domingo, 16 de setembro de 2007

PJ INVESTIGA EVENTUAL LIGAÇÃO PS E "MÁFIA DO BINGO" NO BRASIL


A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar o presumível envolvimento de elementos do PS com a chamada «máfia dos bingos» do Brasil, um grupo desmantelado na Operação Furacão e que é acusado de comprar sentenças judiciais e decisões políticas para expandir o jogo clandestino, noticia o jornal Público este sábado.
O coordenador do gabinete de comunicação da Polícia Federal (PF), Bruno Ramos, disse ao jornal diário que, no âmbito desta acção, foi solicitada «uma cooperação judicial e policial directa» a Portugal para averiguar o «eventual envolvimento de portugueses e alguns elementos ligados ao Partido Socialista» com o caso. A própria Polícia Federal já esteve em Portugal a recolher elementos sobre as ligações entre empresários e políticos portugueses com o grupo detido em Abril deste ano.
Dois dos 25 implicados nesta mega-operação são empresários portugueses. Um deles, Licínio Soares Bastos - que chegou a ser apontado como cônsul honorário pelo Governo de José Sócrates -, foi o principal financiador da campanha do PS no Brasil, em 2005, e era proprietário da sede do PS no Rio de Janeiro.Soares Bastos e Laurentino Santos, também de origem portuguesa, encontram-se neste momento fugidos às autoridades, depois de terem beneficiado de um habeas corpus que veio a ser revogado.
A PF suspeita que os dois fossem os intermediários no negócio de expansão de casas de jogo e os «operadores» de lavagem de dinheiro. Além da referência a políticos portugueses em escutas telefónicas, a PF investiga também outras ligações a Portugal e a Macau, supondo que no país operavam elementos encarregados de manter contactos com partidos políticos.O financiamento partidário seria parte da estratégia do grupo - Licínio Bastos financiou de uma forma ostensiva a campanha do candidato do PS ao círculo fora da Europa, em 2005.Às autoridades portuguesas «também já foi pedido para bloquearem contas bancárias pertencentes a off-shores registadas na ilha da Madeira, solicitação já cumprida», refere o artigo.
Diário Digital/Lusa

Nenhum comentário: