A União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) entrega, esta segunda-feira, no Parlamento, uma petição com 16 mil assinaturas, pedindo aos deputados que travem a criação de um museu dedicado a Salazar, em Santa Comba Dão.
Segundo a edição desta segunda-feira do Diário de Notícias, entre os subscritores contam-se nomes como Jerónimo de Sousa, líder do PCP, Carvalho da Silva (secretário-geral da CGTP) ou os capitães de Abril Vasco Lourenço, Vítor Alves e Mário Tomé.A URAP pretende assim contrariar a intenção de construir no Vimieiro (terra natal de Salazar) o «Centro Documental Museu e Parque Temático do Estado Novo».Para isso, a autarquia conta já com parte do espólio de Oliveira Salazar - um terço dos bens imóveis da herança da família, que recebeu por doação de um sobrinho-neto.
A URAP, pela voz do coordenador do Conselho Directivo, Aurélio Santos, afirmou, em declarações ao DN, não contestar que a «figura de Salazar seja estudada, historicamente, com rigor». Mas acrescenta que o projecto em curso não é mais que a promoção de «uma espécie de santuário de exaltação ao salazarismo».Como tal, a mesma fonte defende que o Parlamento «se deve pronunciar» sobre esta questão, na medida em que o museu contraria a Constituição, por promover a «divulgação de ideologia fascista».
DD
DD
NÃO ENTENDO COMO EXISTEM AINDA INDIVÍDUOS EM PORTUGAL QUE, 37 ANOS APÓS A MORTE DO MAIOR ESTADISTA QUE PORTUGAL JÁ TEVE, AINDA CONTINUAM ALIMENTANDO SEU VIRULENTO ÓDIO. COMO PORTUGUÊS QUE SOU NÃO ENTENDO AO QUE CHEGOU PORTUGAL APÓS O 25 DE ABRIL. NEM UM MUSEU QUE SERVIRÁ PARA DOCUMENTAR O TRAJECTO DA VIDA DE SALAZAR É ADMITIDO ! QUE MEDO VOCÊS AINDA TÊM "SEUS DEMONIOCRATAS" DE UM HOMEM QUE MERECE DESCANSAR EM PAZ ! PAZ À SUA ALMA ! QUE ELE NOS PERDOE !
Nenhum comentário:
Postar um comentário