sábado, 11 de agosto de 2007

Endeavour chega à Estação Espacial Internacional


HOUSTON (Reuters) - O ônibus espacial Endeavour completou na sexta-feira sua jornada de dois dias até a Estação Espacial Internacional, atracando no complexo orbital para entregar a penúltima viga estrutural e mais de duas toneladas de equipamentos.
A conexão aconteceu às 15h02 (hora de Brasília), quando a nave e a estação voavam 344 quilômetros acima do Pacífico Sul. "Bem-vindos a bordo", disse o comandante da estação, Fyodor Yurchikhin, enquanto um sino era tocado na estação para simbolizar a chegada dos visitantes, copiando a tradição naval.
Após verificarem se havia vazamentos, as escotilhas foram abertas e um astronauta após outro passou do ônibus para a estação.
A ex-professora Barbara Morgan mereceu uma recepção de rock star, com seus colegas disputando posições com suas câmeras, como paparazzi.
Morgan, 55 anos, desistiu de lecionar para se tornar astronauta profissional e assim cumprir o compromisso que fizera depois do acidente do Challenger, em 1986, que tirou a vida de outra professora, Christa McAuliffe, de quem Morgan seria a substituta.


Nenhum comentário: