sábado, 26 de abril de 2008

Liga Árabe adverte para "catástrofe humanitária" em Gaza .


CAIRO (AFP) - A Liga Árabe advertiu neste sábado para uma possível "catástrofe humanitária sem precedentes" na Faixa de Gaza, após a Agência das Nações Unidas para a Ajuda aos Refugiados Palestinos (UNRWA) ter de suspender a distribuição de alimentos devido à falta de combustível.
"A suspensão da distribuição de ajuda para um milhão de palestinos depois das autoridades israelenses se negarem a abastecer a Faixa de Gaza com combustível é um sinal de alarme que anuncia uma maior deterioração da situação já explosiva", afirmou Hicham Yussef, chefe do escritório do secretário-federal da Liga Árabe, Amr Musa, em um comunicado.
"Se a isso se somar à continuação da ofensiva militar israelense contra os palestinos de Gaza, a situação corre o risco de desembocar em uma catástrofe humanitária sem precedentes, que tem como único responsável o governo israelense", disse Yusef.
A UNRWA interrompeu na quinta-feira sua distribuição de alimentos entre 650.000 palestinos após o fim da suas reservas de diesel, o que impede o funcionamento de seus caminhões.
Israel deixou de fornecer combustível à Faixa de Gaza depois de um ataque palestino, em 9 de abril, contra o terminal de Nahal Oz, único posto de fronteira para o transporte de combustível entre a Faixa de Gaza e Israel.
O Estado Hebreu afirma que não pode entregar combustível para Gaza porque as reservas do lado palestino estão cheias.

Nenhum comentário: