segunda-feira, 12 de novembro de 2007

BRASIL - PORTUGAL DISCUTEM IDIOMA E ECONOMIA .


As questões econômicas e a língua portuguesa dominaram neste sábado o encontro do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, com o presidente de Portugal, Cavaco Silva, e o primeiro-ministro português, José Sócrates, à margem da cúpula ibero-americana, que ocorre em Santiago do Chile.


Cavaco Silva e Sócrates estiveram reunidos com Lula cerca de trinta minutos, mas à saída não houve quaisquer declarações, já que o presidente brasileiro tinha outros encontros bilaterais, e os chefes de Estado e de Governo portugueses darão uma conferência de imprensa conjunta antes do encerramento da cimeira.
Na reunião entre Lula e os líderes portugueses, foi abordada a questão dos testes de exploração do poço petrolífero de Tupi Sul, por um consórcio em que participa a Galp energia, e cujo volume de petróleo poderá corresponder a um terço das necessidades de Portugal nos próximos 15 anos.

O "bom estado das relações" entre os dois países foi também destacada, embora tenha sido salientado a necessidade de fortalecer os entendimentos em algumas matérias específicas.
Além do investimento bilateral e em mercados terceiros, entre as áreas a melhorar está a promoção da língua portuguesa, com a preocupação de reforçar alguns programas com esse objetivo.
Por outro lado, os dois países comprometeram-se a tomar iniciativas conjuntas para favorecer "o melhor enquadramento e posicionamento" de Portugal e do Brasil em palcos internacionais, notadamente na eleição de representantes para organismos internacionais.

Sara Madeira/Lusa


Nenhum comentário: