quarta-feira, 5 de setembro de 2007

PESQUISAR EM SUPERMERCADOS GARANTE ECONOMIA DE R$ 1.300,00 NO ANO


SÃO PAULO - Pesquisar preços durante as compras nos supermercados pode garantir mais do que uns trocos no bolso para pagar o cafezinho. Pesquisa divulgada na última terça-feira (04) pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) mostrou que, em São Paulo, a economia anual pode chegar a R$ 1,3 mil.
Conforme a entidade, isso ocorre caso o consumidor compre produtos da denominada cesta 2, ou, em outras palavras, cuja marca de escolha varie conforme o menor preço. Ao todo, foram escolhidos 83 itens para sua composição, entre alimentos (incluindo carne, peixe, frutas e legumes), higiene e limpeza.
O que evitar
A Pro Teste aconselha que os consumidores nunca façam a compra do mês em lojas de conveniência: o preço cobrado nesses estabelecimentos chega a ser 50% maior. "Só as utilize quando for uma emergência ou não tiver opção", orientaram os técnicos no documento de divulgação do estudo.
No caso de aquisições em lojas virtuais, é importante que o cliente tenha consciência sobre a cobrança da taxa de entrega e, eventualmente, de maiores valores pelos mesmos produtos das lojas físicas. A maior diferença foi encontrada no Sonda de São Paulo, com gasto 8% maior, quando a compra é realizada pela rede. A entrega em domicílio custa de R$ 9,90 a R$ 13,30, de acordo com o estabelecimento.
Contudo, mesmo quando não há quase diferença, a taxa de entrega pode tirar a possível vantagem. No Pão de Açúcar de Curitiba, por exemplo, há preços semelhantes nas duas lojas. A cesta comprada pela internet custou R$ 232,44 e, na loja física, R$ 231,99. A taxa de entrega, porém, varia entre R$ 5 e R$ 7. De qualquer maneira, quem vai até a loja não deve ignorar um eventual custo de deslocamento.SÃO PAULO - Pesquisar preços durante as compras nos supermercados pode garantir mais do que uns trocos no bolso para pagar o cafezinho. Pesquisa divulgada na última terça-feira (04) pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) mostrou que, em
São Paulo, a economia anual pode chegar a R$ 1,3 mil.
Conforme a entidade, isso ocorre caso o consumidor compre produtos da denominada cesta 2, ou, em outras palavras, cuja marca de escolha varie conforme o menor preço. Ao todo, foram escolhidos 83 itens para sua composição, entre alimentos (incluindo carne, peixe, frutas e legumes), higiene e limpeza.
O que evitar
A Pro Teste aconselha que os consumidores nunca façam a compra do mês em lojas de conveniência: o preço cobrado nesses estabelecimentos chega a ser 50% maior. "Só as utilize quando for uma emergência ou não tiver opção", orientaram os técnicos no documento de divulgação do estudo.
No caso de aquisições em lojas virtuais, é importante que o cliente tenha consciência sobre a cobrança da taxa de entrega e, eventualmente, de maiores valores pelos mesmos produtos das lojas físicas. A maior diferença foi encontrada no Sonda de São Paulo, com gasto 8% maior, quando a compra é realizada pela rede. A entrega em domicílio custa de R$ 9,90 a R$ 13,30, de acordo com o estabelecimento.
Contudo, mesmo quando não há quase diferença, a taxa de entrega pode tirar a possível vantagem. No Pão de Açúcar de Curitiba, por exemplo, há preços semelhantes nas duas lojas. A cesta comprada pela internet custou R$ 232,44 e, na loja física, R$ 231,99. A taxa de entrega, porém, varia entre R$ 5 e R$ 7. De qualquer maneira, quem vai até a loja não deve ignorar um eventual custo de deslocamento."




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