quarta-feira, 21 de novembro de 2007

CCJ DA CÂMARA DE DEPUTADOS DO BRASIL APROVA ENTRADA DA VENEZUELA NO MERCOSUL .


BRASÍLIA - Por 44 votos a 17, a Câmara aprovou o ingresso da Venezuela no Mercosul. Após cinco horas de discussão, a decisão foi tomada nesta quarta-feira, 21, em reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. Projeto segue para votação no plenário da Câmara e, em seguida, vai ao Senado.


Veja também:

Opine: Você concorda com a entrada da Venezuela no Mercosul?
Venezuela no Mercosul será bom para o bloco, diz ministro

Para garantir a aprovação da proposta, o governo montou um esquema com a presença dos líderes governistas na reunião da comissão. Os partidos da base aliada ao governo votaram unidos a favor da aprovação do projeto e os oposicionistas DEM (ex-PFL), PSDB e PPS votaram contra a adesão da Venezuela ao Mercosul.

O PSOL, que habitualmente faz oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, votou a favor da proposta. O exame do ingresso da Venezuela no Mercosul se arrasta desde março. Entre os aliados do governo, houve apenas uma dissidência: o deputado Nelson Trad (PMDB-MS) votou contra.

O PMDB chegou a usar a votação para conseguir emplacar seus afilhados políticos em diretorias da Petrobras, mas, segundo líderes governistas, o Planalto já avisou que só atenderá às reivindicações de cargos após a conclusão
da votação de prorrogação da CPMF.


Nenhum comentário: