sábado, 29 de dezembro de 2007

OS DEZ MAIS CONTAMINADOS LUGARES DO MUNDO .


Quatro dos 10 lugares mais contaminados do planeta estão na China e na Índia, segundo um informe de grupos ambientalistas norte-americanos e europeus.


É a primeira vez que essas duas nações asiáticas, que estão em uma etapa de rápida industrialização, contribuem com duas áreas cada para a lista das 10 mais contaminadas. No ano passado a Rússia encabeçou essa relação com três menções, mas este ano dois locais altamente contaminados na China e na Índia, que afetam centenas de milhares de pessoas, foram incluídos no informe após terem sido deixados meio de lado no estudo anterior.
“Nos surpreendeu que estes lugares não tenham sido relacionados antes”, disse à IPS Richard Fuller, diretor do Instituto Blacksmith, um grupo ambientalista independente com sede em Nova Yorque que divulgou o informe global junto com a Cruz Verde da Suíça. Um desses locais é Tianjin, na província chinesa de Anhi, onde se produz cerca de 50% do chumbo elaborado pela China. A não aplicação da legislação ambiental provocou uma severa contaminação com esse metal tanto no solo quanto nas casas, com registro de níveis entre 10 e 24 vezes superiores aos permitidos pelas regulamentações chinesas, podendo afetar até 140 mil pessoas, que correm o risco de sofrer dano cerebral e retardo mental. “O governo chinês admitiu que é um dos lugares mais contaminados do país”, disse o diretor de Operações Globais da Blacksmith, David Hanrahan.
.
A outra “comunidade tóxica” descoberta este ano fica no vale Sukinda, no Estado indiano de Orissa, onde vivem 2,6 milhões de pessoas, onde 12 minas de cromo funcionam sem nenhum tipo de manejo ambiental, mais de 30 milhões de toneladas de rochas estão espalhadas pela área vizinha e a água sem receber nenhum tratamento é jogada no rio. O mineral é extraído e refinado para ser utilizado em objetos cromados que têm grande aceitação na América do Norte e na Europa, disse Hanrahan.
Aproximadamente 70% da água de superfície e 60% da água potável contêm cromo em uma proporção que duplica o máximo aceito pelas normas nacionais e internacionais em, alguns casos, até 20 vezes essa quantidade. Em aldeias que estão a menos de um quilometro do lugar, 24,47% de seus habitantes sofrem doenças causadas pela contaminação. “O fato é que há crianças enfermas e que estão morrendo nesses lugares e não é necessário um cientista espacial para solucionar o problema”, disse Fuller.
O informe “Os Locais Mais Contaminados do Mundo 2007”, divulgado na quarta-feira, contem a relação dos 10 lugares, encontrados em sete nações e afetando uma população de 12 milhões de pessoas. Em ordem alfabética, esses locais são: Sumgayit, no Azerbaijão; Linfen e Tianjin, na China; Sukinda e Vapi, na Índia; La Oroya, no Peru; Dzerzhinsk e Norilsk, na Rúsia; Chernobyl, na Ucrânia, e Kabwe, em Zâmbia. Os especialistas dizem que é simples e freqüentemente barato realizar a limpesa. O Instituto Blacksmith está ajudando grupos locais a enfrentarem o problema. A maioria dos locais são velhas unidades industriais que operavam sem nenhum tipo de controle da contaminação e onde não houve uma
tentativa seria de limpá-los antes de serem abandonados.


NOTÍCIA COMPLETA EM :





Nenhum comentário: