terça-feira, 2 de outubro de 2007

PORTUGAL É (POIS CLARO!) UM ESTADO... SOCIALISTA!


PARA RIR ... SE NÃO TIVER CIEIRO!


"A garantia é dada por um site afecto a Hugo Chávez. Também se não fosse afecto ao presidente venezuelano não existiria…

"Ainda que você não acredite, Portugal é um Estado socialista" diz o título de um texto publicado no site de "comunicação popular para a construção do socialismo do século XXI", dirigido a simpatizantes do presidente venezuelano Hugo Chávez. O artigo, assinado por Iván Oliver Rugeles, começa por dizer que "a Constituição portuguesa, em vigência desde 1974, estabelece efectivamente isso [o socialismo] nos seus princípios fundamentais que textualmente copiamos". No texto, o autor transcreve vários artigos da primeira versão da Constituição portuguesa aprovada em 1976, mas nunca refere que o texto já foi alvo de diversas revisões e que a versão actualmente em vigor já não faz referência ao socialismo.
O texto, publicado no site www.aporrea.org, prossegue explicando que a Constituição portuguesa “estabeleceu” o socialismo "sem que isso produzisse no país, nem nos seus vizinhos europeus, o medo que na Venezuela a oposição pretende inculcar no povo, porque o comandante presidente Chávez, na sua proposta de reforma constitucional, utiliza de forma muito tímida a palavra socialismo".
O autor do texto precisa que o artigo 2º da Constituição de Portugal estabelece que "a República portuguesa é um estado democrático, baseado na soberania popular, no respeito e na garantia dos direitos e liberdades fundamentais e no pluralismo de expressão e organização política democráticas, que tem por objectivo assegurar a transição para o socialismo mediante a criação de condições para o exercício democrático do poder pelas classes trabalhadoras".
Fazendo referência ao artigo 1º, o autor explica que "Portugal é uma República soberana, baseada na dignidade da pessoa humana e na vontade popular e empenhada na transformação numa sociedade sem classes". Por outro lado, diz que o ponto 2 do artigo 10º dispõe que "o desenvolvimento do processo revolucionário impõe, no plano económico, a apropriação colectiva dos principais meios principais de produção".
O texto frisa ainda que, segundo o artigo 80º, "a organização económico-social (...) se baseia no desenvolvimento das relações de produção socialistas, mediante a apropriação colectiva dos principais meios de produção e dos solos, assim como dos recursos naturais e o exercício do poder democrático das classes trabalhadoras".

O autor prossegue escrevendo que o artigo 82º estabelece que "a lei determinará os meios e as formas de intervenção e de nacionalização e socialização dos meios de produção, bem como os critérios de fixação de indemnizações" e que "a lei poderá determinar que as expropriações de latifúndios e dos grandes proprietários e empresários ou accionistas não dê lugar a indemnização alguma".
O autor diz ainda que é "interessante agregar que o Banco de Portugal, como Banco Central da República, tem somente o exclusivo da emissão de moeda, pois na execução das políticas respectivas e financeiras actua ‘de acordo com o plano e as directivas do Governo".
O presidente Hugo Chávez entregou ao parlamento, a 15 de Agosto, uma proposta para reformar 33 dos 350 artigos da Constituição Nacional, prevendo, entre outras mudanças, prolongar a duração do mandato presidencial de seis para sete anos com reeleição imediata. A proposta introduz novos conceitos de propriedade pública, social (comunal ou estatal), colectiva e privada e reduz de oito para seis horas a duração da jornada de trabalho.
Por fim, a proposta atribui ao presidente faculdades para decretar regiões especiais militares, com fins estratégicos de defesa, em qualquer parte do território, transforma as Forças Armadas num organismo "essencialmente patriótico, popular e anti-imperialista" e acaba com a autonomia do Banco Central da Venezuela.


Notícias Lusófonas - título

Nenhum comentário: