Para relembrar a FIGURA ILUSTRE E QUERIDA do Dr. Fernando Sá Viana Rebelo que muito honrou todos os portugueses que por Angola passaram, TRANSCREVO de Carlos Mário Alexandrino da Silva :
O autor, Carlos Mário Alexandrino da Silva, dedica este trabalho inédito a um grande Português ultramarino, a um tempo sincero e generoso amigo dos angolanos; a essa figura ilustre de homem público de rara têmpera e brilhante inteligência que, além de Deputado da Nação, foi governador do Huambo e de Benguela e Presidente da Câmara Municipal de LUANDA: ao Doutor FERNANDO SÁ VIANA REBELO, de saudosa lembrança, falecido na diáspora, em São Paulo, Brasil, após doloroso sofrimento, trabalhando até às vésperas do seu passamento no GRUPO PÃO DE AÇÚCAR, como médico-veterinário e modesto supervisor de perecíveis daquela mega-empresa, apesar de septuagenário.... Foi Ele, mais uma vítima das injustiças e perseguições que aviltaram PORTUGAL, emporcalhando o bom nome dos verdadeiros PORTUGUESES ao longo do vergonhoso processo de descolonização, dita "exemplar" pelos seus inconseqüentes autores, vexando a Civilização Ocidental e espezinhando o vero conceito de DEMOCRACIA... Uma tragédia da história colonial lusa, que ampliou gigantescamente a de Mazagão no século XVIII, da responsabilidade da Dinastia de Bragança, culminando na maior ponte aérea internacional da história da aviação mundial, graças à qual, porém, foram salvos da morte e de sofrimentos atrozes, tanto os colonos como muitos naturais, NEGROS, PARDOS e BRANCOS, dos países hoje conhecidos por República de Angola e República de Moçambique.Já Camões apontava que... entre os Portugueses traidores houve algumas vezes... E a História infelizmente, parecendo à primeira vista que não, repete-se.A NOSSA DERRADEIRA HOMENAGEM ÁQUELE INCOMPARÁVEL PORTUGUÊS NO ULTRAMAR que durante mais de 10 anos vividos neste País irmão que generosa e fidalgamente nos acolheu - o BRASIL - mesmo distante de nós, residindo em cidade diferente, nunca nos faltou com as suas notícias, nas quais demonstrava possuír uma fecunda e invulgar cultura, alentando-nos com seu calor de Amigo com "A" maiúsculo."Lorena- S.P., 07 de Setembro do ano 2.000- 178º aniversário da data da INDEPENDÊNCIA DO BRASIL..
7 comentários:
Fernando Sá Viana Rebelo, foi meu "colega" no Pão de Açúcar , ambos "retornados". Eu, antes trabalhava na CUCA PROTECTOR/AVICUCA em Angola. E no Brasil , sempre no Pão de Açucar, mais tarde em Uberaba, na Companhia Ibirapuera de Avicultura. O filho do Dr. Fernando , era o Augusto Sá Viana Rebelo, que foi para Belo Horizonte, onde fundou a Câmara de Comércio Luso Brasileira de Minas Gerais. Faleceu há uns dez anos. Será que no conhecemos? J Brito e Castro
Dr Fernando Sá Viana Rebelo. Meu avô. Saudades
Gonçalo M Rebelo David
Meu Avô, saudades!! É bom saber um pouco mais da história dele!!!!
Sou filha de José Augusto e neta do Dr. Fernando de Sá Viana Rebelo, meu faleceu tem 12 anos e de fato ele ajudou a criar a Câmara do Comércio e tinha muito orgulho por isso, qdo ele faleceu era o presidente da mesma.
Sou afilhado de baptismo do seu falecido pai José Augusto (meu padrinho "novo") e do seu falecido avô Fernando Sá Viana Rebelo (meu padrinho "velho". Assim os chamei sempre. Gostaria de ter o vosso contacto.
Também gostaria de ter o contacto dos seus tios e primos, filhos da minha falecida madrinha "nova" Maria Fernanda Rebelo.
Sou afilhado de baptismo do seu falecido pai José Augusto (meu padrinho "novo") e do seu falecido avô Fernando Sá Viana Rebelo (meu padrinho "velho". Assim os chamei sempre. Gostaria de ter o vosso contacto.
Postar um comentário