terça-feira, 8 de abril de 2008

BRASIL - Lula ameaça romper se PT buscar 3º mandato, diz Dias.


O senador Osmar Dias (PDT-PR) disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva - durante encontro de hoje com a bancada de senadores do PDT, no Palácio do Planalto - ameaçou romper com o PT caso seu partido venha a propor o terceiro mandato para presidente da República.
Segundo o relato de Dias, que participou da reunião, Lula foi claro ao desautorizar qualquer iniciativa do PT de propor emenda constitucional para lhe abrir a possibilidade de disputar nova eleição presidencial em 2010. "Eu não aceito. E, se (a emenda) for defendida pelo PT, rompo com meu partido", afirmou o presidente, de acordo com Dias.
O assunto foi levantado pelo líder do PDT, senador Jefferson Péres (AM), preocupado com a movimentação de um amigo do presidente, o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), que já coletou assinaturas para apresentar emenda constitucional. Mas, antes que a idéia seja formalizada, a bancada do PT se reunirá, provavelmente ainda hoje, para definir uma posição.
Lula, segundo Dias, falou também do quadro eleitoral deste ano e, dirigindo-se ao senador paranaense, perguntou se ele apoiaria a candidatura petista à prefeitura de Curitiba. O senador deixou claro que já tem compromisso com o PSDB, que o apoiou na eleição para governador, enquanto o presidente esteve na capital paranaense para reforçar a campanha do governador Roberto Requião, que foi reeleito por escassa margem de votos. Osmar Dias disse que, para prefeito de Curitiba, apoiará o tucano Beto Richa, que disputa a reeleição.
O próprio Lula, ainda de acordo com o relato de Dias, tomou a iniciativa da conversa sobre eleições municipais, dizendo à senadora Patrícia Saboya (PDT-CE) que ficasse tranqüila, pois não subirá nos palanques eleitorais onde haverá disputa entre os partidos aliados ao governo. Patrícia é candidata à prefeitura de Fortaleza e terá como principal adversária a prefeita petista Luizianne Lins (PT), que concorrerá a um segundo mandato.


LEIA MAIS :

Justiça de SP condena falso médico a 27 anos de prisão
Após 30 h de bloqueio, índios desocupam rodovia no MT
Mãe diz na BA que não matou filho recém-nascido
Cabral quer tirar dengue e crime 'da paisagem do Rio'
Doença rara mata adolescente de 14 anos no Ceará
Mais de 390 mil foram prejudicados pelas chuvas no NE
Detenta foge de hospital após dar à luz no interior de SP
Chuvas deixam 33 mil desabrigados no Maranhão
Menino morre em SP ao ser atingido por taco em jogo
Tumulto atrasa início de bazar com objetos de Abadía
Vídeo pode provar que Alexandre não trocou de roupa
Isabella: promotor agora adota cautela e critica imprensa
Relatório mostra 40 mil menores agredidos em AL
Polícia prende 21 suspeitos de tráfico de drogas no Rio
Reitor da UnB atribui denúncias a críticos das cotas
Reitor da UnB apela a estudantes por saída espontânea
Alunos da rede estadual de SP terão aulas de Sociologia
Médicos deixam hotel no Rio próximo a foco de dengue
Reitor da UnB afirma que não deixará o cargo
Bando rouba carro forte e leva vigia como refem.





Nenhum comentário: