quinta-feira, 4 de outubro de 2007

ANGOLA - MIALA: ACUSADO PASSOU A ACUSADOR


DENÚNCIAS DE DESVIOS DE DINHEIROS DA CHINA.


Advogados, activistas e políticos chamaram a atenção para o caso. O presidente do Partido Angolano Independente apelou a um "inquérito criminal" para apurar a veracidade das acusações recentemente apresentadas numa rádio privada por Francisco André, irmão do detido Miguel André, condenado no mesmo processo do general Miala.
Segundo ele, Fernando Miala terá sido afastado depois de reunir alegadas provas que comprometeriam altas figuras da hierarquia do Estado angolano no desvio dos fundos provenientes das linhas de crédito concedidas pela China para a reconstrução do país.

Sob "fortes suspeitas" estaria o general Hélder Vieira Dias "Kopelipa", chefe da Casa Militar do Presidente da República e director do Gabinete da Reconstrução Nacional. Os generais "Kopelipa" e José Maria, que dirige os Serviços de Informações Militares, conduziram a sindicância aos SIE (secreta externa, dirigida por Miala), ordenada pelo Presidente da República e que levou à exoneração de Miala.
Nas conclusões do inquérito, Miala foi na altura acusado de "usurpar competências" do chefe de Estado, de "intromissão do SIE em missões e actividades da segurança presidencial sem orientação superior".
Em Abril, Fernando Miala desmentiu as acusações, dizendo-se vítima de um conluio dos dois generais e reiterou a sua lealdade ao Presidente, garantindo nunca revelar "segredos de Estado".

Um comentário:

Anônimo disse...

Amigo Joaquim: Este caso Miala está a dar água pela barba ao Governo Angolano, porque não pensaram, certamente, que o casal se soubesse segurar tão bem. Mesmo presos dão luta, porque a comunidade internacional está a par do que se passou. Será que Eduardo dos Santos vence esta "guerra" que criou com a inventona da tentativa de golpe de estado, assassinato ou lá o que eles entendem responsabilizar os Miala. Aguardemos!
Um abração e continue. Notícia também é interesse cultural, denúncia, intervenção! Vou aparecendo.
Victor Elias