segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Camuflados: O leilão de Libra

Camuflados: O leilão de Libra:   O gigantesco campo de Libra vai hoje a leilão envolto num poço de incertezas. A primeira experiência no novo sistema de partilha pode...

Um comentário:

Hugo Siqueira disse...

“LEILÃO PORTUGUÊS” ÀS AVESSAS
Foi uma réplica do “leilão português” às avessas: pagou mais bônus e leva menos óleo ao contrário do “leilão Português em que o lusitano paga menos para fazer o serviço (carregar o piano)**. No caso o único consórcio vencedor, que esperou o último instante para apresentar proposta, evitando assim a chegada de outro concorrente inesperado.
Quem mais perdeu foi o leiloeiro: a Petrobras teve que pagar mais 10% de bônus para que as grandes empresas europeias – SHELL E TOTAL– fizessem a finesa de fazer parte do consórcio solitário. Ruim desse jeito até Stalin faria.
** Presta o serviço aquele que ofertar o menor preço daí o nome “leilão português”.
EXPLORAÇÃO a PRAZO DO PRÉ-SAL
A melhor forma de explorar petróleo é como faz Cuba: durante décadas da guerra fria “extraía” petróleo da antiga URSS. Com a perda do fornecedor, depois da queda do ‘muro’ passou “extrair” petróleo da Venezuela em troca de médicos. E o Brasil talvez possa substituir a Venezuela – agora em dificuldades – com fornecimento de petróleo do Pré-sal em troca de médicos. Não só médicos como mecânicos e funileiros, atividade na qual os cubanos são especialistas.