domingo, 9 de dezembro de 2007

CIMEIRA UE - ÁFRICA NO ÚLTIMO DIA .


SÓCRATES "MUITO SATISFEITO" COM CLIMA DA CIMEIRA

O primeiro-ministro, José Sócrates, manifestou-se "muito satisfeito" com o desenrolar dos trabalhos da II Cimeira União Europeia-África, que hoje termina em Lisboa. "Estou muito satisfeito.


A cimeira está com um bom clima, tem um bom espírito, o espírito de Lisboa, também o espírito de quem olha para o futuro e quer construir soluções de futuro em todos os temas vitais, quer para África quer para a Europa", disse Sócrates à chegada ao pavilhão número um da Feira Internacional de Lisboa, onde decorrem os trabalhos.
Reafirmando que "não há temas tabu", o primeiro ministro considerou que a cimeira UE-África "é uma reunião típica de quem tem uma relação madura e aberta".
A II Cimeira UE/África, que reúne dezenas de chefes de Estado e de Governo de países europeus e aficanos encerra hoje em Lisboa, pondo fim a um interregno de sete anos no diálogo euro-africano.

EL/Lusa


PR PORTUGUÊS OFERECE BANQUETE A 200 CONVIDADOS

O Presidente da República, Cavaco Silva, defendeu hoje a construção de "uma verdadeira parceria" entre a União Europeia (UE) e África "fundada nos valores da liberdade, democracia, igualdade e respeito pelos direitos humanos".

Esse foi o brinde feito, com vinho da Madeira, por Cavaco Silva num banquete que ofereceu aos chefes de Estado e do Governo que participam na cimeira União Europeia, que termina domingo em Lisboa. No brinde do banquete, em português e inglês, na Sala da Ceia, do Palácio da Ajuda, Cavaco Silva lembrou que a União Europeia está celebrar os 50 anos e África assinala os "50 anos do início do processo de independência".
"Este é o melhor momento para construirmos uma verdadeira parceria, fundada nos mesmos valores da liberdade, democracia, igualdade, solidariedade, Estado de Direito e respeito pelos direitos humanos", afirmou Cavaco Silva, que brindou ao sucesso da cimeira e "aos reforço das relações entre a UE e África".
No banquete, os presidentes da Líbia, Muammar Khadafi, e do Zimbabué, Robert Mugabe, duas das "estrelas" da Cimeira UE-África, ficaram sentados lado a lado.
A distribuição de lugares no banquete, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, obedeceu à antiguidade dos chefes de Estado e do Governo, tanto africanos como europeus, pelo que Mugabe e Khadafi ficaram lado a lado.
Os direitos humanos e as polémicas em torno da presença de Robert Mugabe, marcaram o noticiário da II Cimeira UE-África.

NS/Lusa

Um comentário:

altohama disse...

É isso. Os poucos que neste mundo têm milhões estão sempre satisfeitos e, é claro, nas tintas para os milhões que têm pouco.

Um abraço do

Alto Hama