sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Berlusconi: Itália manterá esforço para extraditar Battisti !!!


O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, afirmou hoje que seu país não poupará esforços para obter do Brasil a extradição do ex-militante Cesare Battisti. Em um comunicado, Berlusconi disse que a Itália mobilizará todos os esforços possíveis para obter a extradição de Battisti. O primeiro-ministro disse que está confiante de que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá o caso favoravelmente ao governo italiano. Ontem, o STF deu cinco dias à Itália para que se pronuncie no caso.


O ministro da Justiça, Tarso Genro, concedeu no dia 13 status de refugiado político a Battisti. Ex-membro de um grupo armado comunista, o Proletários Armados para o Comunismo (PAC), Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália por envolvimento em quatro assassinatos, na década de 1970. Ele é considerado terrorista pelo governo do país. O governo italiano convocou seu embaixador no Brasil para consultas e pressiona pela mudança na decisão.
Battisti tornou-se um escritor e alega ser inocente. Ele permanece detido em Brasília, esperando uma decisão final. O ex-militante viveu na França entre 1990 e 2004, porém fugiu para o Brasil quando uma lei francesa que o protegia mudou e ele passou a ser ameaçado de extradição para a Itália. Battisti foi preso no Rio de Janeiro, em 2007. As informações são da Dow Jones.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Ronaldo se separa da mulher, diz jornal !!!


Atacante estaria se sentindo "sufocado" com a mãe de sua filha Maria Sophia, que nasceu há pouco mais de um mês !!!



LANCEPRESS!


Enquanto não estreia pelo Corinthians, Ronaldo continua chamando a atenção muito mais pelo que faz fora de campo. Segundo a coluna "Diário da Fama", do "Diário de S. Paulo", o atacante terminou o seu casamento com Bia Antony. O relacionamento chega ao fim pouco mais de um mês depois do nascimento de sua filha com Bia, Maria Sophia.
A coluna afirma que "um amigo do Fenômeno, que pediu para ter a identidade preservada, contou que o jogador estava se sentindo sufocado". Ainda segundo o jornal, Bia e a menina ficarão morando no Rio de Janeiro em um apartamento do craque avaliado em R$ 1,5 milhão.
Outra informação publicada é que estudante teria até cogitado se mudar para São Paulo, mas Ronaldo vetou. E que o camisa 9 do Timão não vai ao Rio há 20 dias e está vendo a sua filha apenas por uma câmera de computador.
Não bastasse isso, o programa da "Bom Dia Mulher", da "RedeTV", mostrou imagens comprometedoras de Ronaldo na boate Pink Elephant, em São Paulo. O artilheiro foi flagrado saindo do local às 6h da manhã da última sexta-feira. Em vídeos feitos por um telefone celular, o atleta aparece bebendo, conversando com garotas e beijando duas mulheres.Ronaldo e Bia começaram a se distanciar em abril do ano passado, quando o jogador se envolveu em
confusão com dois travestis no Rio de Janeiro. Os dois se distanciaram e só voltaram a ter contato após a confirmação da gravidez da estudante.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

FUMAR !!! UM VÍCIO QUE PROVOCA DEPRESSÃO !!!


Fumar já não é um prazer. Fumar se transformou em um dos vícios mais proibidos e pior vistos na sociedade. A cada dia são descobertos mais prejuízos gerados pelo tabaco e, há anos, os cientistas que se dedicam a estudar os males derivados da nicotina, tentam compreender a relação do tabaco com uma das grandes doenças que atingem a sociedade moderna: a depressão.


Destaques:


A relação entre tabagismo e alguns transtornos psiquiátricos parece cada dia mais evidente nas sociedades ocidentais. Segundo estudos, a probabilidade de sofrer uma depressão aumenta de acordo com o número de cigarros que são consumidos por dia.
- Sentir-se acossado e com o prejuízo no bolso são razões suficientes para que o fumante entre em depressão, mas há outras razões pelas quais o tabaco pode causar o problema, cujas conseqüências e sintomas podem ser muito piores, pois afetam a saúde psíquica e física dos indivíduos.
- Com o tempo, os fumantes podem sofrer alteração dos níveis cerebrais de serotonina, substância química reguladora das emoções, que se reduz nos casos das pessoas com depressão.
Fumar se transformou nos dias de hoje em um ato quase que ilegal e a grande maioria dos países proíbe o hábito dentro de locais públicos, incluindo, os de lazer. Tão amplas e reiterativas foram as campanhas para conscientizar a população de que o tabaco prejudica a saúde, não só dos fumantes, mas também das pessoas à volta deles, que fumar passou a ser quase um crime.
O fumante é um doente em potencial e, além disso, um agressor da saúde alheia. Já não se pode fumar um cigarro para sentir o prazer da nicotina atravessando os pulmões e exalando a fumaça pelo nariz. Acabaram-se os filmes nos quais fumar era para homens elegantes ou para mulheres fatais. Agora, os heróis não fumam e, além disso, possuem porte atlético.
Outro dos elementos dissuasórios usados pelos Governos contra o tabaco é a alta dos preços que em alguns casos chega a ser proibitivo. O assédio e a luta contra os fumantes têm dado bons resultados em muitos viciados que se determinaram a abandonar o tabaco para sempre, embora haja outro setor da população que, atraído pelo perigo e pela transgressão, passou a aumentar o número de cigarros consumidos.
Sentir-se acossado e com o prejuízo no bolso são razões suficientes para que o fumante entre em depressão, mas há outras razões pelas quais o tabaco pode causar o problema, cujas conseqüências e sintomas podem ser muito piores, pois afetam a saúde psíquica e física dos
indivíduos.


A nicotina, uma alegria efêmera


A relação entre tabagismo e alguns transtornos psiquiátricos é cada dia mais evidente nas sociedades ocidentais. Segundo alguns estudos, a probabilidade de se sofrer de uma depressão aumenta segundo o número de cigarros que são consumidos por dia.
Um estudo publicado nos Estados Unidos, em 1998, mostrava que entre adultos jovens o antecedente de depressão aumentava de forma significativa o risco de progressão para o tabagismo diário, enquanto um antecedente de tabagismo diário aumentava significativamente o risco de depressão.
Além disso, os autores deste trabalho concluíram que a automedicação da depressão poderia contribuir para a progressão do tabagismo e que os efeitos neurofarmacológicos da nicotina podiam estar associados à depressão. Estudos realizados recentemente na Espanha - onde pesquisadores da Universidade das Palmas de Grande Canária e da Universidade de Navarra colaboraram com epidemiologistas de Harvard (Estados Unidos) -, com 8.556 universitários que foram acompanhados por um período de seis anos, constataram o que outras pesquisas posteriores já tinham mostrado.No estudo foram levados em conta vários fatores como a saúde física, o exercício e as circunstâncias que podiam provocar estresse. Entre estes universitários avaliou-se de forma prospectiva a presença de depressão a partir de um diagnóstico médico e do consumo de fármacos antidepressivos, relacionando-os com o consumo do tabaco. O trabalho levou à conclusão de que fumar podia contribuir diretamente no desenvolvimento de transtornos do estado de ânimo.
Com o tempo, os fumantes podem sofrer alteração dos níveis cerebrais de serotonina, substância química reguladora das emoções, que se reduz nos casos das pessoas com depressão. Estes casos de depressão foram detectados a partir de um diagnóstico médico e do consumo de fármacos antidepressivos relacionados com a nicotina.
No entanto, avaliou-se que na tendência natural a sofrer de depressão existe uma maior tendência a fumar por fatores genéticos ou ambientais. Os efeitos tranqüilizantes, psicoativos e euforizantes da nicotina incitam as pessoas depressivas a consumi-la. Quem sofre de estresse crônico ou é propenso a sofrer sintomas depressivos tende a se tornar viciado no tabaco. A relação existente entre a nicotina e o correto funcionamento da tireóide e do sistema nervoso central também favorece a tendência de consumo do tabaco.
Os especialistas apontam as conseqüências daninhas do tabaco, especialmente em relação a pessoas com tendência à depressão, aconselhando-as a procurar um médico especialista para se submeterem a um tratamento que os afaste para sempre da nicotina. Por Isabel Martinez Pita.


terça-feira, 27 de janeiro de 2009

BRASIL - MP vai à Justiça contra Renascer por não cumprir acordo !!!


O Ministério Público (MP) divulgou na noite de hoje nota à imprensa afirmando que irá propor medidas judiciais cabíveis contra a Igreja Apostólica Renascer em Cristo, em decorrência de um culto realizado ontem no Clube Homs, na capital paulista.


Segundo o MP, o clube não tem alvará de funcionamento e a Igreja Renascer teria descumprido acordo firmado com o próprio MP na última terça-feira, em que se comprometia a não realizar cultos em locais improvisados.
Ainda segundo a nota, as medidas serão tomadas com base no descumprimento do acordo e após a conclusão da análise de documentos entregues pela igreja e pelo Departamento de Controle do Uso de Imóveis (Contru) da Prefeitura de São Paulo à promotora de Justiça Mabel Tucunduva de Souza.
A assessoria da igreja informou que a Renascer tinha alvará para realizar o culto e desde 2005 o Clube Homs tem permissão de funcionamento concedida pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Ainda segundo a igreja, o acordo firmado entre a Renascer e o MP previa a não realização de cultos "só nas proximidades do local do acidente". Procurada, a assessoria do Contru disse não poder se pronunciar sobre o assunto, uma vez que a ação corre em sigilo na Justiça.
O Clube Homs recebeu pelo menos quatro notificações de multa por realizar eventos antes de apresentar alvará de funcionamento. O clube estava proibido de realizar qualquer tipo de evento

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

BOLÍVIA - Evo Morales vence referendo na Bolívia e mira reeleição !!!


LA PAZ (Reuters) - O presidente boliviano, Evo Morales, declarou vitória num referendo em que os eleitores aprovaram uma nova Constituição de viés esquerdista, mas líderes da oposição podem criar obstáculos a sua implementação, enquanto se preparam para desafiá-lo nas eleições de dezembro.


Aprovada com 60 por cento dos votos num referendo no domingo, a nova Constituição visa dar mais poder à maioria indígena na Bolívia, permite que Morales se candidate à reeleição e lhe confere controle maior sobre a economia.
Evo Morales chegou à presidência há três anos e é popular entre a população pobre e os grupos indígenas aimarás, quechuas e guaranis, que vem sofrendo séculos de discriminação no país mais pobre da América do Sul.
Ele próprio índio aimará e ex-líder dos plantadores de coca, Morales é o primeiro presidente indígena da Bolívia e seguiu o exemplo de seus aliados socialistas, os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e do Equador, Rafael Correa, em buscar aprovar novas Constituições.
Embora a nova Constituição tenha sido bem recebida no planalto andino, foi rejeitada em quatro das nove províncias bolivianas, as mais ricas do país, de acordo com pesquisas de boca de urna.
"O que foi ratificado é uma polarização em nível nacional", disse Carlos Hugo Laruta, colunista do jornal La Prensa. "Então os dois lados precisam rever suas posições sobre a implementação da Constituição e as eleições de dezembro."
Morales disse que a Bolívia precisará aprovar cerca de 100 leis para implementar a maioria das reformas previstas na Constituição, incluindo as normas para a eleição de juízes da Suprema Corte, numa votação popular.
Para fazê-lo, ele pode trabalhar com a oposição, que tem maioria no Senado, ou correr o risco de despertar a ira dela, passando ao largo do Congresso e aprovando a Constituição por decretos.
Líderes oposicionistas nas províncias orientais, onde a economia é dominada por uma elite de origem européia ou miscigenada, querem mais autonomia do governo central.
Entre 55 por cento e 60 por cento dos 9,2 milhões bolivianos é formada por indígenas. A política boliviana segue divisões raciais e regionais.
Enquanto implementa a Constituição, Morales também fará campanha para ser reeleito para novo mandato de cinco anos, em dezembro, para tentar realizar sua agenda socialista. Por enquanto ele é o candidato favorito, na medida em que os conservadores estão divididos e não contam com um candidato forte.
Mas a popularidade do presidente pode diminuir se as vendas e os preços do gás natural boliviano, cujas exportações formam a principal fonte de receita do país, caírem em função da crise econômica global. O Brasil, maior comprador do gás boliviano, já reduziu o volume importado.
A oposição diz que vem ganhando terreno. Os 60 por cento dos eleitores que votaram "sim" no domingo já são menos que os 67 por cento que Morales obteve numa eleição no ano passado.
Seus críticos aproveitaram a margem de vitória menor para dizer que tentarão bloquear as reformas previstas na nova Constituição ou forçar o presidente a fazer concessões.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Ódio à escravidão moveu idéias de Darwin, diz livro !!!


LONDRES (Reuters) - Um novo livro sobre Charles Darwin diz que um ódio passional à escravidão foi fundamental para que ele desenvolvesse a sua teoria da evolução.


A teoria foi contra a suposição de muitos à época de que negros e brancos eram de diferentes espécies."Darwin's Sacred Cause" (a causa sagrada de Darwin) é um dos primeiros entre as dezenas de trabalhos sobre o cientista do século XIX que deverão ser lançadas em 2009, bicentenário de seu nascimento e quando se completam 150 anos da publicação do revolucionário "A Origem das Espécies".Os autores do livro, Adrian Desmond e James Moore, também acreditam que ele será um dos mais polêmicos, porque explora o que chamam de humanitarismo de Darwin e contesta a noção de que suas conclusões tenham sido resultado apenas da busca científica."Deve haver razões para ele ter chegado a imagens da origem comum da evolução quando não havia precedentes para tanto na zoologia de seu tempo", disse Desmond à Reuters. "Isso vem do antiescravagismo.""Ninguém duvida que as ilhas Galápagos, os tentilhões, as preguiças gigantes e as tartarugas gigantes tenham sido absolutamente fundamentais para seus pontos de vista e para o que ele estava interessado.""Mas é preciso observar um certo princípio norteador. Cada navio levava mais de um naturalista naqueles tempos -- por que nenhum deles chegou a essa idéia da origem comum, ainda que a maioria deles tivesse exatamente a mesma evidência?"Moore disse que o livro não pretendia simplificar o argumento para "sou contra a escravidão, portanto sou evolucionista". E acrescentou: "Esse não é um argumento reducionista. Estamos ressaltando que era preciso que Darwin acreditasse em uma 'ciência da fraternidade' para ver a origem comum. Não podemos descobrir de onde mais ele teria tirado isso."Desmond e Moore voltam ao naturalista 18 anos após lançarem "Darwin", a aclamada biografia do homem que chegou à conclusão de que todas as espécies evoluíram de ancestrais comuns.Como o próprio cientista sabia, suas teorias foram revolucionárias.Ele derrubou os humanos de seu pedestal ao sugerir que compartilhamos ancestrais com macacos e lesmas, acabou com as pesquisas científicas sugerindo que brancos eram de uma espécie superior aos negros e contestou suposições criacionistas.Desmond e Moore argumentam que o seu ponto de vista é importante porque mostra que Darwin foi movido por desejos e necessidades humanas, e lança nova luz sobre trabalhos atacados até hoje por serem considerados moralmente subversivos.Fonte: Reuters.
Leia mais
23/01/2009Brendan Fraser volta ao mundo em "Coração de Tinta"
23/01/2009Patrick Swayze vai escrever autobiografia
23/01/2009Atriz Penélope Cruz espera levar o Oscar para casa
23/01/2009Guerra, imigração e política na mira no Oscar de estrangeiro
23/01/2009Família de Ledger reage com alegria e dor à indicação do Oscar

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

18-Swan Lake

MARAVILHOSO BALLET !!!
MÚSICA DIVINA !!!

Obama pede a Israel que abra fronteiras de Gaza para entrada de ajuda !!!


WASHINGTON (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu nesta quinta-feira a Israel que abra os postos de passagem nas fronteiras de Gaza, para que possa entrar ajuda humanitária e fluir o comércio.


"O socorro deve poder chegar aos palestinos inocentes que dependem deles", afirmou o presidente, durante visita ao departamento de Estado americano destinada a mostrar a importância concedida à diplomacia e à unidade de pontos de vista com a secretária de Estado, Hillary Clinton.
O novo governo contará com o ex-senador George Mitchell, 75 anos, no cargo de emissário para o Oriente Médio que prometeu empreender "todos os esforços necessários para alcançar a paz e a estabilidade no Oriente Médio", ao aceitar sua nomeação.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Obama congela faixa de altos salários na Casa Branca !!!


Em seu primeiro dia completo na Casa branca, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, convocou seus conselheiros econômicos e altos oficiais militares para várias reuniões, com o objetivo de começar as várias mudanças que prometeu durante a campanha. Um dos primeiros atos de Obama foi congelar os salários de 100 empregados da Casa Branca que ganham mais de US$ 100 mil por ano.


Obama disse que está congelando os salários dos altos funcionários da Casa Branca e tornando mais rígidas as normas para os lobistas. Em uma de suas primeiras ações como 44º presidente dos EUA, Obama disse que as "famílias estão apertando os cintos e assim deve fazer Washington". Ele afirmou que os funcionários que deixarem seu governo não poderão fazer lobby na Casa Branca enquanto ele for presidente. Obama também anunciou a proibição aos presentes dos lobistas, segundo o site MarketWatch.
De acordo com a Associated Press, o congelamento manterá os salários em seus níveis atuais, segundo memorando presidencial emitido na apresentação de Obama ao staff da Casa Branca. Os auxiliares de Obama que recebem mais de US$ 100 mil incluem o chefe de gabinete, o conselheiro de segurança nacional e o assessor de imprensa. "A transparência e o império da lei serão as pedras angulares deste governo", disse Obama.
A agenda do primeiro dia de Obama como presidente foi carregada e incluiu um serviço religioso na Catedral Nacional de Washington e um café da manhã com funcionários na Casa Branca. Obama e sua esposa, Michelle, abriram a Casa Branca para receber alguns convidados durante a tarde, no Salão Azul. Além disso, o presidente se reuniu com funcionários da equipe econômica e eles discutiram como avançar a aprovação do pacote de US$ 850 bilhões no Congresso, para socorrer a economia.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Brasil tem em dezembro maior perda de empregos desde 1999 !!!


AÍ ESTÁ A CRISE COMO EM TODOS OS OUTROS PAÍSES DO MUNDO !!!


BRASÍLIA (Reuters) - A economia brasileira fechou mais de 650 mil postos de trabalho com carteira assinada em dezembro, marcando o pior desempenho desde maio de 1999, mostraram dados divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
De acordo com relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram fechadas 654.946 vagas com carteira assinada. O número supera a estimativa feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada, de 600 mil postos, e também os 300 mil postos que tradicionalmente são perdidos em meses de dezembro.
"O presidente Lula, de maneira geral, está otimista quanto às possibilidades que o governo tem de trabalhar para enfrentar a crise e enfrentar esses números", afirmou o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, logo após a divulgação do relatório.
A perda no mês passado foi mais que o dobro do apurado em dezembro de 2007, quando foram fechadas 319.414 vagas com carteira assinada no país.
"Obviamente, já é o efeito forte da crise", afirmou a jornalistas o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, referindo-se aos efeitos da crise financeira global que desde meados de setembro tem afetado o ritmo de atividade econômica no país.
Apesar dos cortes em dezembro, a economia brasileira gerou 1,45 milhão de empregos formais em 2008, ante criação de 1,62 milhão em 2007, informou o ministro.
Uma das prioridades do governo federal é a ampliação do número de empregos formais no país, mas diversas setores têm começado a anunciar cortes de pessoal, diante das dificuldades geradas pela crise de crédito.
O presidente Lula terá uma reunião ainda nesta segunda-feira com representantes de centrais sindicais para discutir a questão do emprego.
Na semana passada, sindicalistas e empresários se reuniram na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) para discutir alternativas para tentar evitar o corte de postos de trabalho.
Lupi deixou claro que o governo tomará todas as medidas necessárias para evitar uma piora no quadro do emprego no país. "Vamos ter atitudes fortes para a geração de emprego", afirmou o ministro sem dar mais detalhes.
Ele reiterou que o uso de recursos do FGTS e do FAT para ajudar algumas indústrias deve ser atrelado a salvaguardas e proteção de empregos. "É incoerente (usar) dinheiro dos trabalhadores para demitir trabalhadores", afirmou.
Os cortes de emprego pesaram na indústria e na agricultura, além de nos setores de serviços e de construção.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

BRASIL - Desabamento de igreja em SP mata 8, trabalho de resgate continua !!!


SÃO PAULO (Reuters) - Chegou a oito o número de mortos no desabamento do teto da sede mundial da igreja Renascer em Cristo, na zona sul de São Paulo, informou a Secretaria de Segurança Pública do Estado nesta segunda-feira, enquanto equipes de resgate e integrantes do Corpo de Bombeiros seguiam os trabalhos de busca no local.


O desabamento aconteceu por volta das 19h de domingo, no intervalo entre dois cultos da igreja. Imagens aéreas transmitidas em emissoras de televisão mostraram o teto do prédio totalmente destruído.
A oitava vítima morreu na manhã desta segunda-feira no Hospital das Clínicas, zona oeste da capital. Outras sete vítimas foram retiradas sem vida do local do acidente. Cerca de 100 pessoas ficaram feridas e não havia informações sobre desaparecidos.
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública, as investigações sobre o acidente ainda não começaram.
Em nota, a direção da Renascer em Cristo afirmou que aguarda a conclusão dos trabalhos dos Bombeiros e da Polícia Técnica para determinar as causas do acidente. A Renascer informou, no entanto, que todos os documentos relativos ao funcionamento do prédio estão "perfeitamente em dia e de acordo".
Em um comunicado separado, os líderes da Renascer, Estevam e Sônia Hernandes, afirmam estar "absolutamente consternados, tristes e pasmos com a tragédia".
"Foi uma grande fatalidade o que ocorreu. Não sabemos o motivo. Mas há de haver um propósito para tal sofrimento", afirmaram na declaração.
(Reportagem de Eduardo Simões).

domingo, 18 de janeiro de 2009

Israel anuncia cessar-fogo; Hamas diz que continua a lutar !!!


TEL AVIV (Reuters) - O Gabinete do governo israelense aprovou neste sábado a proposta de cessar-fogo unilateral na Faixa de Gaza, informou o primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert. O Hamas, no entanto, afirmou que continuará a lutar.


Segundo Olmert, Israel conseguiu atingir todos os seus objetivos no conflito contra o Hamas, uma vez que o grupo palestino foi duramente atingido e sua capacidade de lançar foguetes contra o território israelense foi severamente limitada. A ofensiva israelense em Gaza durou cerca de três semanas e matou mais de 1.200 palestinos.
"As condições foram criadas e os nossos objetivos, como declarado, foram conquistados totalmente", afirmou.
O cessar-fogo, que, segundo Olmert, foi uma resposta ao apelo do Egito, terá início no domingo. Olmert disse que as tropas israelenses permanecerão em Gaza por enquanto e o Hamas poderá ser "surpreendido novamente" se voltar atacar Israel.
Em Gaza, no entanto, o Hamas afirmou que o anúncio não colocará fim ao conflito. "Um cessar-fogo unilateral não significa o fim da agressão (israelense) e o fim do sítio (causado pelo fechamento das fronteiras entre Israel e Gaza). Isso (o cerco) constitui um ato de guerra, e então isso não significa o fim da resistência", afirmou à Reuters Fawzi Barhoum, porta-voz do grupo palestino.


Saiba mais:

sábado, 17 de janeiro de 2009

Israel prepara cessar-fogo unilateral na Faixa de Gaza !!!


Os Estados Unidos e Israel assinaram hoje um acordo que tem como objetivo garantir que os militantes do Hamas não se rearmem após os israelenses declararem um cessar-fogo unilateral na Faixa de Gaza.


O "memorando de entendimento", como foi definido pela secretária de Estado norte-americana Condoleezza Rice, foi assinado hoje em Washington por ela e pela ministra das Relações Exteriores de Israel, Tzipi Livni. Israel poderá declarar o cessar-fogo unilateral amanhã, quando ocorrerá uma reunião do gabinete de governo.
Segundo o acordo, assinado apenas entre os dois países, as tropas israelenses poderão permanecer no território palestino após a declaração de cessar-fogo unilateral. "As forças israelenses permanecerão em Gaza após o processo de trégua unilateral", disse, sob anonimato, um funcionário graduado do governo israelense em Jerusalém. Um dos líderes do Hamas afirmou hoje que o grupo não concorda em assinar um cessar-fogo sob as condições da proposta egípcia.
"O gabinete de segurança deverá votar em favor de um cessar-fogo unilateral no encontro de amanhã, depois da assinatura do memorando em Washington e do significativo progresso feito no Cairo", disse o funcionário israelense. Já em Washington, no Departamento de Estado, Livni descreveu o acordo como "um complemento vital ao fim das hostilidades" na problemática região. Segundo ela, o acordo entre Israel e os EUA é "um complemento às ações do Egito e para acabar com o contrabando na Faixa de Gaza".
Sob a proposta egípcia de cessar-fogo, a luta seria interrompida imediatamente por dez dias, mas as forças israelenses permaneceriam na Faixa de Gaza e nos cruzamentos de fronteira até que detalhes específicos sejam elaborados para a segurança nos limites do Egito e da Faixa de Gaza. O objetivo deste ponto é garantir que o grupo militante Hamas não contrabandeie armas para o território.
O documento assinado hoje, com duas páginas e meia, ressalta o papel que os EUA terão nesse processo, ao garantir o fornecimento de equipamento de vigilância e detecção, ajuda logística e de treinamento a Israel, ao Egito e a outras nações que possam ser envolvidas no monitoramento das fronteiras marítimas e terrestres da Faixa de Gaza.
Obama
Rice e o porta-voz do Departamento de Estado do governo norte-americano, Sean McCormack, disseram que o presidente eleito do país, Barack Obama - que tomará posse na terça-feira -, e a secretária de Estado do novo governo, Hillary Rodham Clinton, já foram consultados sobre detalhes do acordo assinado hoje. Livni e Rice disseram esperar que os países europeus trabalhem em acordos semelhantes com Israel.
Antes, Rice disse à imprensa que o acordo "deverá ser um dos elementos que tentarão levar o processo a um cessar-fogo duradouro, um cessar-fogo que possa ser mantido". "Nós vemos isso (o acordo de hoje) como parte um amplo esforço internacional para compartilhar informações" em como lidar com carregamentos de armas, disse. Com informações da Dow Jones.
Saiba mais:

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Lula diz apoiar projeto de Chávez de reeleição ilimitada !!!


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu hoje a iniciativa de seu colega venezuelano, Hugo Chávez, de propor a realização de um referendo sobre a possibilidade de implantação de um sistema de reeleição ilimitada para presidente da República e outros cargos do Poder Executivo da Venezuela.


Porém, Lula fez a ressalva de que não considera esse o caminho para o Brasil. "Obviamente, eu vou trabalhar para fazer o meu sucessor", disse o presidente brasileiro, durante entrevista em El Diluvio, no norte da Venezuela, onde visita o Projeto Agrário Socialista Planície de Maracaibo.
Mas, sobre as pretensões do presidente venezuelano, Lula declarou: "Chávez é jovem e aguenta um novo mandato". Ele insistiu em que a questão da reeleição está relacionada "à cultura e à vontade de cada povo". O presidente brasileiro argumentou que o processo democrático se traduz na garantia a todos os candidatos de participarem dos pleitos eleitorais nas mesmas condições. Lula foi questionado sobre o tema da reeleição enquanto estava ao lado de Chávez, no sétimo encontro bilateral do mecanismo de reuniões trimestrais entre os dois presidentes.
O presidente brasileiro aproveitou para dar uma alfinetada no seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso. Ele afirmou que, se a economia brasileira estivesse bem no período de 1998 a 2002, e as pesquisas indicassem alta popularidade do então presidente, teria aparecido um deputado com uma proposta de emenda constitucional para uma nova reeleição.
Esquerda
Segundo Lula, o questionamento de projetos de reeleição surge apenas para candidatos de esquerda que se mostram mais fortes. Insistiu em que "ninguém perguntou" ao presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, sobre a intenção dele de aprovar a reeleição em seu país. Disse também que ninguém questionou os primeiros-ministros de países europeus que se mantiveram nos cargos por longos períodos, como a britânica Margareth Thatcher.
Na avaliação do presidente brasileiro, caberá aos eleitores venezuelanos definirem se querem ou não a reeleição ilimitada, que será motivo do referendo marcado para 15 de fevereiro, e se querem ou não um novo mandato para Chávez. "O dia em que o povo não quiser mais, não vai votar em você, vai votar em outro", afirmou Lula, dirigindo-se ao colega. Em um descuido, Lula chamou de "boliviano" o povo venezuelano, e corrigiu rapidamente o deslize.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Israel ataca Cidade de Gaza em meio a esforços por trégua !!!


GAZA (Reuters) - Tanques e artilharia israelenses atacaram a Cidade de Gaza na quinta-feira na investida mais pesada em quase três semanas de combates, apesar de alguns sinais de progresso nos esforços internacionais para um cessar-fogo.


Imagens feitas por uma câmera da Reuters na área central de Gaza mostraram ataques constantes da artilharia por várias horas. Disparos foram feitos em áreas centrais e tiros também ecoavam em áreas residenciais da cidade.
A maioria dos combates se concentrava no bairro de Tel al-Hawa, onde alguns moradores fugiam a pé e outros permaneciam em abrigos precários em meio ao ataque noturno.
Não havia informações imediatas sobre vítimas.
Forças israelenses cercaram a cidade de 500 mil habitantes por vários dias. Tanques chegaram a fazer incursões em direção ao centro da cidade para testar a resistência do Hamas e de outros grupos militantes, mas haviam evitado um ataque em larga escala nessa área densamente povoada.
O número de palestinos mortos na ofensiva subiu para pelo menos 1.024, segundo o Ministério da Saúde em Gaza, dirigido pelo Hamas. Um grupo palestino de defesa dos direitos humanos disse que 670 dos mortos eram civis.
Treze israelenses foram mortos --10 soldados e três civis atingidos por foguetes disparados pelo Hamas.
Enquanto o número de mortos aumentava, os esforços por um cessar-fogo para pôr fim à ofensiva iniciada em 27 de dezembro eram intensificados. Um enviado israelense deve se reunir com mediadores egípcios no Cairo na quinta-feira para discutir uma proposta de trégua feita pelo Egito.


(Reportagem adicional de Allyn Fisher-Ilan e Adam Entous em Jerusalém)

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

BRASIL - Lupi sugere a Lula vincular repasses à manutenção de empregos !!!


BRASÍLIA (Reuters) - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, sugeriu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em encontro na noite desta terça-feira, vincular a liberação de recursos do FAT e do FGTS para empresas atingidas pela crise à manutenção das vagas ou criação de novos postos de trabalho.
A argumentação do ministro é que os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) são dinheiro do trabalhador e não podem penalizá-lo. Segundo Lupi, Lula lhe pediu que apresente uma proposta concreta nesse sentido.
"Quero vincular (os repasses) e cruzar com os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Não posso voltar atrás, seria para os novos (repasses)", disse Lupi a jornalistas sobre sua sugestão.
"Temos que saber que mecanismos existem para amarrar (os repasses à manutenção do emprego)", acrescentou.
Lupi afirmou que mais demissões ocorreram em dezembro e que terá os dados oficiais na segunda-feira. Mesmo assim, adiantou, o saldo de 2008 é positivo.
O ministro contou que na reunião com Lula não tratou da liberação de mais recursos do seguro desemprego para quem perder o emprego por conta da crise. "O presidente está muito preocupado com a situação do desemprego", limitou-se a informar.
Perguntado se existem empresas que pegaram dinheiro do FAT e estão demitindo, respondeu: "Temos noção de quem esta pegando emprestado e quem está demitindo".

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Vencedora de Nobel da Paz iraniana é acusada de apoio a Israel !!!


TEERÃ (Reuters) - Cerca de 150 manifestantes fizeram um protesto em frente à casa e ao escritório da ganhadora do prêmio Nobel da Paz Shirin Ebadi nesta quinta-feira, acusando-a de ser favorável a Israel, o principal inimigo do Estado islâmico, afirmou um membro de sua organização de direitos humanos.Abdulreza Tajik, do Centro de Defensores dos Direitos Humanos liderado por Ebadi, disse acreditar que se tratavam de estudantes membros da milícia religiosa Basij.


Os manifestantes derrubaram uma placa da firma de advocacia de Ebadi e pisaram em cima, disse Tajik à Reuters."Israel comete crimes, Ebadi os apóia", diziam os manifestantes, segundo Tajik. Os dizeres fazem referência aos ataques do estado judaico em Gaza. Tajik disse que os manifestantes se dispersaram depois de uma intervenção policial. Não ficou claro o motivo das acusações contra Ebadi.Tajik disse que o centro de supervisão de direitos humanos de Ebadi condenou a violência contra os palestinos na Faixa de Gaza, pedindo medidas internacionais para conter a ofensiva israelense.Um líder da Basij em uma universidade de Medicina iraniana, Alireza Keighobadi, disse à agência de notícias ISNA que os membros de sua organização se reuniram do lado de fora do escritório de Ebadi, que fica no mesmo prédio que sua casa."Considerando que Shirin Ebadi recebeu seu prêmio Nobel da Paz pela defesa das crianças, nos reunimos em frente ao seu escritório para perguntar se as crianças de Gaza não são crianças a serem defendidas", disse.O incidente acontece um dia depois que o Ministro das Relações Exteriores da França, agindo em nome da União Européia, convocar o embaixador iraniano em Paris para protestar sobre o tratamento de Ebadi.O governo iraniano fez uma incursão no escritório de advocacia de Ebadi em Teerã no início da semana, menos de dez dias depois de fechar a sede de seu centro de Direitos Humanos, disse um grupo de defesa de direitos nos Estados Unidos na terça-feira.Ebadi critica repetidamente os dados sobre respeito a direitos humanos do Irã, dizendo que o país teve o maior número de execuções per capita em 2007, e um número crescente de presos políticos.(Reportagem de Hossein Jaseb)Fonte: Reuters .
Leia mais
31/12/2009EUA desocupam palácio da era de Saddam Hussein
31/12/2009Austeridade marca aniversário de 50 anos da revolução em Cuba
02/01/2009Raúl Castro diz que revolução cubana enfrenta desafios
02/01/2009Israel mantém ataques aéreos sobre Gaza
01/01/2009Explosão de granada mata 5 e deixa 65 feridos