terça-feira, 22 de abril de 2008

Feliz Dia da Terra! Das Palavras às Acções !!!

São raras as pessoas que nunca ouviram de falar das preocupações ambientais e/ ou que não se identificam com algumas delas. Mas daí a implementá-las na labuta diária há uma grande diferença. Mesmo os ditos “experts” da matéria, oradores em seminários e congressos ou até os organizadores dos ditos eventos em temáticas ambientais, pecam nesses mesmos eventos por não reflectirem as atitudes ambientais que deveriam demonstrar.


Desde as garrafinhas de água de plástico nas mesas (em vez de jarros de água), aos papeis impressos apenas de um lado, à chegada de cada orador em transporte privado e individualmente, tudo mostra o grande esforço de cada um dos “pregadores” para cumprir as preocupações que transmite.

Chega de tanto falar! Não basta dizermos que nos preocupamos com o ambiente. Temos que actuar. Reflictamos as nossas acções.

Como poderemos contribuir para o uso racional dos recursos naturais, sem “diminuir” a nossa saúde ou a qualidade do nosso trabalho?

Como implementar essas acções: no emprego, na participação e divulgação de eventos profissionais, na oferta de presentes, em festas com amigos, em casa?

Note que, apesar de estarmos na era do instantâneo, nem tudo é imediato. Por vezes é necessário dar tempo para que determinadas atitudes se tornem hábitos. Dê um passo de cada vez. Não desista só porque não consegue tomar todas as atitudes certas de um momento para o outro. Anime-se pelas pequenas vitórias de cada dia.

Conseguir um bom hábito conduz à adopção de mais e bons hábitos... é uma luta, uma escadaria para se ir subindo confiante, até se atingir a velocidade de cruzeiro.

No
site da CONFAGRI-Ambiente existem já vários documentos que o podem ajudar. Em anos anteriores sugerimos que celebrasse o Dia da Terra num jantar com os amigos: o “Jantar com a Terra”. Poderá ler alguns testemunhos de quem já organizou este jantar aqui.

Este ano o desafio que colocamos é o de receber ideias e sugestões de como potenciar esses comportamentos. Que acções está a implementar no seu dia-a-dia e quais as principais dificuldades e sucessos obtidos? Já temos alguns testemunhos
aqui. Envie-nos também o seu.

Bom dia da Terra.

http://www.confagri.pt/Ambiente/AreasTematicas/DomTransversais/Documentos/doc116.htm

Nenhum comentário: