domingo, 27 de janeiro de 2008

MOÇAMBIQUE : IRRESPONSABILIDADE INSOCIAL .


De vez em quando, uma empresa oferece umas bolas de futebol a um grupo de jovens dum bairro, e diz que está a cumprir a sua responsabilidade social. Andam a querer afundar-nos, cada vez mais, no pântano da anedota.

Vejamos: assumir uma responsabilidade é, antes de mais nada, cumprir um dever. E oferecer coisas a alguém não é um dever de ninguém.
A responsabilidade social empresarial (também designada responsabilidade social corporativa, a partir da expressão inglesa corporate social responsibility) pode ser definida do seguinte modo:
“Entende-se por responsabilidade social corporativa uma série de compromissos da empresa com a sua cadeia produtiva: clientes, funcionários, fornecedores, consumidores, comunidade, meio ambiente e sociedade.” (Paula ChiesSchommer)

A “responsabilidade social pode ser também o compromisso que a empresa tem com o desenvolvimento, bem-estar e melhoramento da qualidade de vida dos empregados, as suas famílias e acomunidade em geral.” (Jaramillo e Angel).
Três das principais dimensões da responsabilidade social corporativa são as dimensões: ética, ambiental e legal.

Afonso Santos/MPT


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