sexta-feira, 8 de junho de 2007

PALAVRAS DO GOVERNADOR GERAL DE ANGOLA GEN.SILVINO SILVÉRIO MARQUES

Denotando Mágoa e Revolta o GRANDE GOVERNADOR DE ANGOLA SILVINO SILVÉRIO MARQUES escreveu o PREFÁCIO do Livro de REIS VENTURA "DIAS DA VERGONHA" . Prestemos atenção na sua leitura.


PREFÁCIOPALAVRAS DO GENERAL SILVINO SILVÉRIO MARQUES ANTIGO GOVERNADOR GERAL DE ANGOLA Um dia, que esperamos a justiça dos homens não faça esperar muito, será classificado o que se passou no Ultramar Português, e especialmente em Angola, no que se refere à chamada «Descolonização». Nessa altura haverá revelações que multo surpreenderão o nosso povo. Entretanto, a verdade dos acontecimentos está sendo, aos poucos, descoberta por testemunhas atentas e sensíveis que, numa tessitura aqui e além romanceada, vão contando o que efectivamente presenciaram, ainda sem grande preocupação, ou possibilidade, de aprofundar as respectivas causas. Deste modo se estão produzindo verdadeiras monografias do dia a dia vivido naquilo que constituiu não uma epopeia igual aos descobrimentos, como impudicamente foi dito, mas a maior tragédia (e vergonha) da nossa História: a «Descolonização» e o «Retorno». Num tempo em que generalizada crise de carácter se reflecte na acomodação cobarde de muitos e na amnésia de quase todos, dos responsáveis às próprias vítimas, o aparecimento dessas monografias dos acontecimentos deve ser saudado como verdadeira pedrada neste charco. Assim fui entendendo Os Dias da Vergonha, à medida que desfolhava as suas páginas. E ficou-me um sentimento, complexo e amargo, de saudade, vergonha e desespero... Todos, em Angola, conhecemos Reis Ventura das suas numerosas obras literárias, da sua colaboração permanente num jornal da província, da sua fluente e empolgante oratória em momentos históricos da vida do País e de Angola. Numa prosa simples, acessível a todos, e rica de sensibilidade e de expressão, retraía agora, nos sentimentos, nas atitudes e nas actuações, horas cruciais vividas em Angola, naquele período de infelicidade e amargura que sucedeu ao 25 de Abril. Nesta Crónica dos Dias da Vergonha ficam fixados factos que então ocorreram e que será crime esquecer. A Reis Ventura passamos a dever, os "retornados» verdadeiros, e os que o somos espiritualmente e todos quantos conhecemos e compreen-demos Angola e continuamos a sofrer o destino que lhe foi preparado e imposto, a gratidão por mais este trabalho. Reavivar assim a memória é serviço prestado a muitos de nós. E também à História. Silvino Silvério Marques

Vejam como foram esses miseráveis "ABRILISTAS" e as "DESGRAÇAS" que causaram.
Acessem o LINK www.macua.org/livros/diasdavergonha.html e leiam sobre a entrega ao COMUNISMO-MPLA da nossa querida e portentosa ANGOLA.

VIVA O PROF. DR. ANTÓNIO DE OLIVEIRA SALAZAR !

Nenhum comentário: