sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

BRASIL : LULA REAGE A DECLARAÇÕES DE MINISTROS DO STF .




O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu às declarações de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que classificaram de "eleitoreiros" novos projetos sociais do governo. Em discurso durante inauguração de um viaduto em Aracaju (SE), Lula disse que um Poder não pode dar palpite na vida do outro. "Seria tão bom se o Poder Judiciário metesse o nariz apenas nas coisas dele, o Legislativo apenas nas coisas dele, e o Executivo nas coisas dele", afirmou, exaltado, a uma platéia que o ouvia sob chuva.



O presidente chegou a convocar deputados e senadores nordestinos para rebaterem, da tribuna do Congresso, "as sandices" que, segundo ele, estão sendo ditas contra o programa Territórios da Cidadania, lançado no início da semana, e que prevê investimentos públicos em áreas pobres do País. "Ele quer ser um ministro da Suprema Corte ou político?", questionou o presidente, referindo-se a ministros do STF que criticaram o programa. "Não tem um palpite meu no Legislativo e o governo não se mete no Judiciário", continuou. "Se cada um ficar no seu galho o Brasil tem chance de ir em frente. Mas se cada um der palpite na vida do outro, a gente pode conturbar a tranqüilidade da sociedade brasileira."
O presidente se definiu como "um homem de muita paciência". "É preciso que a gente reordene as instituições brasileiras para que elas funcionem cada vez mais democráticas." Ele fez questão de ressaltar que o Poder Judiciário tem a responsabilidade de "interpretar a lei", e não interferir em ações do governo. Hoje, o presidente Lula participa, em Aracaju, da abertura da 6ª Reunião do Fórum de Governadores do Nordeste, e em seguida embarcará para Brasília.




PAPA FALA SOBRE ABORTO E GAYS, ANTES DA VISITA AOS EUA .


CIDADE DO VATICANO (Reuters) - O papa Bento 16, antes de sua primeira visita aos Estados Unidos, elogiou nesta sexta-feira os norte-americanos que se opõem ao casamento gay e ao aborto e pediu desarmamento nuclear global.

Em um discurso para a nova embaixatriz norte-americana, Mary Ann Glendon, o pontífice tocou em questões que ele provavelmente citará em sua visita entre 15 e 20 de abril, durante a qual vai se reunir com o presidente George W. Bush em Washington e falará às Nações Unidas.O Vaticano marcou a visita antes da fase final da campanha eleitoral nos EUA, de forma a evitar qualquer acontecimento que seria visto como uma tentativa de influenciar a votação.Mas em seu discurso para Glendon, 69, uma professora de direito de Harvard que foi assessora de vários departamentos do Vaticano, o papa falou sobre questões políticas sensíveis.Ele disse que o fato de os norte-americanos apreciarem o papel da religião na vida pública é "refletido nos esforços de muitos dos seus compatriotas e líderes governamentais para garantir a proteção legal para o presente da vida de Deus, desde a concepção até a morte natural".O pontífice também discursou sobre proteger a família e "a instituição do casamento, reconhecida como uma união estável entre um homem e uma mulher".O casamento gay é uma importante questão política nos EUA.Massachusetts é o único Estado dos EUA que permite casamentos entre pessoas do mesmo sexo, apesar de vários outros aceitarem uniões civis para casais gays. Mais de 25 Estados têm emendas constitucionais que impedem casamento entre homossexuais.O pontífice também disse a Glendon, amiga de Bush, que os problemas do mundo vão muito além do terrorismo."O progresso da família humana é ameaçado não apenas pela praga do terrorismo internacional, mas também por ameaças à paz, como a aceleração da corrida armamentista e a continuidade das tensões no Oriente Médio", disse o papa.Ele pediu que haja confiança e compromisso com "organizações internacionais, como as Nações Unidas, para estimular o diálogo e reduzir as tensões globais".Glendon é a segunda embaixatriz norte-americana no Vaticano.

Fonte: Reuters


quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

BRASIL : Lula: 'Graças a Deus, os bancos estão ganhando'


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, criticou os bancos por terem aumentado as taxas de juros, a partir de janeiro, como reflexo do elevação das alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). "Eles não perderam tempo e deram uma subidinha na taxa de juros", disse Mantega, durante reunião com empresários, no Palácio do Planalto, para tratar da reforma tributária.

A crítica do ministro contrastou com o pronunciamento feito logo a seguir, na mesma reunião, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em discurso de improviso, Lula não citou os juros, mas defendeu os ganhos do setor financeiro. "De vez em quando as pessoas tentam fazer com que eu tenha uma briga com o sistema financeiro porque ele está ganhando demais. E eu digo sempre: 'Graças a Deus, o sistema financeiro está ganhando'", disse o presidente, ironizando. E justificou: "Porque, se ele perder, nós vamos ter de criar um novo Proer e vai ficar muito mais caro para o País", referindo-se ao programa do governo Fernando Henrique para sanear os bancos.
Lula ainda não havia chegado à solenidade quando Mantega criticou os bancos. Como vem fazendo com freqüência cada vez maior nessas ocasiões, Lula mencionou os lucros das empresas para comemorar os acertos da política econômica. Ele observou que não são apenas os bancos que estão crescendo, mas todos os segmentos da economia. "De vez em quando as pessoas falam: os bancos estão ganhando muito bem. Mas é só pegar a lista dos 500 maiores empresários, escolher o setor, e vamos perceber que todos estão ganhando de forma muito vigorosa." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


PF prende quatro suspeitos e recupera parte do material furtado da Petrobras .


A PF (Polícia Federal) prendeu na manhã desta quinta-feira (28) quatro suspeitos do furto de equipamentos e dados da Petrobras, ocorrido no início deste mês. Alexandro de Araújo Maia, Éder Rodrigues da Costa, Michel Mello da Costa e Cristiano da Silva Tavares eram vigilantes da BricLog, empresa de segurança terceirizada da Petrobras. Eles serão autuados por furto qualificado e formação de quadrilha.

Além da prisão, a polícia recuperou uma impressora, quatro laptops, um monitor, dois celulares, uma mochila e uma maleta com ferramentas para informática. Segundo a polícia, os registros dos equipamentos correspondem ao dos que foram furtados de um galpão e de um contêiner da empresa americana Halliburton, enquanto o mesmo ficou parado no porto do Rio.

Na ocasião do furto, foi ventilada a informação de que os computadores continham dados sigilosos sobre as reservas de petróleo e gás na camada ultraprofunda chamada de pré-sal, onde está o megacampo de petróleo de Tupi, na bacia de Santos, uma descoberta recente da empresa. A PF não confirmou quais dados estavam nos computadores roubados. A PF apenas afirmou que a Petrobras mantinha cópias dos dados que foram roubados. Para a PF, já está totalmente descartada a hipótese de espionagem industrial.


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

BRASIL : PSDB INDICA MARINA SERRANO PARA PRESIDIR CPI MISTA .


BRASÍLIA (Reuters) - O PSDB indicou a senadora Marisa Serrano (MS) para presidir a CPI mista que vai investigar os gastos do governo com os cartões corporativos.O nome de Marisa Serano foi anunciado nesta quarta-feira pelo líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM). Serrano já era cotada para assumir a função pela boa avaliação que os tucanos fazem de sua atuação como relatora no caso Renan Calheiros. Antes de confirmar a senadora, Virgílio reiterara o convite ao senador peemedebista Jarbas Vasconcelos (PE), que declinou para não criar novos problemas à instalação da CPI.Mais cedo, o PMDB, que tinha direito à presidência da CPI por ser o maior partido no Senado, cedeu o cargo para o PSDB para evitar uma segunda CPI na Casa e acelerar os trabalhos.A concessão, segundo Virgílio, não significa que a CPI no Senado esteja descartada."A CPI do Senado não morreu. Há o compromisso apenas dela não ser lida agora. Vamos ver como fica a investigação na CPI mista", disse o senador tucano.Já o líder do DEM no Senado, Agripino Maia, acha que a divisão do comando da CPI mista encerra uma segunda comissão."Para mim, é o fim da CPI do Senado. Não há necessidade disso mais

"Fonte: Reuters

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

ANGOLA - MÁ GOVERNAÇÃO, ARROGÂNCIA E OSTENTAÇÃO SÃO OS PECADOS DO MPLA .


Entrevista do Semanário Angolense:

"Luanda - O próximo ano poderá ser de grandes decisões políticas no país. Para medir a pulsação ao que aí vem, o Semanário Angolense deu a palavra a Paulo de Carvalho. na visão deste reconhecido siciólogo, tudo indica que o período de campanha eleitoral, em 2008, venha a ser um período relativamente difícil. ..
Se por um lado os angolanos pouco reivindicam quando devem e vão por isso aproveitar o período de campanha para tentar sarar várias feridas, por outro os partidos políticos têm ainda dificuldade em separar o interesse nacional dos seus próprios interesses.
..Um aspecto positivo a destacar tem a ver com o adiamento das eleições, por algum tempo, após o termo da guerra. "Posso hoje considerar tratar-se de um acto de coragem e de sensatez, pois mais do que quaisquer eleições, era preciso garantir que não haveria retorno à guerra. Mas vai finalmente haver eleições, sendo de recomendar aos políticos dos vários lados que façam o seu trabalho e cumpram a sua missão, mas com alguma contenção", recomendou.
.Para si, é preciso ainda que "os «mais pequenos», que têm muito pouca probabilidade de chegar ao poder, não utilizem o período eleitoral para fomentar a violência e procurar tirar daí algum benefício"..SA – Os nossos partidos estão, de facto, preparados para o jogo democrático?
PC – Para ser franco, acho que a maioria dos mais de cem partidos políticos angolanos não está preparada para qualquer jogo democrático. Aliás, podemos facilmente constatar que na esmagadora maioria dos partidos políticos de Angola não existe internamente democracia. Portanto, se eu não tenho democracia em minha casa, como a poderei transportar para fora de casa? Se eu demonstro não ter capacidade para ouvir os demais a um nível restrito, como o poderei fazer num nível muito mais alargado? Tem mesmo de haver eleições, para que diminua o número de partidos políticos e para que aqueles que sobrevivam (partidos políticos e coligações) fomentem as suas ideologias e criem os seus programas.
.SA – Como poderão sobreviver aqueles partidos que não aparentam qualquer base ideológica, sem uma linha de pensamento político definida?PC – Um estudo que fiz em 2006, com os doutores Víctor Kajibanga e Mário Pinto de Andrade, demonstra que os partidos políticos angolanos se encontram livres de alinhamento ideológico. O Mpla deixou de ser de esquerda, sendo agora um partido de massas, que pretende albergar todas as sensibilidades. Mas o seu programa de governo situa-se agora naquilo que podemos considerar centro-direita.
Já a Unita continua sendo um partido de massas, não se lhe conhecendo qualquer programa de governo. Quanto aos demais, a conclusão genérica é de não haver alinhamento, pois o fundamental para eles é conseguir-se uma fatia do poder, podendo o alinhamento ideológico dificultar essa pretensão.Claro que há algumas excepções: por exemplo, a FpD (um partido de quadros, dos poucos com base claramente estratificada) assume-se como partido político de centro-esquerda. Já para responder à sua pergunta, parece-me que a ausência de linha ideológica não dificulta a existência de qualquer partido político em Angola, visto essas agremiações existirem com base noutros critérios de natureza sociológica. Não nos esqueçamos que não existe tradição democrática em Angola. Aliás, no caso actual de Angola e vista a coisa de forma simples, o alinhamento ideológico pode inclusivamente retirar alguns votos aos partidos políticos.


LÊR NOTÍCIA COMPLETA EM :



A INDEPENDÊNCIA DE ANGOLA - TEXTO PUBLICADO EM 2001 .


A guerra pós-independência gerou em Angola mais de 1 milhão de mortos e 400 mil deslocados. Mais de 14.000 crianças sofrem de deficiências devido à guerra. 60% da população vive em pobreza absoluta ou relativa, 50% não tem acesso a água potável e 70% não tem acesso a cuidados médicos.

Os números que introduzem o Café Luso (*) desta semana são, só por si, aterradores. Como é possível? perguntam, com certeza, todos aqueles que têm memória e que não vivem (apenas) com o mal dos outros. Tenho, contudo, dúvidas se os detentores do Poder em Angola alguma vez pensaram no significado desses números. Se o tivessem feito teriam, há muito, muito tempo, acabado com uma maldita guerra que obriga irmãos a matar irmãos.
São 26 anos de uma penosa (in)dependência que não orgulha a ninguém, sejam angolanos ou portugueses. Isso não significa, está bem de ver, que não existam comemorações. Os portugueses (alguns, pelo menos) comemoram as asneiras que fizeram; os angolanos (alguns, pelo menos) comemoram as asneiras que continuam a fazer.
Enquanto isso o povo morre.
Sem perder de vista os números que nos envergonham, vou tentar responder às questões levantadas.
«Era esta a desejada "descolonização exemplar" que Portugal tão rapidamente fez questão de fazer?»
Com alguma dose de boa vontade sou tentado a dizer que não era essa a descolonização que, seguindo o exemplo subvertido de Salazar, «já e em força» queriam fazer os «revolucionários por correspondência» a quem foi dado, de bandeja, o Poder neste quintal à beira mar plantado.
Mas o que seria de esperar de políticos e militares que para contar até doze tinham (e têm) de se descalçar?
Vendidos à tese de que só os comunistas é que eram bons, os políticos militares e os militares políticos de então procuraram (e conseguiram) fazer tudo ao contrário das regras civilizacionais, preocupados que estavam em exclusivo com a sociedade que era precisodestruir e não com a que era preciso construir.
Era preciso correr com os portugueses (mesmo que eles tivessem, como queria Vasco Gonçalves, de ir para o Campo Pequeno)? Foram corridos. Não todos porque muitos apodreceram nas matas de Angola.
Era preciso dar o poder aos comunistas? Foi dado. Em alguns casos foi dado com uma visível humilhação dos símbolos da Nação portuguesa.
Era preciso anular os adversários dos comunistas? Foram (quase todos) anulados. Para alguma coisa serviu, em época revolucionária, parte da tropa que Portugal tinha em Angola.
Mesmo assim, como ainda hoje se vê, o tiro saiu pela culatra. Nem Portugal, nem Cuba, nem o MPLA conseguiram destruir a UNITA.
«Era esta a independência que os portugueses desejavam? Era esta a independência que os angolanos almejavam?»
Não. Não era esta a independência que os portugueses desejavam, como também não era, não é nem será a que os angolanos desejam.
A maioria dos portugueses e a maioria dos angolanos nunca quiseram o que lhes foi imposto, até porque ambos sabiam e sabem que é muito mais o que os une do que o que os divide.
Só não sabe isto quem, por manifesta e criminosa malvadez, entende que é detentor da verdade absoluta. E esses estão em Portugal como estão em Angola. E esses são todos aqueles que não trabalham para os milhões que têm pouco (ou nada), mas lambem as botas aos poucos que têm milhões.
«Alguém deveria ser responsabilizado por este verdadeiro genocídio?»
É claro que sim. O Tribunal Penal Internacional, do qual tanto se fala por esta hipócrita Europa, deveria julgar os responsáveis, até porque muitos deles ainda por cá e por lá andam.
É certo que muitos deles já há algum tempo concluíram que, afinal, o comunismo/socialismo é apenas o caminho mais longo para o capitalismo. De qualquer modo, podem ter atenuantes mas não devem (não deviam, se estivéssemos num Mundo de Direito) escapar ao veredicto. São, de facto e de jure, responsáveis por este verdadeiro genocídio.
«E a Comunidade Internacional não faz nada?»
Claro que não. Angola tem o petróleo e os diamantes de que a Comunidade Internacional precisa. Essa mesma Comunidade tem as armas e os meios para pôr os angolanos aos tiros uns contra os outros. Não precisa, aliás, de mandar para lá a aviação, os porta-aviões ou os «boinas verdes».
Assim sendo, basta-lhe lamentar o genocídio sem mover uma palha para acabar com ele.
Enquanto isso o povo morre... mas o petróleo continua a jorrar a caminho das multinacionais.(*)
http://www.portugal-linha.pt/cafeluso/c011106.html
Publicada por Orlando Castro em
15:13 2 comentários


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

BRASIL VOLTA A TER DÉFICIT EM CONTA EXTERNA EM 12 MESES .


BRASÍLIA (Reuters) - O Brasil abriu o ano com saldo negativo em transações correntes de 4,232 bilhões de dólares e acumulou, em 12 meses até janeiro, déficit de 0,09 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), informou o Banco Central nesta segunda-feira.

Os investimentos estrangeiros diretos, por outro lado, somaram 4,814 bilhões de dólares no mês passado, valor recorde para o mês e acima dos 2,422 bilhões de dólares registrados em janeiro de 2007.O BC confirmou ainda a estimativa de que o Brasil passou a ser credor externo em janeiro, em 6,983 bilhões de dólares. O valor superou a projeção de cerca de 4 bilhões de dólares divulgada pelo BC na última quinta-feira.As remessas de lucros e dividendos somaram 3,025 bilhões de dólares em janeiro, ante 621 milhões de dólares há um ano.Em 2007, o país teve superávit em transações correntes equivalente a 0,26 por cento do PIB.


LISTA DE VENCEDORES DO OSCAR - HOLYWOOD .


LOS ANGELES, EUA (AFP) - "Onde os Fracos Não Têm Vez" recebeu quatro estatuetas, incluindo melhor filme, e foi o grande vencedor da 80a. edição do Oscar.

A seguir a lista completa de vencedores do Oscar:
Melhor filme: "
Onde os Fracos Não Têm Vez"
Diretor: Ethan Coen e Joel Coen, "
Onde os Fracos Não Têm Vez"
Melhor ator: Daniel Day-Lewis, "
Sangue Negro"
Melhor atriz: Marion Cotillard, "
Piaf - Um Hino Ao Amor"
Ator coadjuvante: Javier Bardem, "
Onde os Fracos Não Têm Vez"
Atriz coadjuvante: Tilda Swinton, "
Conduta de Risco"
Animação: "
Ratatouille"
Roteiro Adaptado: "
Onde os Fracos Não Têm Vez", Joel Coen & Ethan Coen
Roteiro Original: "
Juno", Diablo Cody
Direção de arte: "
Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco Da Rua Fleet" (Dante Ferreti e Francesca Lo Schiavo)
Fotografia: "
Sangue Negro" (Robert Elswit)
Figurino: "
Elizabeth: A Era de Ouro" (Alexandra Byrne)
Documentário: "
Taxi to the Dark Side" (Alex Gibney e Eva Orner)
Melhor documentário (curta): "
Freeheld" (Cynthia Wade e Vanessa Roth)
Montagem: "
O Ultimato Bourne" (Christopher Rouse)
Filme Estrangeiro: "Die Fälscher" ("
The Counterfeiters") (Áustria, de Stefan Ruzowitzky)
Maquiagem: "
Piaf - Um Hino ao Amor" (Didier Lavergne e Jan Archibald)
Trilha Sonora: "
Desejo e Reparação" (Dario Marianelli)
Canção: "Falling Slowly" ("Once", Glen Hansard e Marketa Irglova)
Curta-metragem de Animação: "
Peter & the Wolf" (Suzie Templeton e Hugh Welchman)
Curta-metragem: "
Le Mozart des Pickpockets" (The Mozart of Pickpockets) (Philippe Pollet-Villard)
Mixagem de Som: "
O Ultimato Bourne" (Scott Millan, David Parker e Kirk Francis)
Edição de Som: "
O Ultimato Bourne" (Karen Baker Landers e Per Hallberg)
Efeitos Visuais: "
A Bússola de Ouro" (Michael Fink, Bill Westenhofer, Ben Morris e Travor Wood)
Oscar Honorário: Richard Boyle (Diretor de Arte)


domingo, 24 de fevereiro de 2008

BRASIL - CHUVA FORTE DEIXA 2 REGIÕES DE S.PAULO EM ESTADO DE ATENÇÃO .


Voltou a chover forte em parte da capital paulista na manhã de hoje e o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) colocou as zonas leste e sudeste em estado de atenção por conta do risco de alagamentos. De acordo com o CGE, por volta das 14 horas, o temporal atingia principalmente os bairros de Vila Prudente, Aricanduva, Formosa, Carrão, São Mateus e Itaquera. Na Grande São Paulo, chovia em Mogi das Cruzes, Suzano e Ribeirão Pires. Até este horário, o CGE não havia registrado pontos de alagamento.


CUBA - COMO FUNCIONA O SISTEMA DE PARTIDO ÚNICO CUBANO .


24 de fevereiro (Reuters) - A Assembléia Nacional de Cuba está reunida neste domingo para escolher o sucessor de Fidel Castro para o cargo de chefe de Estado. Fidel anunciou na terça-feira sua renúncia ao poder no país após 49 anos e seu irmão, Raúl Castro é o mais cotado para sucedê-lo.


Leia abaixo uma explicação sobre o sistema de partido comunista único vigente em Cuba.* Cuba é uma República socialista de partido único, em que o poder político é exercido exclusivamente pelo Partido Comunista Cubano. O sistema político está incorporado na Constituição cubana aprovada em um referendo nacional de 1976. Um outro referendo, de 2002, fez do socialismo o regime "irrevogável" do país.* O PCC foi fundado em 1965 por meio da fusão de vários partidos e grupos revolucionários, sob a liderança de Fidel Castro. Todos os demais partidos políticos foram banidos.* Até terça-feira, dia 19 de fevereiro, Fidel Castro ocupava os três maiores cargos da liderança política de Cuba: chefe de Estado (na qualidade de presidente do Conselho de Estado), chefe de governo (como presidente do Conselho de Ministros) e primeiro-secretário do PCC. Ele abriu mão dos cargos de presidente, mas continua a ocupar o cargo partidário.* A Assembléia Nacional é o Poder Legislativo da ilha, formada por 614 delegados eleitos a cada cinco anos. Metade deles vêem de assembléias municipais e provinciais chamadas de Poder Popular. Os delegados não precisam ser membros do PCC, mas a maior parte é.* Em sua sessão inaugural, a cada cinco anos, a Assembléia Nacional aprova uma lista com os 31 membros do Conselho de Estado, o mais importante órgão executivo do país, comandado por um presidente, um primeiro vice-presidente e cinco segundos vice-presidentes. * A sociedade cubana está estruturada em "organizações de massa" formadas por trabalhadores, estudantes, mulheres e camponeses. A maior delas é uma rede de blocos comunitários de bairro, conhecidos como Comitês para a Defesa da Revolução (CDR) e cuja tarefa declarada é mobilizar apoio político para o governo e defender o sistema político contra atividades criminosas e "contra-revolucionárias". Alguns afirmam que essas entidades servem como instrumento para controlar politicamente a população.

Fonte: Reuters

sábado, 23 de fevereiro de 2008

FIDEL DE CASTRO RETOMA "EDITORIAIS" ABRE FOGO E DEFENDE MUDANÇAS NOS EUA .


HAVANA (Reuters) - Três dias depois de abrir mão da liderança de Cuba, Fidel Castro regressou à linha de combate, na sexta-feira, afirmando que os Estados Unidos precisam mudar sua tradicional política de sanções em relação à ilha caribenha.
Fidel disse que pretendia tirar alguns dias de folga dos textos quando anunciou a aposentadoria, na terça-feira, mas que não conseguiu ficar em silêncio.
A reação da comunidade internacional ao afastamento dele, incluindo apelos por "liberdade" em Cuba, obrigou-o a "abrir fogo" novamente contra seus inimigos ideológicos nos EUA, afirmou.
"Gostei de ver a postura embaraçosa adotada por todos os candidatos à Presidência norte-americana", escreveu em uma coluna publicada no jornal oficial do Partido Comunista Cubano, o Granma.
"Um a um, todos se sentiram obrigados a realizar exigências imediatas sobre Cuba para não correrem o risco de perder um único voto que fosse", disse Fidel.
"'Mudança, mudança, mudança!' gritaram em uníssono. Eu concordo, 'mudança!', mas da parte dos EUA", escreveu.
Fidel, 81, não aparece em público desde que, em julho de 2006, submeteu-se a uma cirurgia e entregou o poder, então temporariamente, a seu irmão Raúl Castro. A Assembléia Nacional de Cuba, que não tem autonomia, deve confirmar no domingo a nomeação de Raúl como o novo líder de Cuba.
Fidel, o líder político do século passado a ficar mais tempo no poder, transformou Cuba em um Estado de partido único e em um aliado soviético às portas dos EUA após tomar o poder, em 1959.
O dirigente sobreviveu à Guerra Fria, a várias tentativas de assassinato arquitetadas pela CIA e ao que chama de "bloqueio" norte-americano durante 10 governos consecutivos dos EUA.
O atual presidente norte-americano, George W. Bush, tornou mais rígido o embargo comercial de 45 anos e rejeitou aliviar as sanções ou as restrições sobre viagens para Cuba sem que a ilha adotasse um regime democrático.
Uma mudança do tipo, no entanto, significaria a "anexação" de Cuba pelos EUA, afirmou Fidel na sexta-feira, criticando também as "retraídas potências européias" por aderirem às pressões norte-americanas na defesa de reformas na ilha.
CUBA E O CENÁRIO POLÍTICO DOS EUA
O pré-candidato favorito para ficar com a vaga do Partido Republicano nas eleições presidenciais de novembro, John McCain, disse na terça-feira que o país precisava manter as sanções sobre o governo comunista de Cuba até que se realizem eleições livres ali e até que sejam soltos os prisioneiros políticos.
Hillary Clinton e Barack Obama, pré-candidatos do Partido Democrata, aventaram a hipótese de aliviar o embargo comercial se o sucessor de Fidel adotar medidas democratizantes.
Em um debate realizado na quinta-feira, os dois, porém, divergiram sobre o momento de negociar com Cuba. Obama disse que poderia agir rapidamente a fim de conversar com o substituto de Fidel. Hillary adotou uma postura mais cautelosa, dizendo que Cuba precisava antes avançar na questão dos direitos humanos.
Fidel, que continuará a ter poder de veto na qualidade de primeiro secretário do Partido Comunista, afirmou que prosseguirá envolvido na "batalha de idéias" escrevendo artigos.
"Eu pretendia parar de escrever minhas reflexões por ao menos 10 dias, mas não consegui ficar calado por tanto tempo. Eu precisei abrir fogo, ideologicamente, contra eles", escreveu.
O artigo no Granma foi assinado pelo "camarada Fidel" e não mais, como antes, pelo "comandante en jefe".

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

BRASIL : STÉDILE VÊ LULA COMO "PUXA SACO" POR APROVAR TRANSGÉNICOS .


SÃO PAULO - Um dos principais dirigentes e pensadores do MST, João Pedro Stédile, criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira, 21, em entrevista à TV Estadão, ao abordar a questão dos transgênicos. "Já avisei ao Lula. Lula, cuidado com o milho transgênico. Só interessa à Monsanto e à Bayer. Lula, você vai entrar para a história como puxa-saco das multinacionais se aprovar os transgênicos", avisou. Stédile não poupou críticas ao presidente Lula, que o MST ajudou a eleger. Disse que a situação piorou no seu governo e que não houve avanços na reforma agrária nos últimos anos.

No último dia 12, o Conselho Nacional de Biossegurança (CNBS) aprovou o plantio e a comercialização de duas variedades de milho transgênico no Brasil. As variedades aprovadas foram da Bayer CropScience e da Monsanto. O milho transgênico é o terceiro produto agrícola alterado geneticamente a receber autorização de plantio no Brasil, depois da soja e do algodão, ambos com patente da Monsanto.

Movimentos, como o MST e a Via Campesina, representados por Stédile, criticam a posição do governo sob o argumento de que não há estudos completos que garantam que as variedades de milho são seguras à saúde e ao meio ambiente.

"Faço parte da geração que se iludiu com o 'Lula lá'", disse Stédile. Ele disse ainda que "nos últimos seis anos, aumentou a concentração da propriedade da terra". E completou: "Está havendo no Brasil uma contra reforma agrária. Com um agravante, parte das grandes propriedades que estão se acumulando são do capital estrangeiro".

Ele afirmou ainda discordar dos que dizem que Lula "abriu as torneiras" para o movimento. Segundo ele, o dinheiro que os assentamentos recebem é usado na alfabetização de adultos no meio rural."Esse papel não é do MST. É do Estado. Mas como o Estado está debilitado e não chega às zonas mais pobres, faz convênio com o MST. Aí chega um deputado e diz que o MST recebe R$ 20 milhões, mas não diz que o movimento recebe para alfabetizar jovens e adultos", justifica. Ele negou que essa formação tenha viés ideológico.

O líder do MST negou que o movimento tenha qualquer ligação com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) ou que faça apologia ao crime, como quando o movimento promove a invasão de praças de pedágios. Stédile voltou a defender a destruição dos laboratórios da Aracruz, em 2006, por mulheres da Via Campesina.

http://www.estadao.com.br/nacional/not_nac128349,0.htm



CUBA - 52 VERDADES SOBRE FIDEL DE CASTRO .


Fidel Castro anunciou que vai pendurar as metralhadoras. Já vai tarde, diriam aqueles que prezam as liberdades individuais e os direitos humanos. Mas como no Brasil tudo vira piada, já circula pela internet, por e-mail viral uma lista de 52 verdades sobre o velho comandante.


1) Deus fez o mundo em 6 dias, Fidel Castro levou mais de 40 anos para destruir uma parte dele. 2) Fidel Castro não fala. Discursa. 3) Fidel Castro joga banco imobiliário sozinho e perde. Depois, põe a culpa no embargo americano. 4) Se Fidel Castro governasse Oklahoma, Chuck Norris seria um refugiado. 5) Fidel Castro morreu há 10 anos. Mas o diabo ainda não criou coragem para levá-lo para o inferno. 6) Fidel Castro contou até o infinito. Tudo para calcular o tempo de seu mandato. 7) A Grande Muralha da China foi originalmente construída por Fidel Castro pra impedir a entrada de refugiados cubanos naquele país. 8) Inri Cristo pensa que é santo, Fidel Castro tem certeza. 9) Fidel Castro joga par ou ímpar com o espelho, escolhe par e perde. Depois, manda quebrar todos os espelhos de Cuba, pois são produtos americanos imperialistas. 10) Uma vez Fidel Castro governou o planeta Marte. Essa é a razão de não existir vida lá. 11) Biólogos afirmam que os pinguins eram aves originárias de Cuba, e que resolveram migrar para Antártida depois que Fidel Castro chegou ao poder. 12) Fidel Castro joga roleta russa com um revólver totalmente carregado e ganha, porque ele sempre aponta a arma para o paredão. 13) 80% das mulheres cubanas perderam a virgindade com Fidel Castro, as 20% restantes foram pro paredão ou para Miami. 14) A primeira vez que Chuck Norris conseguiu contar até o infinito duas vezes foi durante um discurso de Fidel Castro. 15) Fidel Castro faz os cubanos viverem mais de 100 anos com remédios para unha encravada. 16) As três maiores causas de mortes em Cuba: Fidel Castro, sífilis e bicho do pé. 17) Fidel Castro inventou o melhor remédio do mundo para emagrecer: A "tarjeta" de racionamento. 18) Quando alguém diz que "ninguém é perfeito", Fidel Castro leva como uma ofensa pessoal. 19) Quem ri por último ri melhor. Quem ri de Fidel Castro morre. 20) Se a série 24 Horas fosse com Fidel Castro, ela se chamaria "43 anos". 21) A clonagem de seres humanos é terminantemente proibida porque, se clonassem Fidel Castro... melhor nem pensar nisso. 22) A verdade liberta. A menos, é claro, que você more em Cuba. 23) Fidel Castro não come mel. As abelhas fugiram de Cuba. 24) Fidel Castro é a razão por que Wally ("Onde está Wally?") se esconde. Ele está tentando fugir para Miami. 25) Ozzy Osbourne arranca as cabeças dos morcegos porque não mora em Cuba. Se fosse cubano, faria um ensopado. 26) Biólogos afirmam que Fidel Castro foi o motivo da extinção dos dinossauros. Ele resolveu administrar o planeta. Há 60 milhões de anos. 27) Quando o bicho-papão vai dormir em Cuba, ele deixa a luz acesa com medo de Fidel Castro. 28) Uma imagem vale mais que mil palavras. Fidel Castro não vale uma letra. 29) 70% do corpo humano é feito de água. Isso não se aplica a Fidel Castro. Ele não é humano. 30) Se Exterminador do Futuro fosse com Fidel Castro, seria um documentário. 31) O filme Alien vs. Predador era originalmente "Alien e Predador vs. Fidel Castro". Mas foi cancelado, pois perto de Fidel Castro, Alien e Predador são dois ursinhos de pelúcia. 32) Sabe quem era o comandante do Titanic? Ele mesmo, Fidel Castro! 33) Para azar dos cubanos, a tsunami aconteceu na Ásia. Se fosse em Cuba, eles teriam uma chance de sobreviver, tentando surfar até Miami. 34) Fidel Castro só pega resfriado se o vírus tentar fugir de Cuba. 35) Certo dia uma cascavel mordeu Fidel Castro. Morreu envenenada. 36) A esperança é a última que morre porque não mora em Cuba. Se morasse, seria a penúltima, 10 anos antes de Fidel Castro. 37) Se a vida te der um limão, faça uma limonada. Se você morar em Cuba, a limonada vai ter que durar o mês inteiro. 38) Fidel Castro não erra, pois errar é humano. 39) A diferença entre Hitler e Fidel Castro é que Hitler foi eleito. 40) Um organismo pode eliminar espinhas de peixe, pequenas sementes e vitamina C. Mas um fio da barba de Fidel Castro destrói seus rins. 41) O primeiro emprego de Fidel Castro foi como office-boy. A empresa faliu na semana seguinte. 42) A única forma de saber a idade de Fidel Castro é cortá-lo ao meio e contar os anéis. 43) Para sorte de todos os bichos, a Arca de Noé não atracou em Cuba. 44) A diferença entre o câncer e o governo Fidel Castro é que o câncer evolui. 45) Depois do tratamento de emergência, o médico de Fidel disse para o povo cubano: "Não há esperança, ele vai viver!" 46) Adão e Eva eram cubanos. Não tinham roupas, andavam descalços, não podiam comer uma maçã e ainda ouviam dizer que estavam num paraíso. 47) Do inferno, Bush liga para os EUA para saber como andam as coisas. Preço da ligação: US$ 1.000.000,00. Em seguida Fidel liga para Cuba. Preço: US$ 1,00. Porque? Ligação local é mais barata. 48) Da costela de Adão surgiu Eva. Da costela de Fidel Castro surgiu Heloísa Helena. 49) Cuba tem a melhor educação do mundo. A educação lá é adorar Fidel Castro. 50) Fidel Castro no leito de morte pergunta a Raul: E se eu morrer e o povo não te seguir? Raul responde: Te seguirão meu irmão, te seguirão. 51) Desde que Fidel entrou no poder a categoria profissional que mais empregou foi a de coveiro. 52) Fidel foi a um astrólogo e perguntou em que dia morreria. O astrólogo respondeu: "Em um dia de festa nacional para Cuba".


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

BRASIL : GARIBALDI FORMALIZA INSTALAÇÃO DO CARTÃO CORPORATIVO .


BRASÍLIA - O presidente do Congresso Nacional, Garibaldi Alves (PMDB-RN) leu nesta quinta-feira, 21, o requerimento que formaliza a instalação da CPI mista que vai investigar os cartões corporativos.
A futura CPI terá o prazo de 90 dias de funcionamento e será integrada por 24 deputados e senadores.

Veja também:

Entenda a crise dos cartões corporativos
Jucá estuda propor que PSDB presida CPI dos Cartões
Oposição protocola CPI exclusiva do Senado nesta terça
Lula: 'Não tenho tempo a perder com CPI'


O PT e o PMDB reafirmaram na reunião do Conselho Político desta manhã que não aceitam abrir mão para o PSDB da presidência da CPI mista destinada a investigar o uso indevido de cartões corporativos. O líder petista, deputado Maurício Rands (PE), afirmou que entende a posição do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), que deseja um acordo com a oposição no Senado, que ficaria com o cargo.

O PMDB reivindica o posto e o PT a relatoria da comissão. "Precisamos respeitar as regras e manter a composição da CPI conforme o tamanho das bancadas", disse Rands, para quem os postos de comando da CPI devem ficar com o PT e PMDB, as duas maiores bancadas do Congresso. "Jucá tem um contexto diferenciado no Senado, mas não vamos abrir um precedente", ressaltou o petista, acrescentando que a oposição precisa dizer à sociedade "se deseja investigar ou fazer disputa política".

(Com Cida Fontes, de O Estado de S.Paulo)


EUA LANÇAM MÍSSEL CONTRA SATÉLITE E CAUSAM PREOCUPAÇÃO .


WASHINGTON (Reuters) - O Pentágono disse na quinta-feira ter "um alto grau de confiança" de que um míssil da Marinha tenha atingido o tanque de combustível tóxico de um defeituoso satélite norte-americano de espionagem, que ameaçava cair sobre a Terra.Mas o general James Cartwright, vice-chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, disse a jornalistas que só dentro de um ou dois dias será possível saber com certeza se o tanque com o combustível hidrazina foi destruído.

Um míssil SM-3 lançado do cruzador USS Lake Erie, no oceano Pacífico a noroeste do Havaí, atingiu o satélite à 0h26 de quinta-feira (horário de Brasília), a 283 km de altitude.Washington diz que o objetivo da missão era evitar danos ao ambiente terrestre, mas Rússia e China manifestaram preocupação, e Moscou sugeriu que a operação pode ter sido usada como fachada para o teste de uma nova arma espacial.Cartwright afirmou haver quase 90 por cento de chances de o tanque ter sido violado com o impacto. "Estamos muito confiantes de que atingimos o satélite. Temos um alto grau de confiança de que acertamos o tanque", disse o general dos marines a jornalistas no Pentágono.O míssil, segundo os militares, estava a mais de 27,4 mil km/h quando atingiu o satélite, que pesa 2.270 kg e tem o tamanho de um ônibus."Devido à altitude relativamente baixa no momento da abordagem, os destroços vão começar a reentrar na atmosfera quase imediatamente", disse o Pentágono. "Quase todos os destroços vão queimar na reentrada, dentro de 24-48 horas, e os destroços restantes vão reentrar dentro de 40 dias."Alguns especialistas questionaram a missão, por considerarem extremamente remota a chance de que qualquer parte do satélite provocasse danos na Terra. O Pentágono negou especulações de que o satélite seria destruído para evitar que alguma parte da peça secreta caísse em mãos de potências rivais.Os militares também negaram que estejam usando a operação para testar e demonstrar sua capacidade para atingir alvos no espaço -- o que a China já fizera em 2007, quando destruiu um satélite seu declaradamente com essa intenção.Fontes de Defesa dos EUA dizem que esse caso é bem diferente do da China, já que Washington informou a opinião pública e líderes mundiais sobre o fato com bastante antecedência. Elas insistiram que a única preocupação dos EUA era impedir que o tanque de 450 kg sobrevivesse à queda e espalhasse material tóxico.(Com reportagem de Kristin Roberts em Honolulu e David Morgan em Washington)

Fonte: Reuters

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

ANGOLA - PROJECTOS PORTUGUESES AGUARDAM NOVA LINHA DE CRÉDITO .


Projectos de investimentos portugueses em Angola, que totalizam 370 milhões de euros, encontram-se a aguardar por uma nova linha de crédito entre os dois países, disse hoje à agência Lusa o presidente da Companhia de Seguro de Créditos (COSEC).


Gomes da Costa, que falava à Lusa no seminário promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Portugal-Angola (CCIPA), acrescentou que a solução passa por uma decisão política dos governos de Lisboa e Luanda.As anteriores linhas de crédito, uma de 100 milhões de euros e a segunda de 300 milhões de euros, já estão esgotadas.O crescimento da economia angolana explica aquela situação, depois de em 2006 as exportações portuguesas para Angola terem aumentado quase 50 por cento, até Novembro de 2007.A linha de crédito de 300 milhões de euros, anunciada quando da visita que o primeiro-ministro português José Sócrates efectuou em Abril de 2006 a Angola, ficou esgotada em Dezembro desse ano..
O presidente da COSEC explicou ainda à Lusa que, segundo as regras definidas pela linha de crédito, a aprovação dos projectos era sempre feita consoante as prioridades definidas por Angola."Qualquer alargamento (da linha de crédito de 300 milhões de euros) irá funcionar dentro destes moldes", acrescentou.Gomes da Costa salientou, por outro lado, que além dos projectos portugueses que aguardam por uma nova linha de crédito, o próprio Ministério das Finanças de Angola já inventariou, na sua página na Internet, mais projectos de investimento, que totalizam 170 milhões de euros..
O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Luís Amado, que parte quarta-feira à noite para Luanda, para uma visita oficial de três dias a convite do seu homólogo angolano, João Miranda, disse à Lusa que a questão figura na agenda dos temas a debater com as autoridades angolanas."As relações comerciais são um aspecto importante da nossa relação. O incremento das trocas comerciais e do investimento (português) em Angola, como também de Angola em Portugal, é uma realidade que o poder político dos dois estados não pode ignorar", salientou."Todos os instrumentos que possam favorecer o aprofundamento dessas relações serão tidos em conta e há a possibilidade, em concertação com o Ministério das Finanças, ver o que é que se pode fazer no sentido de reforçar os mecanismos e os instrumentos financeiros que existem para aprofundar essas relações", frisou.
EL/Lusa

FIDEL DE CASTRO NÃO REVELA SUCESSOR, MAS DÁ ALGUMAS PISTAS .


HAVANA (Reuters) - Fidel Castro renunciou na terça-feira sem revelar quem o sucederá depois de meio século no poder. Mas deu algumas pistas.Na mensagem anunciando sua saída definitiva, Fidel, de 81 anos, adiantou que pelas veias do novo Executivo que será designado no domingo pelo Parlamento correrá uma mescla de sangue velho e novo.

"Felizmente nosso processo conta com quadros da velha guarda, junto a outros que eram muito jovens quando começou a primeira etapa da Revolução", escreveu Fidel em texto publicado no Granma, jornal do governante Partido Comunista.À frente das figuras históricas está Raúl Castro, um general que acompanhou o irmão em todas as batalhas, foi sua mão direita desde a revolução de 1959 e o substituiu a partir de julho de 2006, quando Fidel transferiu o poder por causa de uma doença.Raúl é o favorito para sucedê-lo formalmente no poder durante os próximos cinco anos. Ele tem 76 anos.Três dos atuais cinco vice-presidentes do Conselho de Estado são da época da revolução. São eles o comandante Juan Almeida, de 81 anos; José Ramón Machado Ventura, um influente membro do Partido Comunista, de 76 anos; e o ministro do Interior, general Abelardo Colomé, de 67 anos, que se uniu à guerrilha quando era adolescente.No governo interino de Raúl há outros veteranos da guerrilha como o comandante Ramiro Valdés, um ex-ministro do Interior de 75 anos e agora à frente da pasta de Comunicações.Analistas afirmam que a velha guarda que lutou sob as ordens de Fidel continuará com as "botas postas"."Independentemente das muitas mudanças que se produzirão durante os próximos três a cinco anos, deve se esperar que a chamada 'velha guarda' continue sendo uma força influente dentro da atual estrutura de poder", disse Domingo Amuchástegui, um ex-analista da inteligência cubana radicado em Miami desde que desertou, em 1994.Ao contrário do que muitos pensam, as figuras históricas não representam necessariamente um freio para futuras reformas, segundo Amuchástegui.Mas Fidel recomendou que o novo governo inclua, também, dirigentes mais jovens."Nosso processo dispõe da geração intermediária que aprendeu conosco os elementos da complexa e quase inacessível arte de organizar e dirigir uma revolução", acrescentou.Essa geração está encabeçada pelo vice-presidente Carlos Lage, de 55 anos, considerado o "arquiteto" das reformas econômicas da década de 1990 e um possível candidato a ocupar o atual posto de primeiro vice-presidente dos conselhos de Estado e de Ministros se Raúl for nomeado presidente.Outra figura emergente é o chanceler Felipe Pérez Roque, de 41 anos, formado politicamente como secretário de Fidel durante quase uma década e hoje um articulado diplomata capaz de defender o sistema na Assembléia Geral das Nações Unidas.A resposta será conhecida no domingo, quando o Parlamento votar uma lista única de 31 candidatos a igual número de cargos no Conselho de Estado.Fonte: Reuters



OBS: FIDEL,CUBA E TUDO O MAIS DE POLÍTICOS MENTIROSOS !!!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

BRASIL : SERRA LIDERA INTENÇÕES DE VOTO PARA 2010 .


BRASÍLIA - O governador de São Paulo, José Serra, lidera as intenções de voto em todas as listas apresentadas aos entrevistados, tanto no primeiro turno como no segundo, mostra a pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira, 18. Na primeira lista, Serra conta com 38,2% das intenções, seguido de Ciro Gomes (18,5%), Heloísa Helena (12,8%) e Dilma Rousseff com apenas 4,5%. Em outra lista, Dilma é substituída por Patrus Ananias. Serra, nesse caso, conta com 37,5% das intenções de voto; Ciro com 19,6%; Heloísa Helena com 13,9% e Patrus com 3,4%.

Veja também:
Avaliação positiva do governo Lula é a maior desde 2003
Crise dos cartões afeta, mas não define popularidade de Lula
A avaliação do governo Lula
Íntegra da pesquisa

Quando o candidato do PT é Tarso Genro, Serra aparece com 37,3% das intenções; Ciro com 19%; Heloísa Helena com 13,3%; e Tarso com 4,9%. Em uma lista em que Serra não aparece, Ciro Gomes lidera com 25,8% das intenções, seguido por Heloísa Helena com 19,1%, Aécio Neves com 16,6% e Dilma Rousseff com 5,4%.

Por outro lado, na pesquisa espontânea, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera as intenções de voto, tendo sido citado por 18,6% dos entrevistados mesmo sem poder se candidatar. Em segundo lugar apareceu o governador de São Paulo, José Serra, com 5,1% das intenções, seguido de Aécio Neves, com 3%, Geraldo Alckmin com 2,1%, Ciro Gomes com 1,2% e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso 1%.

Apesar do desempenho fraco dos candidatos do PT nas simulações estimuladas, o diretor da Sensus, Ricardo Guedes, afirma que, se o nome for "palatável", o apoio do presidente provavelmente vai colocar o candidato no segundo turno. O mesmo raciocínio vale para candidatos de outros partidos da base aliada que venham a ser apoiados por Lula.

Nas simulações de segundo turno, Serra também vence em todas as listas apresentadas. Diante do candidato do PT, a folga do tucano é bem maior. Contra o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, Serra venceria por 59,1% contra 8%. Na disputa com Dilma Rousseff, venceria com 57,9%, ante 9,2% da ministra da Casa Civil. Já em um eventual embate contra Tarso Genro, Serra teria 57,5%, e o ministro da Justiça teria 10,1%. Serra só venceria com um placar mais apertado a disputa com Ciro Gomes, com 46,5%, enquanto o deputado cearense teria 25,5%.

A pesquisa também fez duas simulações considerando Aécio Neves no segundo turno, enfrentando Dilma Rousseff e Tarso Genro. O tucano vence nas duas simulações. Contra Dilma, ele teria 36,9%, ante 14,5% da ministra; e contra Tarso, 36,1%, ante 15,5% do petista.

Prefeitura

A pesquisa mostrou também que 9,6% dos entrevistados votariam somente em um candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições municipais este ano. Outros 27,2% disseram que poderiam votar no candidato do presidente. Segundo o diretor da Sensus, a soma dos dois resultados forma o chamado limite de voto transferido pelo presidente.

De acordo com a pesquisa, 25,9% dos entrevistados disseram que não votariam de jeito nenhum no candidato de Lula. Um nível de rejeição que não inviabiliza as candidaturas apoiadas por Lula, avalia Guedes, o que ocorreria se a rejeição superasse 40%. Outros 35% dos entrevistados disseram que só decidiriam votar em um candidato apoiado por Lula depois de conhecê-lo.

A CNT/Sensus também pesquisou a transferência de votos pelos governadores. Para 6,8% dos entrevistados, o único candidato que votariam seria o apoiado pelo governador do Estado, enquanto 27,4% poderiam votar no candidato apoiado por um governador. Outros 25,5% disseram que não votariam de jeito nenhum e 37,5% disseram que só decidiriam depois de conhecer o candidato.

Cargos

A pesquisa apontou ainda que a maioria dos entrevistados é contra o ato de ministros, secretários ou altos funcionários da administração federal ou estadual deixarem seus cargos para se candidatar a prefeito. Para 50,8% essa postura não é positiva nem legítima, enquanto 30,8% consideram o movimento positivo e legítimo. Já para 11,6% é indiferente.

O principal critério de escolha para prefeito é ser bom administrador, com 39,6%. O critério seguinte é estar atento às questões sociais, apontado por 25,9% dos entrevistados e o terceiro item foi o compromisso com a geração de empregos, apontado por 19,8%. De acordo com a pesquisa a informação que as pessoas mais consideram na escolha do candidato é o contato direto com o político, com 44,2%.

Para 26,3%, os programas eleitorais de rádio e TV são as informações que mais consideram na hora de escolha do seu candidato; para 12,1% a opinião de amigos e familiares é a mais importante, seguida dos comícios, com 7,8% e da opinião de pastores, padres e lideranças comunitárias, com 4%.

A pesquisa foi feita entre os dias 11 e 16 de fevereiro e entrevistou 2 mil pessoas nas cinco regiões do País. A margem de erro é de 3% para cima ou para baixo.

SÉRVIA PEDE À ONU QUE IMPEÇA SECESSÃO DE KOSOVO .


NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - Se o Conselho de Segurança da ONU não fizer nada para impedir a secessão de Kosovo, estará dizendo ao mundo que nenhum país tem sua soberania e suas fronteiras asseguradas, disse na segunda-feira o presidente da Sérvia, Boris Tadic.


Falando numa reunião do Conselho de Segurança depois que os Estados Unidos e vários países europeus reconheceram a independência da ex-província sérvia, Tadic reiterou que Belgrado vê a secessão como uma violação do direito internacional."Se os senhores fizerem vista grossa a este ato ilegal, quem lhes garante que partes dos seus países não vão declarar independência da mesma forma ilegal", disse ele aos 15 países do Conselho."Quem pode garantir que a vista grossa não será feita para a violação da Carta das Nações Unidas, que garante a soberania e a integridade de cada Estado, quando chegar a vez do seu país?"A Rússia, aliada da Sérvia com poder de veto no Conselho, também defende que a ONU impeça a independência de Kosovo. Mas Tadic reafirmou que a Sérvia não usará a força para impedir a secessão."Como membro responsável da comunidade internacional, comprometido com a resolução pacífica de disputas, a República da Sérvia não vai usar a força", afirmou.No domingo, uma sessão de emergência do Conselho de Segurança convocada pela Rússia foi incapaz de resolver as diferenças entre Moscou e as potências ocidentais, para as quais a independência é a única opção viável.Quatro meses de negociações entre sérvios e kosovares terminaram sem acordo em dezembro de 2007, mas Rússia e Sérvia continuam exigindo uma nova rodada de diálogo.Os Estados Unidos e a maioria dos países da União Européia alegam que a brutal repressão à maioria albanesa de Kosovo, promovido pelo falecido presidente iugoslavo Slobodan Milosevic, leva à conclusão de que a província nunca mais poderia ser dominada por Belgrado.Kosovo está sob administração internacional desde o bombardeio da Otan contra a Sérvia, em 1999, que levou à retirada das forças de Milosevic da província e ao fim da limpeza étnica eslava contra os albaneses.Tadic qualificou esse argumento como absurdo. "Hoje é fevereiro de 2008, Slobodan Milosevic não está mais aí, e em 1999, quando ele estava no poder na Sérvia, Kosovo não recebeu a independência", disse ele. "Os albaneses trabalharam ativamente pela secessão durante décadas, mesmo antes de Milosevic."O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, disse ao Conselho que a missão da ONU em Kosovo, chamada Unmik, vai permanecer por lá.

REUTERS ES

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

BRASIL : GOVERNO LULA TEM A MELHOR AVALIAÇÃO DESDE JANEIRO DE 2003 .



A avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em fevereiro foi a melhor desde janeiro de 2003. A performance pessoal do presidente também só foi superada pela de dezembro de 2003, mostrou nesta segunda-feira pesquisa do Instituto Sensus, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).A avaliação positiva do governo subiu para 52,7% em fevereiro, enquanto em outubro ficou em 46,5%, data do levantamento anterior. Já a avaliação negativa passou de 16,5% para 13,7% neste mês. Na pesquisa divulgada em 29 de janeiro de 2003, poucas semanas após Lula assumir a presidência, a aprovação do governo era de 56,6%.
COMO VOCÊ AVALIA O ATUAL GOVERNO?
ECONOMIA AJUDOU, DIZEM ANALISTAS
PARA LULA, PESQUISA SÓ VALE EM 2010
O desempenho pessoal do presidente Lula foi aprovado por 66,8% dos entrevistados, ante 61,2% na sondagem anterior e em dezembro de 2003 tinha ficado em 69,9%.A 91ª edição da pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 15 deste mês, com 2.000 pessoas em 136 municípios do país. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para cima ou para baixo.Polêmica dos cartõesO uso indevido de cartões corporativos - com gastos excessivos por parte de ministros, funcionários do Governo Federal e de seguranças da família do presidente Lula - é conhecido por 64,1% dos entrevistados da Pesquisa CNT/Sensus.Dos 64,1% que conhecem o assunto, 10,9% aprovam a manutenção do uso do cartão corporativo; 83,1% desaprovam a prática e 3,4% aprovam, desde que regido por normas.Para 70,2%, os ministros e funcionários que usaram indevidamente os cartões corporativos deveriam perder o cargo e repor os gastos; para 19,9%, somente repor os gastos; para 4,9%, somente perder o cargo. E 2,2% acham que ministros e funcionários não deveriam perder o cargo nem repor os gastos.Para 74,9% (entre os que conhecem o assunto), o uso dos cartões afeta a imagem do presidente Lula; 20,2% não acreditam que afete. Sucessão presidencial e municipalA pesquisa ainda avaliou a intenção de voto para a sucessão presidencial em 2010. Nas listas em que o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), foi incluído, ele liderou a sondagem.Com relação às próximas eleições municipais, 9,6% afirmam que certamente votariam em um candidato apoiado ou indicado pelo presidente Lula; 27,2% disseram que poderiam votar; 25,9% que não votariam em um candidato do presidente e 35,0% que somente tomariam a decisão conhecendo o candidato a prefeito de seu município.A administração dos governadores dos Estados foi avaliada positivamente por 43,3% dos entrevistados e negativamente por 18,8%. Em agosto de 2006, a avaliação positiva dos governadores era de 46,1% e a negativa, de 18,7%.A administração dos prefeitos municipais foi avaliada positivamente por 42,0% e negativamente por 29,4%. Em agosto de 2006, a positiva era de 41,3%, e a negativa de 26,3%.Confiança nas instituiçõesA pesquisa também quis saber em quais instituições a população brasileira mais confia: 39,4% confiam na Igreja; 16,5% nas Forças Armadas; 12,7% na Imprensa e nos Meios de Comunicação; 11,3% na Justiça; 4,4% no Governo Federal; 4,1% na Polícia e 0,5% no Congresso.Em outubro de 2007, respectivamente, os índices eram: 37,2%, 16,5%, 11,2%, 9,5%, 5,0%, 3,4% e 1,1%.

Com informações da Reuters.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

BRASIL - "TROPA DE ELITE" VENCEU FESTIVAL DE BERLIM .


"Tropa de Elite", o polémico filme de José Padilha sobre a violência policial no Rio de Janeiro arrecadou hoje o Urso de Ouro, o mais alto galardão do Festival de Cinema de Berlim.

Apesar de não se tratar de um documentário, "Tropa de Elite" retrata as histórias verídicas de 12 antigos oficiais daquela unidade paramilitar cuja insígnia - uma caveira atravessada por um punhal - e indumentária negra causa terror aos habitantes das favelas cariocas.No ano passado, vários oficiais do Batalhão de Polícia de Operações Especiais do Rio tentaram fazer com que o filme de José Padilha, sobre a actuação daquela unidade, fosse impedido de passar nos cinemas.Organizações dos Direitos Humanos afirmam que os membros da unidade, especialmente destinada ao combate aos gangs armados que dominam o tráfico de droga, costumam disparar indiscriminadamente."O filme ganhou grande notoriedade no Brasil e este prémio dá-nos força para seguir em frente", declarou o produtor Marcos Prado enquanto recebia, ao lado de José Padilha, a estatueta dourada do Urso de Ouro, do Melhor Filme.

O grande prémio do júri do festival, um urso de prata, foi para "Standart Operating Procedure", do já oscarizado realizador norte-americano Errol Morris."Standard Operating Procedure" é um documentário sobre o escândalo de Abu Ghraib, no qual soldados norte-americanos torturaram prisioneiros nas instalações da prisão iraquiana.Morris passou quase dois anos a fazer entrevistas a soldados envolvidos no escândalo, que foi revelado com a publicação de fotos tiradas por alguns militares, e combinou esses excertos com cenas reconstituídas.Paul Thomas Anderson foi escolhido como Melhor Realizador pelo filme "Haverá Sangue", protagonizado por Daniel Day-Lewis.O actor interpreta um obcecado prospector de petróleo da viragem do século passado.

O filme tem sido apontado por muitos críticos como favorito a ganhar os óscares mais apetecidos, melhor filme, melhor realizador e melhor actor.Anderson, que ganhou o Urso de Ouro em 2000 com o filme "Magnólia", considerou Day-Lewis um "magnífico actor que torna qualquer realizador um bom realizador".Sally Hawkins ganhou o prémio de Melhor Actriz pelo papel de uma professora de Londres no filme "Happy-Go-Lucky", do realizador britânico Mike Leigh.Leigh declarou que é suposto o filme celebrar o poder do pensamento positivo, com Hawkins a descrever "Happy-Go-Lucky" como um "filme extraordinário, belo e muito especial".

O prémio de Melhor Actor foi para Reza Naji, pela sua interpretação no filme do iraniano Majid Majidi "The Song of Sparrows".Naji interpreta Karim, que perde o emprego numa exploração de avestruzes e depois acaba por trabalhar como condutor de uma mota-taxi em Teerão.O realizador chinês Wang Xiaoshuai arrecadou o prémio de Melhor Argumento pelo filme "In Love We Trust", enquanto o galardão para Filme Mais Inovador foi para "Lake Tahoe", dirigido por Fernando Eimbcke, do México.Os vencedores deste ano foram escolhidos de entre 21 filmes por um júri internacional com seis membros, presidido pelo realizador grego Constantin Costa-Gavras..
NVI/Lusa


ANGOLA - MALÁRIA RESGISTA QUEDA ACENTUADA .


ÁREAS DE RISCO SÃO HUÍLA, CUANDO-CUBANGO, CUNENE E LUANDA

A malária, uma doença considerada endémica em Angola, registou nos três últimos anos uma redução progressiva em termos de vítimas mortais, tendo em 2007 registado menos 1 850 óbitos do que em 2006.

Apesar da diminuição dos óbitos em 2007, a doença foi detectada pelos serviços de saúde angolanos em 1,831 milhões de pessoas. Destas, morreram por acção do plasmodium, agente causador da doença, 5850, referiu ontem à Lusa o director adjunto do Programa Nacional de Controlo da Malária, Nilton Saraiva.
Os números, apesar de elevados, consubstanciam importante diminuição face a 2006, quando foram registados 2,283 milhões de casos de malária, de que resultaram 7786 mortes, com uma taxa de letalidade a rondar os 0,4%.
Em 2007, as áreas de maior risco - em número de casos e de mortes - foram as de Luanda, capital do país, e Cunene, Huíla, Cuando-Cubango e Namibe, no Sul.

No passado recente, Angola chegou a registar mais de três milhões de casos e, em 2003, atingiu 38 600 óbitos, o valor mais alto do período 1999/2006.
Há três anos que o número de casos e de óbitos decaiu, tendo em 2004 sido registados 2,4 milhões de casos e em 2005 e 2006 notificados 2,3 e 1,7 milhões, respectivamente. Quanto ao número de mortes, em 2004 foram registados 12 459 óbitos e em 2005 e 2006 quantificados 13 768 e 7786 mortos por malária.
Em Angola, onde mais de 80 por cento dos habitantes constituem uma população de alto risco, estão identificadas três espécies de plasmodium envolvidas na transmissão da malária - o plasmodium falciparum 92%, plasmodium vivax com 7% e plasmodium malariae com 1%.
A malária aumenta durante a estação das chuvas, com um pico entre os meses de Janeiro e Maio.

Saraiva considerou que esta evolução se deve sobretudo aos novos fármacos utilizados no combate à doença e ao aumento do número de habitações com redes mosquiteiras.
Segundo aquele responsável, o aumento da distribuição de redes mosquiteiras para grávidas e crianças menores de cinco anos nas classes mais vulneráveis tem estado a "contribuir para a redução de casos de malária (ou paludismo)".
Um dos caminhos encontrados para a redução de casos e de mortes por malária em Angola foi o "controlo integrado do vector" e a "protecção individual", estando para isso a ser automatizadas medidas preventivas, selectivas e duradouras, como a distribuição de mosquiteiros, a luta antivectorial (mosquito) e o tratamento intermitente e preventivo à grávida.

DN/LUSA


sábado, 16 de fevereiro de 2008

BRASIL : CASO TAM DEVE GERAR INQUÉRITO CRIMINAL .


Caso TAM: acidente deve gerar inquérito criminal.


O promotor da Justiça Criminal do Estado de São Paulo, Mário Luiz Sarrubbo, disse que o inquérito referente ao acidente com o Airbus A320 da TAM, que matou 199 pessoas em julho do ano passado, no Aeroporto de Congonhas, aponta para responsabilidade criminal e deve gerar um processo. Ele não quis revelar detalhes, mas disse que os trabalhos estão adiantados e que as conclusões dependem somente de alguns dados finais da perícia. Sarrubbo afirmou também que pretende ouvir em breve, em Brasília, ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Denise Abreu.


BRASIL : EM S.PAULO CHOQUE TOMBA ÔNIBUS E DEIXA 23 FERIDOS .


SÃO PAULO - O choque entre dois ônibus, no cruzamento das Avenidas São João e Duque de Caxias, no Centro de São Paulo, deixou pelo menos 23 pessoas feridas, de acordo com as primeiras informações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Um terceiro coletivo, que também seguia pela São João, acabou sendo atingido na batida.

A avenida, no sentido Centro, ficou bloqueada durante parte da manhã, porque um dos ônibus - da viação Campo Belo - tombou. Os outros dois ônibus são da viação Santa Brígida. A via já foi liberada.

De acordo com o relato do motorista do terceiro coletivo, o farol estava fechado na Av. São João, onde eles estavam. "Quando o semáforo para quem seguia pela Av. Duque de Caxias amarelou, o motorista do ônibus da Santa Brígida atravessou e acertou o ônibus que cruzava a avenida", contou o motorista, que não quis se identificar.

Os feridos foram encaminhadas aos hospitais do Ipiranga, Vergueiro, Santa Casa e do Hospital das Clínicas. O caso foi registrado no 3º DP.

A polícia pode requerer à Prefeitura as imagens geradas pelas câmeras de segurança mantidas na região central da cidade.


sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

BRASIL : LULA LEVA FILHO EM VISITA Á ANTÁRTIDA .


Fábio Luiz Lula da Silva, filho mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da primeira-dama Marisa Letícia está entre os integrantes da comitiva que desembarca hoje em Punta Arenas - a cidade mais ao sul do Chile - e segue, amanhã, para conhecer a base brasileira na Antártida.


Fábio Luiz, o Lulinha, é biólogo e sócio da Gamecorp, empresa que ficou famosa com o aporte inicial de R$ 5 milhões do Grupo Telemar, operadora de telefonia que tem o BNDES na sociedade e funciona sob concessão pública. A Gamecorp tem um site de games e produz programas de TV e conteúdo para celulares, como ringtones. No total, 23 pessoas integram a comitiva de Lula. A primeira-dama e os ministros da Defesa, Nelson Jobim, da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e da Comunicação Social, Franklin Martins, também acompanharão o presidente. Lula será o segundo presidente a visitar a estação brasileira. O ex-presidente Fernando Collor visitou a região em 1991. Itamar Franco esteve na base, mas como vice-presidente. Lula encontrará uma base que está em pleno processo de modernização e ocupa 2.500 metros quadrados do continente antártico.Permanecerá ali por pelo menos seis horas, podendo a visita oficial se estender por até oito horas. Lula não está livre, no entanto, de enfrentar problemas como os dos parlamentares que acabaram obrigados a ficar seis noites na estação, e não apenas uma como estava previsto, porque não havia teto para decolar. "Na Antártida, a meteorologia é a mestra das ações. Não adianta querer fazer", disse o encarregado da divisão de operações do programa antártico brasileiro, capitão-de-fragata da Marinha Eron Pessanha.Para os militares e pesquisadores que trabalham no Projeto Antártico, a presença de Lula na base brasileira tem "enorme significância". Segundo o comandante Eron Pessanha, a ida do presidente à estação "reflete um comprometimento governamental com a comunidade científica brasileira e internacional e mostra ao mundo a preocupação do Brasil com a região". Ele lembrou que o Brasil participa de nove projetos científicos no programa do ano polar internacional. No total, 19 pesquisas estão sendo desenvolvidas na Estação Antártida Comandante Ferraz. Uma delas é sobre o aumento da camada de ozônio na atmosfera, provocada pela emissão de gás carbônico, além da absorção deste gás pelos oceanos e a influência disso na redução de moluscos microscópicos que vivem nos mares e que são a base de alimentação das baleias, pingüins e focas. A química Rosane Gonçalves Ito, da Universidade de São Paulo (USP), que participa desse estudo, diz que "é visível" a mudança visual da região. Rosane, que integra o projeto SOS Climate, e desenvolve trabalhos na Antártida há 20 anos, disse ao Estado que de 1988, quando esteve lá pela primeira vez, para cá, a paisagem "já mudou muito" e o degelo pode ser observado. Ela lembra que a Antártida, por ser uma grande reserva de água doce, é sensível à mudança da temperatura, e é possível notar a diferença a olho nu.



HILLARY VENCE DISPUTA DEMOCRATA NO NOVO MÉXICO .


WASHINGTON (Reuters) - A senadora norte-americana Hillary Clinton venceu a disputa pela indicação do Partido Democrata à Presidência dos EUA no Estado do Novo México. Ela conseguiu uma pequena vantagem sobre o também senador Barack Obama, numa votação tão apertada que levou nove dias para ter sua apuração concluída.


Segundo anúncio feito por autoridades eleitorais do Estado na quinta-feira, Hillary obteve 73.105 votos contra os 71.396 de Obama, uma margem de somente 1.709 votos."Estou tão orgulhosa de ter recebido o apoio dos neo-mexicanos em todo o Estado", disse Hillary em comunicado, no qual ela afirma ter conseguido 14 dos 26 delegados em disputa no Estado.A votação no Novo México aconteceu durante a "Super-Terça", no último dia 5, quando quase a metade dos Estados norte-americanos escolheram seus candidatos democrata e republicano para as eleições presidenciais de novembro.Apesar de ser por pequena margem, a vitória foi uma boa notícia para Hillary, que acumula uma série de oito derrotas para Obama desde o dia 5 de fevereiro.(Por David Alexander)Fonte: Reuters


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

BRASIl : GOVERNO DIVULGARÁ LISTA DOS 150 MAIORES DESMATADORES .


A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou hoje que o governo pretende divulgar uma lista contendo o ranking dos 150 maiores desmatadores do País. A ministra, que participa do Seminário de Avaliação e Planejamento das Ações de Monitoramento e Controle dos Desmatamentos na Amazônia, também lamentou que alguns parlamentares digam que não é preciso certificar a produção de madeira, grãos e carne que vêm da Amazônia.


Marina afirmou que sua pasta já está trabalhando pela implementação do decreto 6.321, de 21 de dezembro, que aperta o cerco à atividade de extração ilegal de madeira na Amazônia, e negou que exista uma possibilidade de perdoar quem já desmatou na região.
"Estamos trabalhando para cumprir e implementar o decreto e a portaria (do ministério). E teremos reuniões com os bancos públicos para que não se dê financiamento, nem apoio a atividades que sejam ilegais", disse ela. Também acrescentou que "não existiu, nem existe proposta dentro do governo para anistia aos desmatadores. Existe no governo é a implementação do decreto que aumenta o rigor em relação à fiscalização, criminaliza aqueles que produzirem em área desmatada ilegalmente e criminaliza também aqueles que comprarem os produtos produzidos nessa área."Fonte: Agência Estado.


BOLSAS ASIÁTICAS FECHAM EM QUEDA POR TEMORES COM OS BANCOS .


CINGAPURA (Reuters) - As bolsas asiáticas tiveram um dia de perdas nesta terça-feira em que pesaram o mal desempenho de papéis do setor financeiro como a japonesa MUFG depois que empresas de crédito norte-americanas e bancos tiveram sua recomendação reduzida, semeando temores de que seus problemas possam se espalhar globalmente pelo setor.


As bolsas em Tóquio, Hong Kong e Sydney caíram entre 0,8 e 1,5 por cento. O índice MSCI da Ásia Pacífico exceto Japão perdeu 0,6 por cento.
A maioria dos índices havia subido na segunda-feira, animados por notícias de fusões e aquisições.
O índice japonês Nikkei fechou em queda de 0,8 por cento, com a Honda Motor pressionada depois que a redução de recomendação de empresas de cartão de crédito nos Estados Unidos semearam medos de recessão.
"Os investidores comuns não conseguem tirar o desaquecimento dos Estados Unidos da cabeça, as exportadoras japonesas serão atingidas", afirmou Fujio Ando, diretor-gerente da Chibagin Asset Management.
A redução da recomendação de instituições financeiras como a American Express, combinada com pedidos menores que o esperado a fabricas nos Estados Unidos, atingiram outros setores economicamente sensíveis como construtoras e varejistas em Wall Street na segunda-feira.
O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 1,5 por cento enquanto o Straits Times de Cingapura perdeu 1,8 por cento.
Na contramão, a bolsa em Seul avançou 0,4 por cento, com investidores comprando ações muito desvalorizadas.


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

BRASIL : GARIBALDI APELA E OPOSIÇÃO DECIDE FAZER "OBSTRUÇÃO BRANCA" .


SÃO PAULO - O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), se reuniu nesta quarta-feira, 13, com líderes da oposição e fez um "apelo" para que as votações no Senado não fossem paralisadas por completo. Em resposta, DEM e PSDB decidiram fazer uma "obstrução branca" nesta quarta, o que significa votar apenas as redações finais de projetos de lei já aprovados. A atitude dos oposicionistas é uma represália à atitude do governo de comandar a CPI mista dos cartões corporativos.

Veja também:

Entenda a crise dos cartões corporativos
Briga por comando de CPI ameaça parar Senado
Governo indica aliados para postos da CPI dos cartões
PSDB diz que não vai investigar família de Lula
Após denúncia, governo publica mudanças para cartões

Ainda na reunião, Garibaldi se comprometeu com os líderes do PSDB e do DEM a intervir junto ao Palácio do Planalto para que o governo aceite compartilhar com a oposição o comando da CPI. "Primeiro vou conversar com os líderes do governo (no Senado, Romero Jucá e Valdir Raupp, do PMDB) e depois irei com essa proposta ao comando político do governo", disse. Ele não descartou a possibilidade de conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o assunto.

Também ficou decidido que na semana que vem haverá sessão do Congresso Nacional para apreciar os mais de 800 vetos presidenciais a propostas já votadas ao longo dos últimos anos.

Segundo a assessoria do presidente do Senado, Garibaldi não quer que as discussões sobre a relatoria e presidência da CPI dos Cartões Corporativos "interfira" nos trabalhos da Casa.

Na última terça, o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, disse que dificilmente o PMDB e o PT abrirão mão dos cargos de presidente e relator da CPI mista dos cartões corporativos.

Embora tenha dito que é um problema do Congresso, o ministro não demonstrou disposição do governo em negociar com a oposição o comando da CPI. Múcio lembrou que o regimento dá aos dois maiores partidos a presidência e a relatoria da Comissão.

Raupp anunciou na manhã de terça que o presidente da CPI será o senador Neuto de Conto (PMDB-SC). Para a relatoria está cotado o deputado José Eduardo Cardoso (PT-SP). Nos dois casos, estaria respeitado o princípio da proporcionalidade em que os maiores partidos ocupam os principais cargos nas CPIs.