3,5 mil milhões de dólares a favor do governo de Angola, que prevê aplicar a verba em projectos de reconstrução.
Dados do Banco Nacional de Angola (BNA) indicam que, graças à reanimação da economia, o crédito à economia cresceu na casa dos 80 por cento até meados de 2007, em relação a igual período do ano anterior.
“Há um clima de optimismo face à economia angolana, com alguma surpresa positiva relativamente à capacidade das autoridades para reabilitar as infra-estruturas e melhorar as condições das populações", afirma o banco português BPI, num dos últimos relatórios sobre a economia angolana.
A outra face da moeda do crescimento económico, é a inflação, que tarda em descer como pretendem as autoridades, para o que contribuem também constrangimentos na oferta de bens e serviços.
Segundo os dados mais recentes dados do Ministério das Finanças angolano, a inflação deverá manter-se na casa dos dez por cento em 2008, uma descida ligeira face aos 12 por cento estimados para 2007.
A economia deverá crescer 16,2 por cento em 2008, um abrandamento em relação aos 19,8 por cento estimados para o ano que agora termina, que começou com uma previsão de crescimento oficial na casa dos 31,2 por cento.
O sector petrolífero, que representa a principal fatia do Produto Interno Bruto (PIB), deverá crescer 13,3 por cento no próximo ano, enquanto para o sector não petrolífero é prevista uma variação de mais 19,5 por cento.
O representante do Banco Mundial em Angola, Alberto Chueca, afirmava recentemente que o PIB do país poderá ascender dos actuais 60 mil milhões de dólares para 100 mil milhões de dólares dentro de três anos.

NOTÍCIA COMPLETA EM :




REPARO : ESPERO QUE OS POLÍTICOS ANGOLANOS PONHAM EM EXECUÇÃO O QUE FOI DITO POR AGOSTINHO NETO.



"O mais importante é resolver os problemas do povo” - Agostinho Neto

AONDE VAI O SOCIALISMO DE CHÁVEZ ?


A Venezuela bolivariana vive um processo inédito de mobilização social. Foi isso que tornou inviáveis os aspectos ultra-centralizadores e retrógrados do projeto do presidente. Diálogo em Caracas com o sociólogo Edgardo Lander, um socialista comprometido com o futuro da democracia.


Do longo discurso de três horas, restou apenas uma frase. Os bons ouvintes, experientes e calejados, imediatamente identificaram ali a dúvida, o tênue sinal de fraqueza, a pequena brecha por onde escoava o mal-estar oculto nas próprias fileiras chavistas, com a reforma constitucional que o presidente Hugo Chávez acreditava ver aprovada no dia seguinte, por referendo popular. Diante da multidão que cobria de vermelho a imensa Avenida Bolívar, no comício de encerramento de sua campanha em Caracas, ele advertiu: “que fique bem claro: quem votar NÃO vota contra Chávez, vota por Bush”. Chávez sabia que ali mesmo, naquela massa compacta que constituía sua base de apoio, havia muita gente que desta vez não queria, nem iria, dizer SIM ao presidente – apesar da chantagem política implícita na frase.
O professor Edgardo Lander é bem mais que um bom ouvinte, experiente e calejado. Catedrático do Departamento de Sociologia da Universidade de Venezuela e professor do programa de pós-doutorado, dono de uma obra respeitada em todo o mundo, é um intelectual profundamente engajado no processo histórico de mudança que seu país vem experimentando nos últimos anos. Mas é também um crítico feroz da fracassada experiência socialista do século 20, que ele teme se repetir na Venezuela. Uma ordem autoritária, demolidora dos ideais democráticos, que incorporou as tendências mais negativas do modelo industrial-capitalista, com padrões de destruição ambiental ainda mais acelerados que os da sociedade que pretendia combater. Em suma, é um socialista venezuelano que votou NÃO. E acha que o resultado das urnas, que rechaçaram a reforma constitucional com uma diferença de apenas 1,5 %, foi o melhor que poderia ter acontecido à Venezuela e ao governo Chávez — que, pela legislação atual, vai se estender até o ano de 2013.O impacto mais importante deste resultado, segundo Lander, se deu no próprio chavismo.


Do longo discurso de três horas, restou apenas uma frase. Os bons ouvintes, experientes e calejados, imediatamente identificaram ali a dúvida, o tênue sinal de fraqueza, a pequena brecha por onde escoava o mal-estar oculto nas próprias fileiras chavistas, com a reforma constitucional que o presidente Hugo Chávez acreditava ver aprovada no dia seguinte, por referendo popular. Diante da multidão que cobria de vermelho a imensa Avenida Bolívar, no comício de encerramento de sua campanha em Caracas, ele advertiu: “que fique bem claro: quem votar NÃO vota contra Chávez, vota por Bush”. Chávez sabia que ali mesmo, naquela massa compacta que constituía sua base de apoio, havia muita gente que desta vez não queria, nem iria, dizer SIM ao presidente – apesar da chantagem política implícita na frase.


LER MATÉRIA COMPLETA EM :


domingo, 30 de dezembro de 2007

ÍNDIA ALERTA PARA TERRORISMO NO SUL DA ÁSIA .




O conselheiro nacional de Segurança da Índia, M.K.Narayanan, afirmou este sábado que a morte da ex-primeira-ministra Benazir Bhutto demonstra que tanto o seu país quanto o Paquistão enfrentam a ameaça do terrorismo.




Narayanan sublinhou que o governo indiano está «muito preocupado» com a situação política paquistanesa e destacou que o actual primeiro-ministro, Manmohan Singh, «tem razão» em apontar o terrorismo como um dos principais problemas do país.Singh afirmou este mês que a violência maoísta é uma ameaça à segurança do país e voltou a referir-se ao perigo terrorista na região após o atentado no Paquistão..
«Sempre estivemos preocupados pela situação da segurança no Paquistão. E uma pessoa que advogava a restauração da democracia já não vive», afirmou Narayanan, numa referência a Benazir Bhutto.Devido ao atentado, os serviços ferroviários entre a Índia e o Paquistão foram suspensos. O presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, ordenou uma acção firme das forças da segurança para restabelecer a ordem no país, onde pelo menos 38 pessoas já morreram na onda de violência política após o assassínio de Bhutto.



Diário Digital/Lusa




BRASIL: MAQUILAGEM CERTA PARA ROSTOS BRONZEADOS .







(Agência Estado) - Um bronzeado, tanto faz se natural ou artificialmente, pede uma maquiagem que ressalte o efeito "bronzant" e hidrate a pele. A preparação é mais cuidadosa, principalmente se foi feito uso de autobronzeadores que mancham facilmente com produtos abrasivos ou a base de álcool.




Então, limpe bem o rosto e passe uma água gelada. Uma dica para a maquiagem durar mais é passar rapidamente uma pedrinha de gelo na face. Ajuda a fechar os poros.
Prefira os produtos cremosos para esse tipo de maquiagem. Faça uso, principalmente, de sombras cremosas e bases hidratantes. Cuidado com a tonalidade do corretivo para não manchar; se preferir, disfarce olheiras na região central dos olhos com chamuscadas de sombra prata. Ilumina.
Outra dica é misturar um pouco de base com loções com efeito iluminadora, que possuem partículas douradas. A linha Star Bronze da Lancôme é ideal para reforçar esse make-up de verão. "O pincel mágico bronzeador é próprio para criar esse efeito bronze sobre a pele e muito prático. Basta leves toques na face e pronto", ensina um dos maquiadores da marca Cleiton Olivatto.
As sombras cremosas proporcionam um efeito molhado único. Passe uma cor sobre toda a pálpebra dos olhos e finalize com a máscara para cílios. "À noite, para reforçar, passe a sombra nos cantos em cima das sobrancelhas, descendo até a maça dos olhos. O efeito é futurista", ensina Olivatto.
"A maquiagem sobre a face bronzeada não deve ser exagerada, mas é preciso aproveitar o ar saudável com alguns truques de iluminação". Nos lábios, use um brilho, gloss, para arrematar.
CORESAs cores para este tipo de maquiagem deve puxar para as tonalidades terra. Um leve rosado é permitido sobre a maçã do rosto. Abuse do dourado, com uma leve pincelada na ponta do nariz e outra na região central da testa. Para criar um efeito "queimado", aplique o blush na horizontal, passando levemente pelo nariz.
Os detalhes da maquiagem bronze se espalham por todo o corpo. Não se esqueça das pernas, pescoço e colo, que devem receber uma base iluminadora específica.
Lembre-se que criar um efeito bronzeado do dia para a noite só em clínicas, com bronze a jato.
Para quem quer acabar com o efeito "pálido escritório", o autobronzeador ajuda muito, mas a aplicação requer cuidados e o resultado um efeito mais convincente começa a surgir a partir da terceira aplicação. Sempre realce com iluminadores
.
Leia mais:
O ano-novo é prata!
Lista de compras para combater as olheiras
Como evitar o estresse de fim de ano






BRASIL : S.PAULO VIVEU ONTEM O SEGUNDO DIA MAIS QUENTE DO ANO :


SP vive o segundo dia mais quente do ano.


O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo informou que hoje foi o segundo dia mais quente do ano na cidade. Em Parelheiros, extremo sul da capital paulista, os termômetros registraram temperatura de 35,4 graus. O dia mais quente em 2007 permanece sendo o dia 29 de outubro, quando os termômetros marcaram 36,1 graus.
Conforme o CGE, a alta temperatura facilitou a formação de nuvens e a ocorrência da chuva intensa que caiu na cidade no fim da tarde. A chegada de uma brisa marítima à cidade em contato com a temperatura acima de 30 graus foi responsável inclusive por chuva acompanhada de granizo na região do Morumbi na Avenida Brigadeiro Faria Lima.
A previsão para este domingo (30) em São Paulo é de sol e poucas nuvens pela manhã. Com aumento da nebulosidade, ocorrem pancadas de chuva no período da tarde. As temperaturas entre 23 graus e 34 graus. É esperado 1 mm de chuva. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica confortável pela manhã. Já o período da tarde será bastante quente. A umidade relativa do ar deve ficar em torno de 52%.


sábado, 29 de dezembro de 2007

BRASIL : LULA AFIRMA QUE O BRASIL SERÁ UM CANTEIRO DE OBRAS EM 2008 .



RIO DE JANEIRO (Reuters) - Ao fazer um balanço de seu governo e prever mais crescimento ano que vem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nessa quinta-feira que o país será um "canteiro de obras" em 2008 com os 504 bilhões de reais destinados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).


Em pronunciamento de rádio e TV, Lula destacou os avanços no crescimento econômico, na geração de empregos e na inclusão social, e apresentou o PAC como mais uma ferramenta nesse sentido, embutindo ainda uma crítica ao antecessor.
"O PAC significa, antes de tudo, crescimento e emprego. As décadas perdidas pela falta de confiança no país e pela falta de planejamento e de ação do Estado ficaram para trás", afirmou
Lula disse que com o crescimento da economia, o desemprego em queda e a melhora salarial, o Brasil finalmente está criando um mercado de massas.
"Nos últimos 5 anos, 20 milhões de pessoas deixaram as classes D e E, de baixo consumo, e migraram para a classe C. Apenas nos últimos 17 meses, 14 milhões de brasileiros ingressaram nesta nova classe média, cada vez mais ativa e numerosa."
O presidente destacou que um mercado de massas gera um "círculo virtuoso", aumentando as vendas e fortalecendo a indústria e o campo. E apontou as políticas de inclusão social como também responsáveis por essa melhoria de vida dos brasileiros.
"... o Brasil descobriu como fazer crescimento econômico com inclusão social. Esta talvez seja a nossa maior conquista nos últimos anos: o Brasil não aceita mais ser um país de poucos. Está se tornando um país de muitos. E não descansará enquanto não for de todos."
Lula fez essencialmente um discurso de estadista, mas não resistiu a estocadas políticas e a uma referência direta ao fim da CPMF, a maior derrota de seu governo esse ano. Ao falar que o PAC da saúde, lançado no início de dezembro, destinaria mais 24 bilhões de reais para o setor até 2010, lamentou a não prorrogação do imposto.
"Infelizmente, esse processo foi truncado com a derrubada da CPMF, responsável em boa medida pelos investimentos na saúde", atacou Lula, amenizando a crítica em seguida. "Como democrata, respeito a decisão tomada pelo Congresso. E estou convencido de que o governo, o Congresso e a sociedade, juntos, encontrarão uma solução para o problema."
O presidente encerrou o pronunciamento afirmando que o bom desempenho da economia criou um "novo clima" no país. "Hoje, há mais brasileiros olhando para o futuro com esperança."


(Por Mair Pena Neto)


BRASIL - S.PAULO : LOJAS DÃO DESCONTO DE ATÉ 80% PARA MANTER VENDAS .


A temporada de liquidações, desencadeada pelas grandes redes de varejo logo após o Natal, já começou a ganhar fôlego e promete se intensificar até meados de janeiro. Com descontos que chegam a 80%, a estratégia das empresas é trazer o consumidor para dentro da loja para manter o ritmo de venda de dezembro.

Até 80%


Além das redes populares, até mesmo as grifes sofisticadas e o varejo eletrônico já começaram a entrar no festival das promoções. As lojas virtuais Americanas e Submarino anunciaram as melhores oportunidades de economia, com descontos de até 80%, que vão até o dia 31.
Enquanto o Submarino coloca em promoção 50 mil produtos, na Americanas, a liquidação é para o site todo. Além disso, enquanto a primeira garante frete grátis para o Sudeste, nas compras acima de R$ 299, na segunda, todas as compras acima de R$ 199 têm entrega gratuita.
No Liquida 2007 do Magazine Luiza, as mercadorias estão sendo vendidas com até 60% de desconto e frete grátis para todo o Brasil, nas compras acima de R$ 299. Sem data certa para acabar, já que o site afirma que os preços promocionais estarão disponíveis até o final dos estoques
Fora da internetA rede de supermercados Extra e as lojas das Casas Bahia já entraram no ritmo para cativar novos clientes com ofertas que consideram tentadoras.
Há duas boas razões para isso, na avaliação do consultor de marketing e varejo Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da BrandWorks. Uma delas diz respeito à queima de estoque de produtos como eletroeletrônicos, que vão ficar obsoletos com os lançamentos programados para o começo de ano. A outra está diretamente relacionada à disponibilidade de crédito.
No caso do Extra, a análise do consultor cai como uma luva. A rede do Grupo Pão de Açúcar está anunciando promoções tentadoras, principalmente na linha de eletroeletrônicos e bazar. Não atinge artigos alimentícios. A promoção vai até a meia noite do dia 30.
Para o mercado de luxo, o momento é de se desfazer de sobras de verão. Apesar do calor, marcas como Giorgio Armani já exibem nas vitrines a coleção de inverno que está no momento sendo vendida na Europa. "Oferecemos o mesmo produto e antecipamos a temporada de frio porque o cliente da marca viaja muito e quer novidades", diz a diretora executiva do Grupo Armani no Brasil, Patrícia Gáia. Nos produtos da coleção anterior das marcas Armani, os descontos vão de 40% a 50%. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



OS DEZ MAIS CONTAMINADOS LUGARES DO MUNDO .


Quatro dos 10 lugares mais contaminados do planeta estão na China e na Índia, segundo um informe de grupos ambientalistas norte-americanos e europeus.


É a primeira vez que essas duas nações asiáticas, que estão em uma etapa de rápida industrialização, contribuem com duas áreas cada para a lista das 10 mais contaminadas. No ano passado a Rússia encabeçou essa relação com três menções, mas este ano dois locais altamente contaminados na China e na Índia, que afetam centenas de milhares de pessoas, foram incluídos no informe após terem sido deixados meio de lado no estudo anterior.
“Nos surpreendeu que estes lugares não tenham sido relacionados antes”, disse à IPS Richard Fuller, diretor do Instituto Blacksmith, um grupo ambientalista independente com sede em Nova Yorque que divulgou o informe global junto com a Cruz Verde da Suíça. Um desses locais é Tianjin, na província chinesa de Anhi, onde se produz cerca de 50% do chumbo elaborado pela China. A não aplicação da legislação ambiental provocou uma severa contaminação com esse metal tanto no solo quanto nas casas, com registro de níveis entre 10 e 24 vezes superiores aos permitidos pelas regulamentações chinesas, podendo afetar até 140 mil pessoas, que correm o risco de sofrer dano cerebral e retardo mental. “O governo chinês admitiu que é um dos lugares mais contaminados do país”, disse o diretor de Operações Globais da Blacksmith, David Hanrahan.
.
A outra “comunidade tóxica” descoberta este ano fica no vale Sukinda, no Estado indiano de Orissa, onde vivem 2,6 milhões de pessoas, onde 12 minas de cromo funcionam sem nenhum tipo de manejo ambiental, mais de 30 milhões de toneladas de rochas estão espalhadas pela área vizinha e a água sem receber nenhum tratamento é jogada no rio. O mineral é extraído e refinado para ser utilizado em objetos cromados que têm grande aceitação na América do Norte e na Europa, disse Hanrahan.
Aproximadamente 70% da água de superfície e 60% da água potável contêm cromo em uma proporção que duplica o máximo aceito pelas normas nacionais e internacionais em, alguns casos, até 20 vezes essa quantidade. Em aldeias que estão a menos de um quilometro do lugar, 24,47% de seus habitantes sofrem doenças causadas pela contaminação. “O fato é que há crianças enfermas e que estão morrendo nesses lugares e não é necessário um cientista espacial para solucionar o problema”, disse Fuller.
O informe “Os Locais Mais Contaminados do Mundo 2007”, divulgado na quarta-feira, contem a relação dos 10 lugares, encontrados em sete nações e afetando uma população de 12 milhões de pessoas. Em ordem alfabética, esses locais são: Sumgayit, no Azerbaijão; Linfen e Tianjin, na China; Sukinda e Vapi, na Índia; La Oroya, no Peru; Dzerzhinsk e Norilsk, na Rúsia; Chernobyl, na Ucrânia, e Kabwe, em Zâmbia. Os especialistas dizem que é simples e freqüentemente barato realizar a limpesa. O Instituto Blacksmith está ajudando grupos locais a enfrentarem o problema. A maioria dos locais são velhas unidades industriais que operavam sem nenhum tipo de controle da contaminação e onde não houve uma
tentativa seria de limpá-los antes de serem abandonados.


NOTÍCIA COMPLETA EM :





sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

BENAZIR BHUTTO : AL QAEDA ENCABEÇA LISTA DE SUSPEITOS DO ASSASSINATO .


WASHINGTON (Reuters) - A Al Qaeda é a principal suspeita do assassinato da ex-primeira-ministra e líder da oposição paquistanesa Benazir Bhutto, o que desestabiliza o país e prejudica o presidente paquistanês, Pervez Musharraf, disseram o governo dos Estados Unidos e analistas.
O grupo, que reconstruiu sua estrutura de comando na fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão, também foi responsabilizado por um atentado anterior contra a vida de Bhutto, denunciada pela facção como instrumento da política dos Estados Unidos no Paquistão.
Autoridades do governo do presidente norte-americano, George W. Bush, disseram que ainda é muito cedo para identificar um suspeito claro do assassinato desta quinta-feira.
Mas uma autoridade norte-americana disse: "Há uma série de grupos extremistas dentro do Paquistão que poderiam promover o ataque...A Al Qaeda tem de ser um dos grupos que estão no topo da lista."
O Taliban, aliado da Al Qaeda que ameaçou Bhutto publicamente, é outro suspeito em potencial, acrescentou a autoridade, que falou sob a condição de não ter seu nome revelado.
Um analista do setor privado disse que simpatizantes da Al Qaeda dentro dos serviços de segurança paquistaneses também podem ter desempenhado um papel no atentado, mas ressalvou que é improvável que Musharraf esteja pessoalmente envolvido.
Para esse analista, a morte de Bhutto prejudica Musharraf, visto pelos Estados Unidos como um aliado essencial contra o terrorismo, pois elimina a perspectiva de um acordo de compartilhamento do poder entre as duas pessoas que podem promover a estabilização do país.
Bhutto foi assassinada em um ataque suicida após um comício eleitoral na cidade de Rawalpindi, antes das eleições de 8 de janeiro, que devolverão o Paquistão para o regime civil.
(Reportagem adicional de Paul Eckert)

FAMÍLIA BHUTTO - UMA DINASTIA MARCADA PELA TRAGÉDIA .


ISLAMABAD (AFP) - A morte, nesta quinta-feira, em Rawalpindi da ex-primeira-ministra do Paquistão, Benazir Bhutto, num atentado suicida durante um comício, tornou-se o mais recente episódio da trágica tradição da família Bhutto, a dinastia mais célebre do país.

Zulfikar Ali Bhutto, primeiro-ministro do Paquistão no início dos anos 1970, sua mulher Nusrat e seus quatro filhos eram considerados uma família perfeita. Fundador do Partido do Povo Paquistanês (PPP), Ali Bhutto era conhecido por seu carisma e Nusrat por sua beleza.
Em 1977, Zulfikar Ali Bhutto foi tirado do poder por um golpe de estado liderado pelo general Zia ul-Haq. Seus filhos Murtaza e Shahnawaz precisaram deixar o país; sua mulher, Nusrat, e sua filha, Benazir, que estudou em Harvard e em Oxford, passaram muitos anos na cadeia ou em prisão domiciliar.
Dois anos depois, o general Zia prendeu Ali Bhutto.
Shahnawaz e Murtaza se exilaram em Cabul e Damasco, onde foram acusados de terem fundado a organização terrorista Al-Zulfikar.
Em 1985, a tragédia atingiu novamente a família. Shahnawaz foi encontrado morto em seu apartamento de Cannes (sul da França). A família diz que ele teria sido envenenado por sua esposa afegã, cuja irmã era casada com Murtaza, mas esta denúncia nunca foi comprovada.
Em 1986, depois de ter vivido em Londres, Benazir voltou ao Paquistão e escapou de um atentado em janeiro de 1987. Depois da morte do general Zia e da vitória do PPP nas legislativas em 1988, ela se tornou, aos 35 anos, a primeira mulher no mundo a ser primeira-ministra em um país muçulmano.
Uma das medidas tomadas por Benazir foi obrigar seu irmão Murtaza, acusado de organizar o seqüestro de um avião, a se manter em exílio.
Expulsa do poder em 1990, ela foi reeleita em 1993. A decisão de Murtaza de se candidatar nestas eleições contra os candidatos do PPP viria semear a discórdia na família.
Murtaza conseguiu um assento na assembléia provincial de Sindh, mas ele foi preso pela polícia no dia de sua volta ao Paquistão depois de 16 anos de exílio, sendo acusado de atividades terroristas realizadas em nome do grupo Al-Zulficar. A família não chegou a se reconciliar.
Em 24 de setembro de 1996, foi morto pela polícia em Karachi com sete de seus partidários.
Depois de permanecer por oito anos exilada em Londres para escapar das acusações de corrupção, Benazir voltou ao Paquistão em 18 de outubro passado para participar das eleições legislativas previstas para 8 de janeiro. No dia em que voltou, Benazir escapou mais uma vez de um atentado, desta vez duplo, em que morreram 139 pessoas.


LUSOFONIA : ADIAMENTO DO ACORDO ORTOGRÁFICO É LAMENTAVEL .


O lingüista português Malaca Casteleiro manifestou nesta quinta-feira "estranheza e perplexidade" pelo adiamento para 2008 da aprovação pelo governo português do Protocolo Modificativo do Acordo Ortográfico, considerando "lamentável" a decisão.


Quarta-feira, uma fonte do governo de Portugal informou que o processo de aprovação do documento, inicialmente previsto para o último conselho de ministros deste ano, marcado para esta quinta, "foi adiado para 2008", não divulgando nova data.
Em novembro, em declarações à imprensa na 12ª Reunião do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o ministro das Relações Exteriores português, Luís Amado, garantiu que o protocolo seria ratificado até o final do ano.
Ainda em novembro, a ministra lusa da Cultura, Isabel Pires de Lima, intervindo na Assembléia da República, anunciou que Portugal iria pedir um prazo de dez anos para a entrada em vigor do novo acordo ortográfico.
.
Entrevistado pela Agência Lusa, o lingüista português Malaca Casteleiro, um dos mais ativos defensores do acordo ortográfico, qualificou como "lamentável" o adiamento, decidido "como por efeito de uma varinha mágica".
"Isto não é bom para a língua portuguesa. Não é assim que se defende a língua portuguesa", criticou.
Sobre a moratória de 10 anos anunciada pela ministra lusa da Cultura para a entrada em vigor do acordo, Malaca Casteleiro considerou-a excessiva e defendeu que de "quatro a seis anos" são "mais do que suficientes para a mudança, para todas as alterações" que precisam ser efetuadas.
O acordo foi assinado em 16 de dezembro de 1990 e publicado no Diário da República português em agosto de 1991, com a resolução do Parlamento que o aprovou para ratificação.
.
O documento deveria ter entrado em vigor em 1º de janeiro de 1994, depois de "depositados os instrumentos de ratificação de todos os Estados [Portugal, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe] junto do governo da República Portuguesa", mas isso não aconteceu porque só Portugal, Brasil e Cabo Verde o ratificaram.
Desde então, foram aprovados dois protocolos modificativos. O primeiro deles, em julho de 1998, previa a entrada em vigor do acordo depois do depósito de ratificação por parte de todos os Estados signatários, sem fixar nenhuma data.
Em julho de 2004, uma nova alteração, assinada em cúpula da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) realizada em São Tomé, acabou com a necessidade de aplicação unânime do acordo, ficando estabelecido que o protocolo entraria em vigor com a ratificação em três países, sendo sua aplicação limitada a eles.


Lusa Brasil


quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

BENAZIR BHUTTO MORRE EM ATENTADO NO PAQUISTÃO .


Amir Mir Lahore (Paquistão), 27 dez (EFE).- A principal líder da oposição no Paquistão, Benazir Bhutto, morreu hoje em um atentado ao fim de um comício pré-eleitoral na cidade de Rawalpindi, cidade vizinha à Islamabad, que matou também pelo menos outras 20 pessoas.
A ex-primeira-ministra Bhutto morreu às 18h16 (11h16 de Brasília) no Hospital Geral de Rawalpindi
, para onde foi levada após o atentado.


A líder do Partido Popular do Paquistão (PPP) estava em campanha para as eleições legislativas paquistanesas em 8 de janeiro e havia retornado há apenas 71 dias ao Paquistão.
Ela já havia saído ilesa de um primeiro atentado no dia em que voltou de seus oito anos de exílio.
O inspetor geral da Polícia paquistanesa, Syed Marwat Ali Shah, informou à imprensa que Bhutto deixava o parque Liaqat, onde fez um discurso, quando foi baleada pela mesma pessoa que, pouco depois, detonou os explosivos que carregava.
Segundo a fonte, pelo menos outras 20 pessoas morreram e 43 ficaram feridas pela explosão.
O conselheiro de segurança de Bhutto, Rehman Malik, disse que a ex-primeira-ministra cumprimentava seus seguidores através de uma abertura no teto de seu veículo blindado quando foi atingida no pescoço e na cabeça.
Malik disse que Bhutto caiu logo após os disparos, que foram seguidos pela explosão do terrorista suicida - o mesmo que atirou nela.
No entanto, o marido de Bhutto, Asif Ali Zardari, disse a uma emissora de televisão paquistanesa que sua esposa foi atingida por tiros no pescoço depois da explosão, e não antes.
Zardari anunciou hoje que viajará de Dubai para o Paquistão junto com outros familiares para o enterro de sua esposa.
Segundo o porta-voz do Ministério do Interior paquistanês, Javed Iqbal Cheema, a secretária de informação do PPP, Sherry Rehman, também ficou gravemente ferida no atentado.
De acordo com o porta-voz, a explosão causou grandes danos ao veículo de Bhutto, mostrado em chamas em imagens de televisão.
A líder opositora sofreu um primeiro atentado no dia 18 de outubro deste ano, poucas horas depois de aterrissar no aeroporto de Karachi (sul) após oito anos de exílio, também no momento em que passava dentro de um veículo.
Naquela ocasião, Bhutto acabava de entrar no veículo após ter estado em cima dele cumprimentando centenas de milhares de partidários que foram recebê-la.
Um total de 147 pessoas morreu nesse atentado, no qual 500 ficaram feridas.
O ataque de hoje contra Bhutto ocorreu depois de um tiroteio registrado horas antes em uma concentração de partidários do outro líder da oposição paquistanesa, o ex-primeiro-ministro Nawaz Sharif, também em Rawalpindi.
Três ativistas da Liga Muçulmana do Paquistão-Nawaz (PML-N) de Sharif morreram e sete ficaram feridos quando um grupo de homens abriu fogo com fuzis AK-47 sobre a multidão que esperava Sharif, o qual ainda estava a vários quilômetros do local do ocorrido.
Várias testemunhas declararam ao canal "Dawn TV" que os autores do tiroteio eram membros do partido governamental, a Liga Muçulmana do Paquistão-Q, que disputa os votos de centro-direita com a legenda de Sharif.
O ex-primeiro-ministro, que foi ao hospital para o qual Bhutto foi levada, chamou seu assassinato de "momento mais trágico da história do Paquistão" e responsabilizou o presidente paquistanês, Pervez Musharraf, pelo ocorrido por não ter oferecido à opositora suficientes medidas de segurança.
Sharif anunciou a suspensão de sua campanha para o pleito de janeiro.
Musharraf convocou uma reunião de emergência de alto nível para analisar a situação, na qual esteve presente o primeiro-ministro interino, Mohammadmian Soomro, e declarou três dias de luto oficial.
Enquanto as forças de segurança eram postas em estado de alerta, lojas e postos de gasolina fechavam em várias cidades do país e indignados seguidores de Bhutto pretendiam realizar atos violentos.
Em uma breve mensagem transmitida pela televisão após a reunião de emergência, Musharraf disse que a morte de Bhutto é uma "grande tragédia nacional" e expressou suas condolências às famílias das vítimas do atentado.
O presidente pediu ao Paquistão para "não descansar em paz" até que "toda esta violência" termine.
Musharraf pediu coragem a seus cidadãos para enfrentar a situação, mas não fez menção alguma às eleições de janeiro as quais, segundo Sharif, "carecem de significado" após a morte de Bhutto.
A líder do PPP e duas vezes primeira-ministra do Paquistão será enterrada amanhã na cidade de Larkana, na província de Sindh (sudeste), no mesmo cemitério onde seu pai, o também ex-primeiro-ministro paquistanês Zulfikar Ali Bhutto, está sepultado. EFE am-ja bba/ma TRI:JUSTICA-POLICIAIS,TERRORISMO TRI:JUSTICA-POLICIAIS,INTERIOR.




ANGOLA : JORNALISTAS PRESOS A BEM DA LIBERDADE DE IMPRENSA .


*Orlando Castro.


Armando Chikoca, jornalista angolano da Rádio Eclesia, continua preso no Namibe, sul de Angola, depois de ter sido detido pela polícia quando cobria uma situação de confrontos entre agentes policiais e vendedores de um mercado. Creio que o também jornalista angolano José Lelo, detido em Cabinda no passado dia 15 de Novembro, continua preso.


Nada de novo, portanto, na quadra natalícia festejada no reino de Eduardo dos Santos.
E tudo isto acontece porque há jornalistas que teimam em ser jornalistas. Não teria sido melhor fazer o mesmo que os “jornalistas” da província do Uíge, filiados no MPLA, que constituíram o seu comité de especialidade integrado por 25 profissionais de classe dos diversos órgãos estatais?.
Recordo-me que na altura, Julho deste ano, a segunda secretária do comité provincial do MPLA no Uíge, Catarina Pedro Domingo, enalteceu este acto porque – disse – a constituição da estrutura corresponde com a vontade expressa dos profissionais. Nem mais.

Segundo ela, o comité vai dedicar-se à promoção e divulgação cultural da região, superação técnico-profissional dos jornalistas, tendo enaltecido a forma tão sábia como os profissionais locais têm contribuído na informação e formação da população, visando a consolidação da paz e democracia no país..
Estão a ver jornalistas portugueses? Ponham os olhos em Angola. Para quê Sindicato ou Ordem se seriam bastantes comités partidários?
Ao menos, digo eu, não veríamos os jornalistas portugueses a dizer que são independentes (há alguns mas são cada vez menos – a isso obrigam as contas a pagar).

*Jornalista do JN (CP 925) - Não se é Jornalista sete horas por dia . É-se Jornalista 24 horas por dia.*Também publicado em ALTO HAMA


quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

BRASIL : POPULAÇÃO BRASILEIRA ATINGE 183.900.000 PESSOAS .




RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Brasil tem 183.987.291 milhões de habitantes, com mais mulheres do que homens, informou o IBGE nesta sexta-feira. O número significa cerca de 3 milhões de habitantes a menos do que a previsão inicial do instituto, de 187 milhões.




"O Brasil tem menos brasileiros do que imaginávamos e o número de habitantes está crescendo em ritmo menor", disse o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Eduardo Nunes, a jornalistas.
Segundo o IBGE, o crescimento da população brasileira encolheu nas últimas décadas em razão da redução da fecundidade e do envelhecimento dos habitantes.
No último censo, em 2000, o país tinha 169.799.170 milhões de habitantes, com 3,92 pessoas por domicílio. A média atual é de 3,54.
Na década de 90, a taxa de crescimento da população era de 1,64 por cento ao ano, já entre 2000 e 2007 o ritmo recuou para 1,2 por cento ao ano.
"A população continuará crescendo em termos absolutos até 2050, 2060, porém com a redução da fecundidade, a população deve atingir o seu pico com 260 milhões de habitantes e depois começará a decrescer", frisou o presidente do IBGE.




CENTENÁRIOS




O IBGE constatou ainda que há mais mulheres no Brasil do que homens em relação ao censo de 2000. Para cada 100 mulheres, há 99,6 homens no país. Há sete anos havia um equilíbrio.
O Estado do Pará é o que tem mais homens (107,3 para cada 100 mulheres) no país, enquanto a Paraíba é o que tem mais mulheres (100 para cada 94,6 homens).
De acordo com a pesquisa, o Brasil tem 11.442 pessoas com 100 anos ou mais de idade. Deste total, 7.950 são mulheres e 3.472, homens. Há uma maior concentração de idosos em capitais como São Luís (MA), Natal (RN), Maceió (AL) e Manaus (AM).
(Reportagem de Rodrido Viga Gaier)






PAPA BENTO XVI FAZ APELO PARA A PAZ NA MENSAGEM DE NATAL .


VATICANO (Reuters) - O papa Bento 16 disse esperar que o Natal traga consolo aos que vivem em meio à pobreza, injustiça e guerra e apelou para que se encontrem soluções para os conflitos no Iraque, na Terra Santa, Afeganistão e África.


Em sua mensagem de Natal "Urbi et Orbi" (para a cidade e o mundo), o papa também pediu às populações da sociedade moderna para aceitarem a luz de Cristo e alertou que muitas tragédias humanas foram decorrentes de súbitas alterações ambientais.


"Que este Natal seja realmente para todos um dia de alegria, paz e esperança", afirmou o religioso de seu balcão central na Basílica de São Pedro para milhares de fiéis.

A mensagem foi transmitida ao vivo para 57 países em depois de pronunciá-la o papa, sentado ao trono e trajando as vestimentas adornadas em ouro para a ocasião, leu as graças de Natal em 63 idiomas.
"Que a luz de Cristo, que vem para iluminar todos os seres humanos, brilhe e traga consolo àqueles que vivem na escuridão da pobreza, injustiça e guerra", disse.
O Natal deve trazer esperança àqueles "aos quais ainda são negadas suas legítimas aspirações para uma existência mais segura, para saúde, educação, emprego, para uma participação mais efetiva nas responsabilidades políticas de civis, liberdade da opressão e proteção contra as condições que ofendem a dignidade humana".
O papa, no terceiro Natal em seu papado, afirmou que estava próximo aos membros mais vulneráveis da sociedade, que são na maior parte do tempo vítimas dos conflitos e terrorismo --mulheres, idosos, migrantes, refugiados e exilados. Ele alertou que as "tensões, instabilidades, rivalidades, desacordos e todas as formas de discriminação étnicas, religiosas e políticas estão destruindo a força motriz de muitos países e causam atritos nas relações internacionais".
MEIO AMBIENTE
Em um dia que significa paz, o papa afirmou que está perto daqueles que vivem em lugares que "os terríveis sons das armas continuavam a ressoar".
Ele falava de Darfur, Somália, República Democrática do Congo, Etiópia, Iraque, Líbano, Jerusalém, Afeganistão, Paquistão, Sri Lanka, os Balcãs e "muitas outras situações de crise que infelizmente são frequentemente esquecidas".
O papa fez um outro apelo em prol da proteção ambiental, dizendo que o número de imigrantes, refugiados e exilados "também aumenta por conta dos desastres naturais, frequentemente causados por drásticas e alarmantes alterações ambientais".
Um novo idioma falado este ano foi o guarani, a língua de povos indígenas na América do Sul cujo ambiente e meio de vida são ameaçados pelo desenvolvimento.
No início desta terça-feira o papa conduziu 1,1 bilhão de fiéis católicos ao Natal com a missa do galo realizada por ele na Basílica de São Pedro onde Bento 16 pediu aos fiéis que achem tempo e lugar para Deus, a necessidade e o sofrimento.
No sermão da meia-noite, ele disse que o fato de Jesus ter nascido numa mangedoura, porque João e Maria não conseguiram um local em Belém, tinha paralelos com a atualidade.
"De alguma forma, a humanidade está esperando Deus, esperando que ele se aproxime. Mas quando o momento chegar, não haverá espaço para ele", afirmou.
"O homem é tão preocupado consigo mesmo, ele precisa de tanto espaço e tempo para suas próprias coisas, que nada resta para os outros --para seu vizinho, para os pobres, para Deus. E quanto mais rico o homem fica, mais ele preenche o espaço que já detinha. E menos espaço resta para os outros".


terça-feira, 25 de dezembro de 2007

LISBOA : PIZZARIA OFERECE JANTAR A " SEM ABRIGO " E IDOSOS .


MISERABILIDADE EM PORTUGAL ! QUEM O DIRIA ?


O lema "todos nós estamos a um passo de ser um sem abrigo, basta perder o salário" é utilizado por Cândida Craveiro, proprietária de uma pizaria em Lisboa, para dar comida a pessoas carenciadas "financeira e emocionalmente".


Como uma das dirigentes da Nouni, Associação para a Cooperação e Desenvolvimento, é a anfitriã, entre as 16:00 e as 20:00 horas de hoje, de uma ceia de Natal diferente para os sem-abrigo e os idosos de Lisboa, que inclui um quase tradicional bacalhau com natas e uns mais inovadores piza, leitão e frango assado.
Diariamente a pizaria costuma disponibilizar entre 20 a 40 pizas para sem-abrigo, mas, nesta quadra, Cândida Craveiro já ofereceu duas mil pizas a várias paróquias e associações de solidariedade..
Hoje conta encher a sua pizaria, localizada no centro comercial Via Veneto, na zona do Campo Pequeno, em lisboa, com cem pessoas sentadas de cada vez "e mais as que aparecerem para comerem em pé"."Queríamos um local maior, mas não conseguimos apoios das entidades oficiais, nem de outros restaurantes. Mas eu não sou de virar a cara a ninguém que precise", garantiu num tom determinado que também segue o lema "faz bem e não olhes a quem".
.
O Natal celebrado completamente em família de Cândida Craveiro vai ter de esperar mais umas horas, mas a empresária já sorri ao comentar que está acompanhada pelo marido e pala filha na organização desta ceia.Virgílio é um dos sem-abrigo que participa na ceia e que refere que as iniciativas de solidariedade natalícia sempre vão ajudando quem vive na rua."Mas só se lembram agora", lamenta, por seu lado, um sem-abrigo sentado na mesma mesa, observando que nesta quadra a vida na rua torna-se ainda mais dura devido às memórias da família..
Os vícios da droga e do álcool atiraram Virgílio para a rua que agora só quer "arranjar um quartinho para se orientar e arranjar um trabalho"."Sítio para trabalhar arranjo sempre, mas nunca tenho onde ficar", conta à Lusa, admitindo que quando os olhos dos outros o observam como `morador` de rua acaba sempre por tapar a cabeça."E se passa alguém conhecido... Tenho vergonha, mas todos os dias vou tomar banho a uma associação. No Inverno tudo é muito mais difícil e também no Natal", disse.
PL/RTP/LUSA


COMIDA MAIS CARA EM TUDO O MUNDO .


COMIDA MAIS CARA !


A produção mundial de cereais em 2007 deve alcançar 2,1 bilhões de toneladas, ou 4,6% mais do que a produção de 2006, de acordo com a última estimativa da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). É uma produção recorde, mas, mesmo assim, os preços internacionais de alguns dos principais produtos já atingiram o nível mais alto da história e tendem a subir mais. Os produtos agrícolas em geral estão ficando mais caros. Desde o início do ano, o preço do trigo duplicou e as cotações do milho, do leite e de oleaginosas já alcançaram ou estão prestes a alcançar seu valor mais alto de todos os tempos.

Por muitos anos, os preços dos alimentos estiveram em queda - segundo a revista The Economist, entre 1975 e 2004, eles diminuíram 75% em termos reais -, mas a tendência se inverteu. De 2005 até agora, diz a revista, a cotação de um grupo de alimentos de maior consumo no mundo aumentou 75% em termos reais. Acabou a era do alimento barato?O mercado mundial de grãos passa por mudanças que devem ser duradouras. A produção cada vez mais intensa de biocombustíveis e a mudança do padrão alimentar em países cuja renda cresce rapidamente são as principais causas dessas mudanças, cujos efeitos se espalham por todos os países, produtores ou consumidores.O estímulo concedido pelo governo dos Estados Unidos para o plantio do milho destinado à fabricação do etanol impulsionou o preço desse produto no mercado mundial. Os agricultores americanos responderam a esses dois estímulos - apoio do governo e preços em alta - aumentando a área plantada com milho, que neste ano será a maior desde a 2ª Guerra Mundial. A produção será recorde, mas, assim mesmo, os preços do milho continuam a subir.A utilização de mais terras para o cultivo do milho reduz o plantio de outros produtos, cujos preços também sobem. A produção animal, que utiliza intensamente rações derivadas desses produtos, igualmente incorre em custos maiores. O resultado é o encarecimento das carnes em geral.A esse fenômeno soma-se outro: o aumento do consumo de carne na China e em outros países de rápido crescimento. Em 1985, diz a revista The Economist, cada chinês consumia em média 20 quilos de carne por ano; agora, consome 50. São mais chineses comendo mais carne. E maior consumo de carne quer dizer também maior consumo de grãos, pois, como lembra a revista, a produção de 1 quilo de carne bovina exige 8 quilos de grãos.O diretor-geral da FAO, Jacques Diouf, advertiu recentemente para o sério risco de cada vez menos pessoas terem acesso à comida, especialmente nos países pobres. Esse risco se acentuou recentemente. Em 2006, o índice de preços de alimentos da FAO registrou alta de 9%, considerada inaceitável.

Em 2007, o aumento foi de 40%.À alta dos preços se soma o problema dos estoques baixos. O estoque mundial de trigo, segundo a FAO, diminuiu 11% em 2007, atingindo seu nível mais baixo desde 1980. O estoque corresponde a 12 semanas do consumo mundial, bem menos do que a média de 18 semanas observada de 2000 a 2005.

O estoque de milho, por sua vez, que era suficiente para o consumo mundial de 11 semanas na primeira metade da década, hoje é suficiente para 8 semanas.Para complicar, o aumento do preço do petróleo encareceu os custos de transportes dos produtos agrícolas. E a maioria dos países de baixa renda importa boa parte dos alimentos que consome.Diouf sugere que os governos e as organizações internacionais reexaminem as políticas agrícolas adotadas "num ambiente econômico diferente" do atual, para evitar o agravamento do problema mundial.Por que não, por exemplo, cortar subsídios visto que os preços altos estimulam a produção, como sugere The Economist? Por que, em vez de subsidiar a produção do etanol a partir do milho, os EUA não importam mais etanol do Brasil, produzido com mais eficiência que o americano e, por isso, a custo mais baixo e sem a utilização do dinheiro do contribuinte?E por que não tornar mais livre o comércio de produtos agrícolas, que ajudaria a aumentar a renda dos países mais pobres e a reduzir as pressões sobre os preços dos alimentos em geral?

MAIS DE 2 MILHÕES DE MUÇULMANOS APEDREJAM O DIABO .


MINA, Arábia Saudita (AFP) - Quase 2,5 milhões de muçulmanos, armados com pedras, realizaram nesta quinta-feira um novo ataque contra Satanás, simbolizado por três colunas em Mina, uma etapa perigosa da peregrinação anual a Meca.


A chuva de pedras, que simbolizam as "jamarats" (brasas), teve início na quarta-feira, no primeiro dia da Aid al-Adha, a grande festa do Sacrifício. Terminará na sexta-feira, diante da Kaaba, o edifício cúbico na Grande Mesquita de Meca onde está incrustada a Pedra Negra, uma relíquia sagrada dos muçulmanos.
"Ibliss (Satanás) será lapidado por 122,5 milhões de pedras, mas também por sapatos e insultos, em 72 horas", informa o jornal Al-Hayat na edição desta quinta-feira.
Cada peregrino deve atirar diariamente sete pedras em cada um dos três blocos de cimento, ds 25 metros de altura. Porém, nem todos ficam para os três dias de apedrejamento.
Segundo a tradição, neste lugar Satã surgiu em três oportunidades, primeiro ante o Abraão, depois ante sua esposa Hagar e mais tarde ante seu filho Ismael. Para expressar seu desprezo, Abraão e sua família jogaram pedras contra ele em sete oportunidades. O gesto foi perpetuado e os muçulmanos devem realizar esta última etapa para poder cumprir com o Hadji.
Este último ritual da peregrinação é o mais perigoso, já que anteriormente ocorreram avalanches humanas nas quais morreram centenas de pessoas.
Em janeiro de 2006, 364 pessoas perderam a vida em um gigantes movimento de pânico durante o ritual de apedrejamento. Mas a avalanche humana mais grave aconteceu em 1990, quando 1.426 peregrinos, em sua maioria de origem asiática, morreram asfixiados em um túnel de Mina, aparentemente por causa de um defeito no sistema de ventilação.
Em Mina, os fiéis devem imolar um animal, geralmente um cordeiro, em comemoração ao sacrifício que Abrãao esteve prestes a realizar quando Deus exigiu que degolasse seu filho Ismael para provar sua fé.
A lapidação, transmitida ao vivo pelos canais de televisão sauditas e pela maior parte dos canais via satélite árabes, também é um perigoso exercício para muitos peregrinos.
Todos os fiéis, transpirando, iniciam o ritual aos gritos de "Alá al Akbar" (Deus é o maior). Eles tentam se aproximar o máximo possível do alvo, mas às vezes as "brasas" não chegam ao objetivo e os peregrinos é que são apedrejados.
De acordo com o jornal Okaz, muitos peregrinos começaram a sangrar depois que foram atingidos na cabeça.


segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

COLÔMBIA AGUARDA LIBERTAÇÃO DE TRÊS REFENS DAS FARC .


BOGOTÁ - A espera pela libertação de três reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) continua neste domingo, 23, com a maioria dos colombianos acreditando que o grupo guerrilheiro deve cumprir a sua promessa. A deputada Consuelo González, a assessora política Clara Rojas e seu filho Emmanuel, que nasceu durante o cativeiro, podem ser libertados até a véspera do Natal.




As duas políticas estão em poder das Farc desde 2002. O menino é filho de Clara e de um guerrilheiro, e tem cerca de 3 anos de idade. Entre os parentes dos três, há confiança de que as Farc cumprirão o anúncio, apesar de o presidente venezuelano, Hugo Chávez, ter alertado em Cuba que há setores do governo colombiano que não querem a libertação dos seqüestrados. No entanto, Chávez também disse que já tem uma fórmula para receber os três reféns. Ele esclareceu que será "uma operação delicada".

A senadora de oposição colombiana Piedad Córdoba disse em Caracas, neste sábado, que espera uma "senha" de Chávez sobre a anunciada libertação. Ela e o governante venezuelano atuavam como mediadores na negociação de um acordo humanitário entre as Farc e o governo colombiano, suspensa pelo presidente Álvaro Uribe.

Em declarações a jornalistas, a ex-mediadora também afirmou que as operações do Exército colombiano podem adiar a liberdade de Clara Rojas, Emmanuel e Consuelo Perdomo. Na quarta-feira, os rebeldes afirmaram que as três pessoas recuperariam sua liberdade, num ato de "desagravo" a Chávez.

Para Clara González de Rojas, mãe de Clara, a liberdade de sua filha e neto seria "o melhor presente de Natal que Deus poderia dar após tanto sofrimento". Pessoas próximas à família disseram a jornalistas que esperam a libertação na noite de Natal. Patricia Helena e María Fernando, filhas de Consuelo González, prepararam um sítio perto do município de Pitalito, no sul do país, para receber a sua mãe.

Além dos parentes, o presidente Álvaro Uribe disse, na sexta-feira que está "à expectativa de que libertem os seqüestrados"."Tomara. É o que desejamos", afirmou. Segundo o jornal El Tiempo, fontes ligadas à chancelaria venezuelana afirmaram que o lugar escolhido para a entrega dos três reféns estaria em algum ponto do estado do Amazonas, na Venezuela. A data seria 23 ou 24 de dezembro.

A imprensa colombiana e venezuelana especula a possibilidade de que os três reféns já estejam na Venezuela. Eles teriam atravessado a fronteira numa região de pouca presença militar, no departamento colombiano de Arauca.

Também já poderiam estar na Venezuela a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt, o ex-congressista Luis Eladio Pérez e os americanos Keith Stansell, Thomas Howes e Marc Gonsalves. Mas o vice-presidente venezuelano, Jorge Rodríguez, desmentiu este boato.

As Farc têm em seu poder 42 políticos, soldados e policiais colombianos, além de três americanos. A intenção do grupo é trocar os reféns por cerca de 500 guerrilheiros presos.


BRASIL - TRANSPOSIÇÃO DO RIO S.FRANCISCO .


A POLÉMICA SOBRE A TRANSPOSIÇÃO DO RIO S. FRANCISCO. SUAS VANTAGENS E DESVANTAGENS !!!






BARRA, Bahia - "Lula morreu. Estamos no governo Inácio da Silva". A afirmação foi feita neste domingo, 23, pelo bispo de Barra, na Bahia, d. Luiz Flávio Cappio, em entrevista à imprensa. Ele se recupera na chácara de sua diocese de um jejum de 24 dias realizado em Sobradinho em protesto contra as obras de transposição do Rio São Francisco.

Veja Também:

Leia a íntegra da nota em que o bispo anuncia fim do jejum
Lula diz que obra no S. Francisco continua e espera 'juízo'
Ouça o discurso de Lula
Governo conclui licitação do 1º lote do projeto do S. Francisco
Entenda o projeto de transposição do Rio São Francisco
Cronologia da greve de fome do bispo


O bispo fez questão de separar o tempo todo a imagem do presidente Lula, "que foi a grande esperança da nação brasileira", do atual estágio do governo, no qual "os movimentos sociais foram abafados, perderam espaço de expressão e estão à margem". Em suas declarações o bispo se referiu o tempo todo ao presidente como "Inácio da Silva".


Sobre a grande aprovação popular do presidente, atestada por institutos de pesquisa, d. Cappio afirmou que isso é natural porque o País ainda tem uma grande população pobre e miserável. "Quando chega um presidente que dá uma esmola, todo mundo corre atrás", afirmou. Para o bispo de Barra, o Fome Zero, que se apresentou no início como um modelo para acabar com a fome e a ser um exemplo para o mundo inteiro, "se transformou em esmola e não num projeto-cidadão".



Ele também atacou o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, ao mandar um recado ao presidente "Inácio da Silva" para ter cuidado na escolha de seus ministros. Para d. Cappio, o Ministério deveria ser entregue a "um homem idôneo, capaz de ser pelo menos educado e que saiba se relacionar com a nação". Para ele, o presidente escolheu "uma pessoa incapaz, incompetente e que, até o momento em que tomou posse, era contrário à transposição e ao projeto do governo federal".


D. Cappio frisou que não é opositor político do governo "Inácio da Silva". "Meus motivos são sociais e éticos". Ele desejou a todos do governo e à população um feliz Natal e que "os poderosos que estão em cargos do governo lembrem que estão no poder para servir ao povo".


D. Cappio obedece recomendações médicas de não se expor e se resguardar. Ele só vai aparecer ao povo de Barra na segunda-feira, 24, às 22h, na Missa de Natal na catedral.


PARA ENTENDER MELHOR O PROBLEMA:







domingo, 23 de dezembro de 2007

ANGOLA : KOPELIPA E JOSÉ MARIA DETIDOS POR ORDEM DO PR. EDUARDO DOS SANTOS .


Informações de especialistas cubanos estão na base da decisão do presidente da República de Angola.


O chefe da Casa Militar da Presidência da República de Angola e o chefe dos Serviços de Inteligência das Forças Armadas de Angola encontram-se detidos, desde a passada quinta-feira, nas instalações da Policia Judiciária Militar em Luanda.

Na base da detenção de Hélder Vieira Dias "Kopelipa"(na foto) e de José Maria estará o facto de os especialistas cubanos, que agora garantem a segurança do chefe de Estado angolano, terem alertado a Eduardo dos Santos que os generais ora detidos guardavam documentos comprometedores nas suas residências particulares, ao invés de os manter na chamada Oficina Secreta.

Entretanto, o director de Gabinete do presidente da República terá igualmente caído em desgraça. Eduardo dos Santos já não despacha, de algum tempo a esta parte, com Nito Cunha e, numa atitude inédita desde o tempo que, segundo as nossas fontes, assomou ao Poder, o chefe de Estado leva documentos considerados mais importantes para sua residência.


Ou seja, o presidente angolano já não confia em mais ninguém no palácio da Cidade Alta, facto que legitima a afirmação segundo a qual, depois de ter permitido o "sacrifício" do antigo director-geral dos Serviços de Inteligência Externa (SIE), Eduardo dos Santos está, vai estando, simplesmente (e cada vez mais) sozinho.


CARLA BRUNI : NOVA NAMORADA DE SARKOZY




Paris, 19 dez (EFE).- A ex-modelo e cantora Carla Bruni, a nova namorada do presidente francês, Nicolas Sarkozy, afirma que estão muito apaixonados, no número da revista "Paris Match" que chegará amanhã às bancas.
"Estamos muito apaixonados. Não nos escondemos, mas também não nos mostramos", afirmou Bruni no sábado passado na Eurodisney, onde foram vistos e fotografados juntos, acompanhados da mãe da artista e de várias crianças.
A publicação dessas imagens na internet confirmou os rumores que, pouco a pouco, parecem se confirmar sobre o romance de Sarkozy, que no próximo mês completará 53 anos, com Bruni, que em uma semana terá 39.
Dois meses depois do divórcio de Sarkozy de sua segunda esposa, Cécilia, e depois que a imprensa atribuiu ao presidente vários romances, sua relação com Carla Bruni parece mais séria e alguns meios falam inclusive de um próximo casamento.
Apesar do silêncio oficial, a cada dia aparecem novos indícios que apóiam a notícia, por isso que se especula sobre o momento no qual a ex-modelo participará pela primeira vez em um ato oficial do presidente.
Sarkozy celebrou hoje o Natal do Palácio do Eliseu, em companhia dos filhos dos trabalhadores do palácio presidencial e havia rumores que Bruni poderia aparecer.
Mas a estrela da noite foi outra ex-modelo, a eslovaca Adriana Karembeu.
Amanhã, Sarkozy viajará para a Itália, país natal de Bruni, e muitos asseguram que a cantora o acompanhará. EFE lmpg ma.

ÁRVORE DE NATAL : UMA TRADIÇÃO MILENAR DE POVOS PAGÃOS .


MONTEVIDÉU (AFP) -


A tradição de celebrar o Natal ao redor de uma árvore carregada de enfeites e luzes multicoloridas é um costume de vários séculos entre os povos cristãos, mas sua origem não é cristã: surgiu entre povos pagãos escandinavos e germânicos que se converteram na Idade Média.

E o hábito de usar uma árvore de folhas duradouras como símbolo de vida eterna é muito anterior a estes povos, que o adotaram após a chegada na Europa de antiqüíssimos costumes orientais.
De qualquer forma, foram primeiro os germânicos e depois os escandinavos que criaram a tradição de celebrar o Ano Novo colocando uma árvore na porta de casa ou dentro dela, com a finalidade de afastar os demônios durante todo o ano.
A árvore de Natal tal como a conhecemos hoje é bastante posterior a estes antecedentes. Provém de uma tradição medieval da Alemanha cristã, que consistia em colocar dentro de casa, no dia 24 de dezembro, uma árvore na qual se penduravam maçãs para remeter à árvore do paraíso, da qual Eva tirou o fruto proibido para oferecê-lo a Adão.
Este hábito de recordar o pecado original no Natal foi evoluindo ao longo das gerações até que, em determinado momento, surgiu o costume de pendurar nos galhos da árvore ao invés de frutas, biscoitos ou doces em formas diversas, representando a hóstia, símbolo cristão de redenção, e freqüentemente na noite de Natal eram penduradas velas acesas.
Até o século XVI, este antigo costume se fundiu com outra tradição secular dos camponeses alemães: o de manter em casa, durante os dias de Natal, uma pirâmide de madeira com estantes onde eram colocadas folhas duradouras, velas e, no topo, uma estrela.
No século XVIII, entre os luteranos alemães a árvore adotou a forma e os enfeites da pirâmide, mas foi só no século XIX que a árvore de Natal passou a ser considerada uma tradição já antiga e arraigada.
No entanto, quando isto ocorreu, o antigo costume já havia chegado aos Estados Unidos, levado por colonos alemães, antes mesmo de se espalhar pelo resto da Europa, numa época de grandes migrações estimuladas pela vigorosa expansão do capitalismo americano.
Finalmente, no início do século XX, missionários cristãos europeus levaram a tradição da árvore de Natal para a China, pondo fim a uma viagem milenar.


FOTO : Árvore de Natal no Parque IBIRAPUERA - S. Paulo - BRASIL

sábado, 22 de dezembro de 2007

BRASIL : O SAQUE DO MASP ( MUSEU DE ARTE DE S.PAULO ) .


O saque do Masp ( Museu Arte S. Paulo)


Deixando de fora o Iraque, um país cronicamente saqueado e em condições quase nulas de preservar algum bem de valor artístico, o Brasil assume o destacável terceiro lugar - atrás apenas de Estados Unidos e França - no ranking dos países com maior número de obras de arte furtadas, segundo os dados da Interpol. Um acordo foi assinado, há dez anos, entre essa organização policial internacional e o governo brasileiro, mas apenas 35 das 933 obras furtadas em nosso território, nesse período, foram recuperadas. E, certamente, esse terceiro lugar ainda é mais significativo se compararmos a enorme diferença quantitativa dos acervos norte-americano e francês com o brasileiro. A maneira como foi feito o furto, na madrugada de quinta-feira, de dois valiosos quadros do Museu de Arte de São Paulo (Masp) - o Retrato de Suzanne Bloch, de Pablo Picasso (com valor estimado de US$ 50 milhões), e O Lavrador de Café, de Cândido Portinari (com valor estimado de US$ 5,5 milhões) -, tem lances que de tão inusitados lembram o que o senso comum costuma associar à escola pictórica do surrealismo. Durou apenas 3 minutos e foi executado sem o uso de nenhuma tecnologia moderna - bastaram um macaco hidráulico, um pé-de-cabra e uma velha marreta - o maior e mais ousado furto de obra de arte já realizado no País. As autoridades policiais têm certeza de que os ladrões são os mesmos que fizeram duas tentativas anteriores, fracassadas, de levar obras do mais importante museu de arte da América Latina (e do Hemisfério Sul), com acervo de 8 mil obras avaliado em R$ 17 bilhões.Sem seguro, sem sensor, com sistema de segurança obsoleto e alarme que ficou quase dois meses desligado, porque, quando soava, incomodava os circunstantes - é assim que tem sido "protegido" esse enorme patrimônio artístico brasileiro, concentrado no prédio da Avenida Paulista, projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, que é um dos principais marcos arquitetônicos da cidade. Na primeira tentativa, em 29 de outubro, os ladrões chegaram às 6 horas. Dois homens disfarçados de vigias dominaram dois seguranças, tentaram chegar ao acervo do segundo andar, forçaram a entrada, o alarme disparou e eles fugiram. Três dias antes do furto das duas telas, provavelmente os mesmos ladrões, como suspeita o delegado do 78º Distrito Policial, usaram um maçarico para entrar por uma porta dos fundos do museu, mas foram surpreendidos pelos vigias e fugiram pela Avenida 9 de Julho. Estranhamente, a polícia não foi avisada dessa ocorrência. Finalmente, na madrugada de quinta-feira, se aproveitando da inacreditável ausência de seguranças - já que os da noite tinham saído antes de os do turno diurno chegarem -, os ladrões entraram e levaram os dois quadros que estavam em salas diferentes. As câmeras de segurança registraram apenas os vultos dos invasores - não dando para distinguir suas feições porque carecem de dois dispositivos modernos que custam R$ 30 mil, que o Masp não pode pagar. Pode-se imaginar o impacto negativo que tem sobre a opinião pública internacional o descaso das instituições brasileiras com nosso patrimônio artístico-cultural, que tem sido saqueado sistematicamente nos últimos tempos, a revelar uma inacreditável negligência tanto dos depositários, públicos e privados, das obras de arte como dos órgãos encarregados da segurança pública. Pouco importam, nesse momento, as conjecturas que se fazem sobre tratar-se de ladrões "profissionais" ou amadores, sobre o roubo ter ou não sido "encomendado" e se está ou não conectado com a atividade de grandes quadrilhas internacionais. A impressionante desproporção entre as 933 obras furtadas em dez anos e as 35 recuperadas já dão conta de como é fácil e lucrativo o saque continuado de nosso patrimônio cultural.O caso do Masp é especialmente lamentável, primeiro, pela importância que tem o museu para o Estado e o País, e, segundo, pela situação financeira cronicamente periclitante em que se encontra, graças a gestões pouco criativas e eficazes - para dizer o menos. Quando se imaginava que tentativas de apoio oficial poderiam encaminhar soluções concretas para o saneamento administrativo do museu, vem esse desfalque abrupto de um patrimônio insubstituível. São Paulo não merecia este "presente" de Natal.


BRASIL : LULA DIZ QUE ORÇAMENTO SERÁ AJUSTADO PARA COMPENSAR CPMF.


SÃO PAULO - Apesar de mais uma vez declarar não ter ficado nervoso, nem ter se sentido derrotado com a não aprovação da prorrogação da CPMF pelo Senado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado, 22, que caberá agora aos senadores encontrar uma "fórmula" para colocar o dinheiro previsto com a contribuição na área da saúde. "Não fui eu que criei a CPMF. A sociedade, sobretudo a parte mais pobre da população, é que precisava da CPMF. As pessoas que votaram (os senadores) sabiam disso", queixou-se, mais uma vez, o presidente Lula.

Em rápida entrevista concedida após a festa de confraternização de final de ano do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, em São Paulo, Lula informou que será feito um ajuste no orçamento para compensar a perda de arrecadação. "Vamos ver o que vai ser criado de novo para compatibilizar os R$ 40 bilhões que vão faltar no orçamento", disse.

O presidente antecipou que não haverá "um centavo de corte" nas políticas sociais do governo e no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas disse que não há pressa para decidir de onde sairão os cortes. "Não vamos dizer o que vai haver porque só discutiremos em janeiro".

Lula afirmou ainda que a solução vai ser encontrada com muita conversa e política de convencimento e fez questão de diferenciar o atual momento com épocas anteriores, quando "o Congresso não apitava".

Também em janeiro, completou o presidente, o governo pretende aprimorar a proposta de política tributária e de política industrial, para serem enviadas ao Congresso. Sobre o comportamento da economia em 2008, Lula limitou-se a dizer aos jornalistas que está muito otimista. "Vocês irão ver os melhores
anos da história brasileira", concluiu
.




LEIA NOTÍCIA COMPLETA.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

BRASIL : OS CEM ANOS DO ARQUITETO OSCAR NIEMEYER .



O MESTRE DAS CURVAS.


O século de vida de Oscar Niemeyer foi uma inteira dedicação ao futuro do Brasil. A ele nossas homenagens. Graças às suas linhas curvas podemos reconhecer que nosso país continua tendo futuro..O Brasil é um país cheio de curvas. As curvas de seus rios. As de seus morros e montanhas: poucos e poucas são pontiagudas. As curvas de seu litoral. Até nossos pinheirais nativos ornam a linha reta de seus troncos com as curvas de seus braços, que fizeram os primeiros jesuítas a chegarem nos planaltos sulinos, chamar as araucárias de “candelabros de Deus”. A retidão das bananeiras e palmeiras é compensada pela curvatura das copas que se dobram e se agitam ao vento. E a mais famosa palmeira do Brasil, tirando a do Gonçalves Dias, foi a chamada de Gogó da Ema, em Alagoas, cujo tronco tinha o formato que o seu nome recordava.

E tem mais: que instrumento tornou-se mais brasileiro do que o violão. Para tocar sanfona ao norte e gaita no sul é preciso saber arquear-lhe o fole. E que tal lembrar do corpo que se curva no ar para se dar a bicicleta em campo, inventada pelo imortal Leônidas? E a folha seca de Didi, o outro imortal? Para completar, e provocar, há um ano atrás foi com um belo gol de bola em curva sobre o goleiro adversário que Adriano Gabiru fez do Internacional o campeão do mundo.

Mas na minha infância, eu vi a urbanidade brasileira se encaixotar um tanto. As casas e edifícios foram perdendo os antigos adornos que suavizavam suas linhas retas. Tudo foi ganhando “funcionalidade”, as janelas foram perdendo as cortinas que se curvavam ao vento como saias agitadas, e em seu lugar foram entrando as persianas de linhas retas e arestas pontiagudas. As curvas das vielas cederam muito espaço para a retidão das avenidas, e o curvo apito dos trens e navios cedeu o lugar à reta estridência das buzinas de automóvel.

Mas em meio a essa retificação das curvas da natureza e da paisagem urbana, um planejador do futuro voltou a liberar as curvas. Foi Oscar Niemeyer e a surpresa de suas arrojadas criações. Quando vi o edifício do Copan, ao chegar em S. Paulo, entendi de golpe a genialidade do homem.E que essa genialidade não era criada no vazio. O que ele transportava para a retilínea modernidade que se construía no país era a suavidade, a beleza, a liberdade das curvas deste país. Nossos corpos, de homens e mulheres, podiam se reconhecer naquelas construções que ele projetava. Entre tantos que só vêem nela a desumanidade, ou a constroem nela, Niemeyer deu curvas e beleza à Brasília.

Numa de suas tantas observações geniais, Sérgio Buarque ressaltou que a urbanização hispânica nas Américas trouxe o ideal renascentista da retificação da natureza, com sua praça central e o alinhamento perpendicular das avenidas. A lusa perpetuou a tradição medieva (que ainda se vê em Trinidad, em Cuba, do lado hispânico), de seguir as curvas e meandros da natureza. Os nossos nativos erguiam ocas curvas para morar. Os africanos trouxeram as curvas de seus atabaques e agogôs. Também, é bom não esquecer, que foi sob a curva dos açoites que construíram a riqueza desse país.

Haverá algo mais paulistano do que as curvas do macarrão e da pizza, que os imigrantes trouxeram? E se os espetos são retos, na alegria do churrasco eles devem se cobrir com as curvas da carne. O copo do bom vinho é curvo, assim como a tigela tradicional em que, ao Norte, se serve o açaí. O Pão de Açúcar é acantilado, mas é curvo, como os antigos pães de açúcar que seguiam para a Europa. O Corcovado é pontiagudo, mas de nome curvo, e se o Cristo em cima lembra a retidão da cruz, ele termina na curva de sua cabeça. Até o Dedo de Deus, como todo dedo, se alça reto mas termina em curva. E o pico das Agulhas Negras não tem esse nome porque termine em ponta: é que na pedra em curva que lhe coroa a altura, há fendas que, vistas de longe, lembram agulhas.

Niemeyer levou o Brasil para a arquitetura nossa e fez delas patrimônio mundial. Ave, Oscar

P. S. - Ah sim, e é bom lembrar, por essas curvaturas misteriosas da história, coube a um comunista projetar, cheia de luz, a mais linda catedral do Brasil, a de Brasília. Eu, que sou ateu, mas não sou praticante, toda a vez que passo por ela ou nela entro me converto mais e mais a uma visão ecumênica do mundo. "

Flávio Aguiar/Carta Maior - Flávio Aguiar é editor-chefe da Carta Maior.