segunda-feira, 19 de novembro de 2007

USA - " EPIDEMIA DE SUCÍDIOS " ENTRE VETERANOS .


O trabalho da CBS é a única investigação com dados concretos. Este ano 5000 antigos soldados podem atentar contra a própria vida. A taxa de suicídio entre os veteranos de guerra dos Estados Unidos é mais do dobro da média do total da população do país, segundo uma reportagem da cadeia televisiva CBS.


Uma investigação exclusiva fala numa verdadeira "epidemia de suicídios" entre os militares: por semana, pelo menos 120 indivíduos que cumpriram serviço no Exército puseram termo à própria vida - e o pior, segundo os autores do trabalho, é que os únicos números disponíveis e credíveis dizem respeito ao ano de 2005.
A reportagem conta a história de cinco soldados destacados no Iraque e que sobreviveram no teatro de guerra. As suas fotografias jamais aparecerão nas páginas dos diários dedicadas aos "heróis caídos em combate", mas os seus nomes deveriam constar numa lista de "fatalidades de guerra": as suas feridas são muitas vezes invisíveis, mas tão graves que para eles a morte é a única solução, explicam os jornalistas.
Jeff Lucey, um marine de 23 anos, enforcou-se com uma mangueira de jardim na cave da casa dos pais. Tim Bowman, que patrulhava a perigosa estrada do aeroporto de Bagdad, suicidou-se com um tiro na cabeça oito meses depois de regressar do Iraque, no dia de Acção de Graças. Derek Henderson, de 27 anos, atirou-se de uma ponte depois de ter cumprido três missões consecutivas.

Os seus familiares notaram mudanças de comportamento nestes jovens, mas nunca imaginaram que a sua melancolia pudesse levar ao suicídio. "Quando ele voltou de Bagdad, tinha perdido o brilho no olhar. Pensei que era uma coisa temporária, mas esse brilho nunca mais voltou.", diz a mãe de Tim Bowman. "Há uma crise a desenvolver-se à nossa frente, mas as pessoas preferem olhar para o outro lado", lamenta o pai de outro soldado.
O trabalho da CBS é, até agora, a única investigação sobre o suicídio militar que reúne dados concretos sobre o problema, em vez de estimativas. Existem 25 milhões de veteranos nos Estados Unidos (só das guerras do Iraque e do Afeganistão já são 1,6 milhões), e, de acordo com as projecções oficiais, este ano existe a probabilidade de que 5000 destes antigos soldados venham a atentar contra a própria vida.
Para perceber a dimensão do fenómeno, uma equipa de repórteres gastou cinco meses a reunir toda a informação sobre óbitos disponível no Departamento da Defesa, no Departamento de Assuntos de Veteranos e nos 50 estados americanos - a quem foram pedidos todos os registos de causas de morte desde o ano de 1995.
Do Pentágono, a CBS obteve um documento que revelava o número de suicídios entre militares no activo entre os anos de 1995 e 2007: 2200. No Departamento de Assuntos de Veteranos, a informação não existe: a televisão foi informada que há um estudo "em vias de desenvolvimento".


Nenhum comentário: