quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

ANGOLA : JORNALISTAS PRESOS A BEM DA LIBERDADE DE IMPRENSA .


*Orlando Castro.


Armando Chikoca, jornalista angolano da Rádio Eclesia, continua preso no Namibe, sul de Angola, depois de ter sido detido pela polícia quando cobria uma situação de confrontos entre agentes policiais e vendedores de um mercado. Creio que o também jornalista angolano José Lelo, detido em Cabinda no passado dia 15 de Novembro, continua preso.


Nada de novo, portanto, na quadra natalícia festejada no reino de Eduardo dos Santos.
E tudo isto acontece porque há jornalistas que teimam em ser jornalistas. Não teria sido melhor fazer o mesmo que os “jornalistas” da província do Uíge, filiados no MPLA, que constituíram o seu comité de especialidade integrado por 25 profissionais de classe dos diversos órgãos estatais?.
Recordo-me que na altura, Julho deste ano, a segunda secretária do comité provincial do MPLA no Uíge, Catarina Pedro Domingo, enalteceu este acto porque – disse – a constituição da estrutura corresponde com a vontade expressa dos profissionais. Nem mais.

Segundo ela, o comité vai dedicar-se à promoção e divulgação cultural da região, superação técnico-profissional dos jornalistas, tendo enaltecido a forma tão sábia como os profissionais locais têm contribuído na informação e formação da população, visando a consolidação da paz e democracia no país..
Estão a ver jornalistas portugueses? Ponham os olhos em Angola. Para quê Sindicato ou Ordem se seriam bastantes comités partidários?
Ao menos, digo eu, não veríamos os jornalistas portugueses a dizer que são independentes (há alguns mas são cada vez menos – a isso obrigam as contas a pagar).

*Jornalista do JN (CP 925) - Não se é Jornalista sete horas por dia . É-se Jornalista 24 horas por dia.*Também publicado em ALTO HAMA


Nenhum comentário: