segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Clinton promete fazer o que puder para eleger Obama nos EUA.


WASHINGTON (Reuters) - O ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton disse que o republicano John McCain é um "bom homem", mas espera que o democrata Barack Obama mostre "grandeza" como presidente, e acrescentou que fará tudo o que puder para que Obama seja eleito em 4 de novembro.Por muito tempo questionado sobre seu envolvimento com Obama, que derrotou sua mulher, a senadora por Nova York Hillary Clinton, na indicação do candidato democrata à presidência, Clinton disse que admira McCain, mas acredita que Obama será um melhor presidente."Hillary é uma das que me disse para ir ajudá-lo (Obama). Ela disse que aquele homem tem verdadeira experiência. Ela disse que ele tem um potencial quase ilimitado", disse Clinton à emissora NBC no programa "Meet the Press" em entrevista pré-gravada transmitida no domingo."Eu vou dar o meu melhor para fazer todas as coisas que ele me pedir", disse Clinton, que se encontrou com Obama neste mês no escritório do ex-presidente."Eu estou desenvolvendo um relacionamento muito bom com o Senador Obama", disse Clinton.Clinton deu alguns conselhos ao candidato à vice-presidência de Obama, senador Joe Biden de Delaware, no debate na quinta-feira com a candidata à vice-presidência de Mc Cain, Sarah Palin.(Reportagem de Thomas Ferraro)Fonte: Reuters.
Leia mais
28/09/2008Nova constituição do Equador é aprovada, aponta boca de urna
28/09/2008Refugiados somalis são transferidos de caminhão para um campo de refugiados no Iemên.
28/09/2008Acidente de barco na costa do Iêmen mata 52 somalis
28/09/2008Obama e seu vice, Joe Biden, em campanha em Detroit
28/09/2008Bombas matam pelo menos 28 pessoas em Bagdá

domingo, 28 de setembro de 2008

SAIBA MAIS-Fatos sobre a vida do ator Paul Newman.


LOS ANGELES (Reuters) - O lendário astro de cinema e humanista Paul Newman, cujos brilhantes olhos azuis, beleza e talento fizeram dele um dos principais atores de Hollywood em seis décadas, morreu, disse seu porta-voz neste sábado.
Ele tinha 83 anos e estava lutando contra o câncer.Em seguida, alguns fatos sobre Newman:* Newman foi indicado ao Oscar pela atuação nos filmes "Gata em Teto de Zinco Quente", "Desafio à corrupção", "O Indomado", "Rebeldia Indomável", "Ausência de Malícia", "O Veredito", "O Indomável-Assim é Minha Vida" e "Estrada para Perdição", e também pelo filme "Rachel, Rachel", em que dirigiu sua esposa Joanne Woodward. Ele ganhou o Oscar de melhor ator em 1986 pela atuação em "A Cor do Dinheiro".* Ele criou a linha de produtos alimentícios Newman's Own em 1982, começando com tempero para saladas e, em seguida, acrescentando outros itens como pipoca, condimentos, molho de macarrão, suco de limão, cereal e molho para carne. Os produtos geraram mais de 200 milhões de dólares em doações para caridade. Newman também fundou acampamentos para crianças com doenças graves e uma fundação de combate ao uso de drogas.* Casado desde 1958 com uma ganhadora do Oscar, a atriz Joanne Woodward, Newman teve um dos raros casamentos duradouros de Hollywood. Questionado sobre o segredo, Newman disse que não tinha razão para buscar mais nada: "Eu tenho bife em casa. Por que deveria sair por aí procurando hamburguer?"* Newman, com os olhos azuis que eram sua marca registrada, era daltônico, o que o impediu de realizar o sonho de se transformar em um piloto da Marinha na Segunda Guerra Mundial.* Partidário da campanha presidencial democrata de Eugene McCarthy em 1968, Newman acabou na "lista de inimigos" do presidente Richard Nixon. Ele dizia que essa foi "a maior honra que ele já recebeu."* Seu papel de estréia em "500 Milhas" em 1969 inspirou Newman a participar de automobilismo. Sua primeira corrida profissional foi em 1972 e ele continuou competindo até perto dos 70 anos de idade.* Newman tinha tanta vergonha de seu primeiro papel no cinema, o fracasso "O Cálice Sagrado" de 1954, que ele comprou um anúncio em um jornal de Los Angeles para se desculpar.* Sua última atuação em um grande filme foi o papel de um gângster inimigo de Tom Hanks em "Estrada para Perdição" em 2002. Ele foi indicado ao Oscar por esse filme, mas em 2007 Newman disse à emissora de TV ABC que sua carreira de ator estava essencialmente terminada. "Eu não sou mais capaz de trabalhar como ator e ainda no nível em que eu gostaria... Então, isso é um livro fechado para mim", disse.* Newman era conhecido pelas brincadeiras. Há relatos de que ele serrou a cadeira do diretor George Roy Hill pela metade e de que colocou 300 pintinhos no trailer do diretor Robert Altman.(Texto de Bill Trott)Fonte: Reuters.


LEIA MAIS


York

sábado, 27 de setembro de 2008

BRASIL - S.PAULO - ELEIÇÕES PARA PREFEITUIbope: Kassab passa Alckmin e Marta segue na liderança.RA -




O prefeito de São Paulo e candidato à reeleição pelo DEM, Gilberto Kassab, subiu 4 pontos porcentuais - de 21% para 25% - na mais recente pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), contratada pelo jornal "O Estado de S.Paulo" e Rede Globo, e já ultrapassou o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, que teve oscilação negativa de 1 ponto porcentual, de 21% para 20%, na corrida à Prefeitura de São Paulo.


A pesquisa divulgada neste sábado mostra também que a candidata do PT, Marta Suplicy, continua liderando o levantamento, com os mesmos 35% das intenções de voto da sondagem anterior, divulgada no dia 12. Como a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos porcentuais, para mais ou para menos, Kassab e Alckmin continuam tecnicamente empatados.
Em quarto lugar, está o deputado Paulo Maluf, candidato do PP, que oscilou 1 ponto, de 8% para 7%. Em seguida, na quinta posição, vem a vereadora Sonia Francine, a Soninha, candidata do PPS, que subiu 1 ponto, e agora está com 4%. O deputado Ivan Valente, candidato do PSOL, obteve 1%. Os candidatos Anai Caproni (PCO), Ciro Tiziani Moura (PTC) e Levy Fidelix (PRTB) tiveram menos do que 1%. Edmilson Costa (PCB) e Renato Reichmann (PMN) constavam do disco da pesquisa estimulada, porém, não foram citados pelos eleitores entrevistados. Os votos em branco e nulos somaram 4% e não sabem em quem votar ou não responderam totalizaram 4% dos eleitores.
Segundo turno
Numa eventual disputa do segundo turno entre Marta e Kassab, haveria empate técnico. Ela teria 45% contra 44% das intenções de voto para ele, de acordo com o Ibope. Também haveria empate caso a segunda etapa eleitoral fosse entre Marta e Alckmin. Os candidatos do PT e do PSDB a prefeito de São Paulo teriam os mesmos 45%. Num segundo turno entre Marta e Maluf, a candidata do PT à Prefeitura ganharia de 55% a 25%.
Na hipótese de Kassab competir com Alckmin, o candidato do PSDB levaria a Prefeitura por 45% contra 37%. O Ibope também simulou um eventual segundo turno entre Alckmin e o candidato do PP a prefeito. Nessa eventualidade, o candidato do PSDB teria 66% das intenções contra 17% de Maluf.
Rejeição
O candidato do PP é o que tem o maior índice de rejeição entre os entrevistados pelo Ibope. Segundo o levantamento, 53% dos eleitores consultados não votariam em Maluf de jeito nenhum. Marta aparece em segundo lugar, com 32%. Kassab vem na terceira posição, com 24%, seguido por Soninha, com 23%, e Valente, com 21%. Fidelix vem depois, com 20%, seguido por Anai (17%), Moura (17%), Costa (15%) e Reichmann (15%). Alckmin é o que tem o menor índice de rejeição, com 13%.
Espontânea
Na sondagem espontânea, Marta também está na frente, com 30%. Em segundo lugar, vem Kassab, com 20% das intenções de voto. Depois, Alckmin, com 16%, seguido por Maluf, com 6%, e Soninha, que obteve 2%. Valente, Fidelix, Reichmann, Anai, Moura e Costa foram citados por menos de 1% dos eleitores entrevistados. Os demais candidatos não foram mencionados.
A pesquisa do Ibope foi realizada entre terça (23) e quinta-feira (25). Foram entrevistados 1.204 eleitores. O levantamento foi registrado na 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, sob o número 031.001.08-SPPE.


sexta-feira, 26 de setembro de 2008

ECONOMIA MUNDIAL - Sarkozy pede reforma de sistema econômico mundial.


TOULON, França (Reuters) - O presidente francês, Nicolas Sarkozy, exigiu na quinta-feira uma reforma do sistema capitalista global, dizendo que a crise financeira deixou expostas falhas do setor bancário internacional.Em um discurso sobre a crise do mercado, Sarkozy disse que ela pesará sobre a economia francesa por meses, mas prometeu que ninguém na França irá perder seus depósitos bancários."Uma certa idéia de globalização está chegando a um desfecho com o fim de um capitalismo global que impôs sua lógica sobre toda a economia e contribuiu para corrompê-la", disse Sarkozy a 4 mil partidários em um comício no sul da França."A idéia do poder absoluto dos mercados, que não devia ser restringido por nenhuma regra, por nenhuma intervenção política, é uma idéia louca. A idéia de que os mercados estão sempre certos é uma idéia louca", acrescentou ele.Ele repetiu o pedido por um encontro com os principais líderes mundiais antes do fim do ano para mapear um novo sistema financeiro, e disse que é vital revisar os valores das moeda, acrescentando que tanto o dólar quanto o iuan estão subvalorizados.Fonte: Reuters.
Leia mais
25/09/2008Presidente francês, Nicolas Sarkozy, acena após realizar discurso sobre economia em Toulon.
25/09/2008Putin oferece ajuda nuclear à Venezuela em visita de Chávez
25/09/2008Guillero Valencia, irmão do Ministro da Justiça colombiano é preso em Medelin
25/09/2008Na ONU, alguns pedem combate à pobreza, outros duvidam de metas



quarta-feira, 24 de setembro de 2008

BRASIL - Combate à corrupção no Brasil estacionou, indica ONG.




O combate à corrupção não avançou no Brasil entre 2007 e 2008, de acordo a organização Transparência Internacional.


No relatório anual da ONG, divulgado hoje, o País continua com a nota 3,5 - a mesma do ano anterior - e ocupa a 80ª posição no ranking dos países com menores índices de corrupção no mundo. A lista, com 180 países, é encabeçada pela Dinamarca, Suécia e Nova Zelândia - que empataram com 9,3 pontos. Na outra ponta, na posição de país mais corrupto do planeta, segundo a ONG, aparece a Somália, com 1 ponto. Ao seu lado encontra-se o Iraque, com 1,3.
O relatório é produzido a partir da reunião e análise de estudos e pesquisas de várias fontes, com o intuito de avaliar a percepção que a população tem da corrupção no setor público. No Brasil foram usadas sete fontes. No final, por meio de uma média ponderada, são atribuídos pontos, em uma escala que varia de zero (muito corrupto) a 10 (livre de corrupção).
A situação brasileira reflete o que ocorre de maneira geral no continente americano, segundo os técnicos da Transparência Internacional. Dos 32 países da região incluídos no levantamento, 22 aparecem com menos de 5 pontos - marca que sinaliza problemas graves de corrupção - e 11 não passam sequer de 3 pontos - o que já indica corrupção desenfreada. "Observa-se uma tendência infeliz para a região nos últimos anos", diz o texto que acompanha o relatório, no site da instituição. "Os esforços anticorrupção parecem ter estancado."
Os especialistas manifestam preocupação sobretudo com o descrédito das populações pesquisadas nos sistemas judiciários. Em 2007, num conjunto de 10 países analisados na América Latina, 73% das pessoas disseram que existe corrupção no Judiciário. "Em alguns países, a incapacidade dos sistemas judiciais para punir quem comete delitos fomenta a sensação de impunidade no meio dos poderosos, ao mesmo tempo que alimenta a insegurança entre os cidadãos comuns."Fonte: Agência Estado.
Leia mais
24/09/2008STF julga hoje limites de reserva pataxó na Bahia
24/09/2008Chacina deixa três mortos e dois feridos em São Paulo
24/09/2008Sumitomo só investirá no Goldman se houver pedido
23/09/2008Chega a 11,6 t o total de maconha apreendida no MS
23/09/2008Vai a 31 o total de presos em ação contra tráfico no RS


segunda-feira, 22 de setembro de 2008

BRASIL - BANCO CENTRAL - Meirelles insiste que Brasil pode enfrentar crise.


SÃO PAULO (Reuters) - O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, reafirmou nesta segunda-feira, que a economia brasileira tem condições de enfrentar a atual crise do sistema financeiro mundial.Durante palestra em evento em São Paulo, Meirelles reconheceu que a economia brasileira sofrerá um impacto dos problemas vividos no mercado financeiro internacional, mas com uma capacidade de resistência muito maior do que a que o país tinha no passado."Existe um impacto sim, a crise impacta a todos, mas o importante é que estejamos saudáveis para enfrentá-la... Não há dúvida que se espera uma desaceleração da economia mundial, o que certamente deve levar a uma desaceleração da economia brasiliera, mas estamos mais fortes para enfrentar", disse Meirelles.Durante seu discurso, Meirelles ressaltou algumas das medidas adotadas pelo governo brasileiro ao longo dos últimos anos que permitem ao país hoje enfrentar a crise internacional sem efeitos tão fortes como no passado. Entre elas, Meirelles citou o aumento das reservas internacionais, a eliminação da dívida cambial doméstica, a redução da dívida líquida do setor público e a queda no endividamento externo do país.Meirelles também citou a política monetária do banco central e seu compromisso com as metas de inflação como uma medida que traz mais robustez para a economia brasileira.Ele disse ainda que o Banco Central tem acompanhado "hora a hora, dia a dia" os desdobramentos da crise financeira, e que não subestima o atual quadro de turbulência internacional, mas garantiu que o governo brasileiro está "sereno" e que continuará comprometido em fazer "seu dever de casa".(Reportagem de Renato Andrade; Edição de Vanessa Stelzer)Fonte: Reuters.
Leia mais
22/09/2008Lula nega uso do FGTS para compra de ações da Petrobras
22/09/2008Bolsas da Europa terminam o dia em baixa
22/09/2008Fundo de hedge desafia venda do Lehman para o Barclays
22/09/2008Celular pode gerar cerca de R$5 mi em receitas ao Metrô de SP
22/09/2008Oi eleva oferta pelas ações da Amazônia Celular em 48%

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

BRASIL - S.PAULO - ELEIÇÕES PARA PREFEITURA


SÃO PAULO (Reuters) - O atual prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab (DEM), e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) estão rigorosamente empatados na disputa por uma vaga no segundo turno das eleições para a Prefeitura de São Paulo, de acordo com pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira. Marta Suplicy (PT) segue como líder das preferências.Segundo a sondagem, Kassab e Alckmin têm 22 por cento das preferências de voto, contra 37 por cento de Marta. Na semana passada, o tucano aparecia com 20 pontos e o democrata, com 21. Ambos reivindicam o posto de sucessor do governador paulista, José Serra e na última semana começaram a trocar ataques.O ex-prefeito e candidato Paulo Maluf (PP) passou de 8 para 7 por cento das preferências. Soninha Francine (PPS) oscilou de 4 para 3 por cento. Intenções de voto branco ou nulo são 4 por cento, mesmo número dos que não sabem em quem votarão.Em um provável segundo turno, Marta e Alckmin estão empatados com 47 por cento das preferências para cada um. Em caso de confronto entre Marta e Kassab, há empate técnico: 46 por cento para a petista e 45 para o democrata. Na sondagem anterior, Marta e Kassab empatavam perto do limite da margem de erro: 48 a 44 em favor da ex-ministra do Turismo.No caso de um improvável confronto entre Alckmin e Kassab, o tucano venceria por 47 a 40 por cento das intenções de voto, de acordo com o Datafolha.A margem de erro da pesquisa feita os dias 17 e 18 de setembro com 1.666 eleitores é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.(Reportagem de Maurício Savarese)Fonte: Reuters
Leia mais
18/09/2008Registro de ocorrência da Polícia Civil cai 50% com greve
18/09/2008Lacerda segue líder e Quintão aparece em segundo em BH-Datafolha
18/09/2008Paes assume liderança na disputa à prefeitura do Rio
18/09/2008Juiz da BA acusa perita do caso Isabella de mentir
18/09/2008Lula diz que Quarta Frota dos EUA está quase em cima do pré-sal

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Bill Gates é o mais rico dos EUA pelo 15º ano consecutivo


NOVA YORK (Reuters) - O fundador da Microsoft Bill Gates continua sendo a pessoa mais rica dos Estados Unidos, liderando pelo 15º ano consecutivo a lista da revista Forbes.A crise econômica fez algumas baixas entre os 400 citados.

Maurice Greenberg, executivo-chefe da seguradora AIG, e Meg Whitman, ex-CEO do eBay, estão entre os 126 milionários que viram seu patrimônio encolher -- quantia seis vezes superior à do ano passado.Sheldon Adelson, magnata dos cassinos, ficou 13 bilhões de dólares menos rico no último ano, o maior prejuízo da lista. Kirk Kerkorian perdeu 6,8 bilhões por causa da desvalorização de ações da MGM Mirage, que explora cassinos."O fato de os ricos não estarem ficando mais ricos significa que a economia está travada", disse Matthew Miller, editor da lista. "O crédito não está sendo ampliado, há pouquíssima liquidez nos mercados, e não se pode fazer negócios, por isso a economia se contrai."Ao compilar a lista, a Forbes usou valores de ações referentes a 29 de agosto, o que significa que as perdas nas Bolsas nesta semana podem ter derrubado ainda mais algumas fortunas.O próprio Gates ficou menos rico no ano que passou -- sua fortuna caiu de 59 para 57 bilhões de dólares.O investidor Warren Buffet aparece em segundo lugar, indo de 52 para 50 bilhões de dólares. Em terceiro lugar, com 27 bilhões, vem Lawrence Ellison, fundador da Oracle.Depois de terem sido escorraçados dos lugares mais nobres em 2007 por Sergey Brin e Larry Page, fundadores do Google, quatro descendentes do fundador dos supermercados Wal-Mart voltam à lista, entre a quarta e a sétima posição, todos com fortunas em torno de 23 bilhões de dólares.Completam os "top 10" o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg (20 bilhões de dólares, oriundos de seu império de telecomunicações e dados financeiros) e os irmãos Charles e David Koch (das Indústrias Koch, com 19 bilhões cada).A lista completa está disponível no endereço (http://www.forbes.com/forbes400).Pelo segundo ano seguido, o patrimônio mínimo para entrar na lista é de 1,3 bilhão de dólares, e a média dos 400 é de 3,9 bilhões. Juntos, esse grupo detém 1,57 trilhão de dólares, o que é mais do que o PIB do Canadá.O integrante mais jovem do clube é Mark Zuckerberg, 24 anos e 1,5 bilhão de dólares -- uma fortuna que ainda pode crescer caso haja a abertura de capital do site de relacionamentos que ele fundou, o Facebook.A Universidade Harvard é o maior celeiro de bilionários nos EUA -- 49 dos 400 passaram por seus bancos. Stanford (30 ex-alunos), Yale (17) e Princeton (7) vêm em seguida.A Forbes disse que, dos 400 norte-americanos mais ricos, 271 construíram suas próprias fortunas, e 75 as herdaram.Fonte: Reuters
Leia mais
17/09/2008Morre Norman Whitfield, criador de sucessos da Motown
17/09/2008Fama ofusca temas políticos na corrida presidencial dos EUA
17/09/2008Mãe de Britney Spears assume culpa por problemas da filha
17/09/2008Kate Hudson dispara palavrões em novo filme
17/09/2008Paris Hilton encontra melhor amigo "pronto para os paparazzi"

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Sumptuous MOSCOW METRO

MARAVILHOSAS E SUNTUOSAS INSTALAÇÕES !!!

BRASIL - S.PAULO - Greve da polícia atinge 90% das delegacias do Estado.


A greve da Polícia Civil, iniciada às 8 horas de hoje (16) em todo o Estado, já atinge mais de 90% das delegacias da capital e do interior, segundo a Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP). O número de registros de ocorrência das 8h às 13h foi 54% menor que os do mesmo período da terça-feira da semana passada. No interior do Estado, a ADPESP afirmou que, do total de 52 seccionais, 49 aderiram à greve e 3 pararam parcialmente. Os policiais pedem aumento salarial de 15% ainda este ano, mais 12% em 2009 e 12% em 2010. A greve é por tempo indeterminado.
O diretor da ADPESP André Dahmer ressaltou que, entre os registros na capital, 93% estão dentro do previsto pela "Cartilha de Greve", elaborada para ser seguida pelos policiais em todo o Estado. "Apenas 7% dos boletins, cerca de 14, são de ocorrências que não estão previstas na cartilha. Isso comprova a alta adesão da greve", disse Dahmer.
A cartilha prevê que todo o efetivo da polícia, cerca de 30 mil policiais, compareça normalmente às delegacias, mas só atenda casos de flagrante, homicídios, acidentes de trânsito com vítima fatal, mandado de prisão, seqüestros, latrocínios e roubo e furto de veículos. Casos considerados mais simples, como extravio de documentos, furtos, danos, acidentes sem vítimas, lesão corporal e estelionato, entre outros, não estão sendo registrados.
O diretor afirmou que a greve segue as determinações de liminar do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) proferida em 12 de agosto, quando houve a primeira paralisação da categoria. Na ocasião, o TRT determinou que 80% do efetivo continuasse trabalhando no atendimento de casos mais graves. "Estamos mantendo 100% do efetivo", destacou.
De acordo com Dahmer, a categoria vem tentando negociar com o Estado desde o início do ano. Mas não houve avanço. "Depois que fizemos a primeira greve, em agosto, o governo aceitou negociar no TRT. Nos ofereceram aumento de 7% para o ano que vem." Em agosto, a greve durou apenas sete horas, sendo encerrada imediatamente após o governo aceitar negociar. "Nossa greve é por tempo indeterminado até que o governo apresente uma contraproposta", afirmou. "Não é aceitável que um delegado, bacharel em Direito, concursado e que passa por um treinamento pesado após o concurso inicie sua carreira ganhando menos que um oficial de Justiça, que precisa só do segundo grau."
SECRETARIA - Nota distribuída pela Secretaria de Segurança Pública não comenta o nível de paralisação nas delegacias, mas acusa a categoria de intransigência. "Não querem dialogar. Optaram pela intransigência e pelo risco", diz a nota.
Embora se diga aberta ao diálogo, a secretaria, afirma que "não se pode colocar em jogo a segurança dos cidadãos e o governo vai às últimas conseqüências para evitar que isso aconteça. A Secretaria de Segurança Pública está atenta a todos os abusos e vai reportá-los prontamente à Justiça, além de agir para que a população não seja atingida, mobilizando todos os seus recursos nesse sentido."
Para o governo, as reivindicações da categoria são podem ser atendidas. Somados, alega o governo, os pedidos "representariam um acréscimo de R$ 3 bilhões à folha de salários da Polícia Civil, hoje da ordem de R$ 7 bilhões anuais".Fonte: Agência Estado

Leia mais
17/09/2008Colisão com microônibus mata 1 e fere 17 na Rio-Santos
17/09/2008Preso soldado acusado de seqüestro relâmpago em SP
16/09/2008Crivella pode usar imagem de Lula em propaganda, decide TRE-RJ
16/09/2008Brasil deve produzir genérico contra aids em 2009
16/09/2008Lula volta a SP no sábado para reforçar campanha de Marta

terça-feira, 16 de setembro de 2008

BRASIL - Lugo vem ao Brasil para iniciar discussões sobre Itaipu.


ASSUNÇÃO (Reuters) - O presidente paraguaio, Fernando Lugo, visitará seu colega brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva na quarta-feira para apresentar suas reivindicações sobre a hidroelétrica de Itaipu e iniciar uma complicada negociação.Trata-se da primeira reunião entre Lugo e o presidente brasileiro depois que o ex-bispo assumiu o governo do Paraguai no dia 15 de agosto, com a promessa de reivindicar a soberania energética do país.O diretor paraguaio de Itaipu, Carlos Mateo Balmelli, disse nesta terça-feira depois de se reunir com Lugo, que o Paraguai insistirá com os brasileiros sobre um reajuste na tarifa que o Brasil paga pela energia binacional.Além disso, Lugo irá defender novamente a necessidade de uma livre disponibilidade de energia "não só para o consumo, mas para a venda" a outros países, algo que atualmente está vetado pelo tratado de fundação da usina.O tratado de fundação de Itaipu estabelece que cada país é dono da metade da energia gerada e deve vender o excedente não utilizado ao seu sócio, a um preço fixado no acordo vigente até 2023.As reivindicações paraguaias, similares às que o presidente boliviano, Evo Morales, fazia em relação ao gás no começo de seu mandato, são vistas com certo receio pelo governo do Brasil, que propõe como alternativa aumentar a ajuda financeira para obras de infraestrutura em lugar de renegociar o tratado."O Paraguai tem seis reivindicações, uma já conseguimos que é a transparência. Outros pontos pendentes são a livre disponibilidade, o preço justo pela energia, a co-gestão paritária e a conclusão de obras civis, e estamos sempre firmes em tudo isso", disse Mateo.Mateo reconheceu que "a contraparte vai ser um osso duro de roer", mas disse que considera que "do lado brasileiro há uma inclinação favorável ao diálogo e para buscar um entendimento"."Creio que essa mesa de negociação vai ser intensa, tensa e dinâmica, no sentido de que ambas as partes vão ter que contar com a criatividade e a imaginação suficientes para apresentar propostas múltiplas para poder chegar a um acordo", disse.Itaipu é uma das hidroelétricas mais potentes do mundo e gera cerca de 20 por cento do total da energia consumida pelo Brasil, país que utiliza quase a totalidade do que é produzido pela usina.(Reportagem de Mariel Cristaldo)Fonte: Reuters
Leia mais
16/09/2008Número 2 da PF é preso em operação que investiga empresa de Eike
16/09/2008Colômbia demite técnico após goleada diante do Chile
16/09/2008STJ adia julgamento de habeas a Suzane von Richthofen
16/09/2008Agro ajuda IGP-10 a ter menor taxa em 2 anos e meio
16/09/2008Servidores decidem entrar em greve em PE


segunda-feira, 15 de setembro de 2008

BRASIL - Crise não deve tirar Brasil da rota do crescimento.


SÃO PAULO (Reuters) - O ministro da Fazenda Guido Mantega afirmou que o Brasil se manterá na rota de crescimento sustentado, apesar do agravamento da crise financeira internacional e da forte queda da Bovespa nesta segunda-feira.

"Não devemos nos impressionar com um ou dois dias (de queda na bolsa). E o problema é lá, não aqui", disse Mantega a jornalistas, após palestra em São Paulo.Segundo o ministro, "é natural que o mercado de renda variável reflita esse nervosismo internacional". Ele insistiu, no entanto, que em algum momento os investidores perceberão que alguns ativos brasileiros estão baratos e retomarão as compras, o que recolocará a Bovespa em patamares mais elevados.Mantega também comentou que a forte desvalorização do real frente ao dólar não deve trazer consequências para a inflação uma vez que a queda acentuada dos preços das commodities tem neutralizado a valorização da moeda norte-americana.Mantega também disse que não há medidas adicionais sendo pensadas pelo governo para serem implementadas de imediato."Do ponto de vista da inflação, a questão está equacionada. No momento, não há nenhuma medida no forno, o Copom acabou de aumentar em 0,75 (ponto percentual a Selic). Já está de bom tamanho."Durante palestra promovida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o ministro reafirmou que o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no segundo trimestre foi muito favorável e indica que o Brasil crescerá em 2008 entre 5 e 5,5 por cento.A crise financeira nos mercados internacionais deve levar uma pequena desaceleração no ritmo de atividade da economia do país, mas ainda assim Mantega acredita que o PIB de 2009 poderá crescer 4,5 por cento."Eu ouso dizer que o Brasil continuará num ciclo de crescimento sustentável... O governo está apostando na continuação do ciclo de crescimento", disse.Mantega também afirmou que a inflação em 2008 ficará dentro da margem da meta, e que as reservas internacionais e a solidez política do país dão um novo patamar de resistência para enfrentar a crise nos Estados Unidos."O Brasil já estaria de quatro em outra situação, estaria de joelhos... Aquela correria que havia no passado não há mais."(Reportagem de Renato Andrade)Fonte: Reuters.
Leia mais
15/09/2008PF prende advogado por tráfico de drogas na Paraíba
15/09/2008Menino de 8 anos ajuda mãe a dar à luz em SP
15/09/2008José Alencar passa por nova nova cirurgia para retirada de tumor
15/09/2008Haddad quer empresários mais envolvidos com educação
15/09/2008Engavetamento de 4 veículos bloqueia rodovia Anchieta


sábado, 13 de setembro de 2008

Explosões sacodem a capital da Índia e deixam 20 feridos.


NOVA DÉLHI (Reuters) - Pelo menos 20 pessoas ficaram feridas, neste sábado, como resultado de uma série de explosões em Nova Delhi, capital da Índia, informou a polícia.A cidade foi atingida por três explosões, com poucos minutos de diferença de uma para outra, ferindo algumas pessoas que faziam compras de final de semana, afirmou um porta-voz da polícia de Nova Délhi.De acordo com informações dadas pela televisão indiana, as explosões ocorreram em um movimentado mercado e em um estacionamento. As imagens mostravam uma cena de caos e os feridos sendo resgatados.Centenas de pessoas passavam pelo local do incidente enquanto a polícia tentava isolar a área.(Reportagem de Bappa Majumdar)Fonte: Reuters
Leia mais
13/09/2008Ike atinge região populosa do Texas e perde força
13/09/2008Tropas russas se retiram de região portuária da Geórgia
12/09/2008Em apoio à Bolívia, Honduras esnoba diplomata dos EUA
12/09/2008Bolivianos de Santa Cruz vivem onda de medo e desabastecimento
12/09/2008Choque de trens pode ter matado três pessoas em Los Angeles


sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Sofá em que Marilyn Monroe teria namorado é oferecido.


LOS ANGELES (Reuters) - Um sofá no qual o ator Glenn Ford supostamente fez amor com Marilyn Monroe será oferecido num leilão em outubro.

Peter Ford, filho do ator, que morreu em 2006 aos 90 anos de idade, disse que seu pai recordou em segredo o encontro com Marilyn no sofá xadrez de 2,5 metros de comprimento em sua casa, em Beverly Hills.Glenn Ford registrou o acontecido, escrevendo no verso de um quadro a óleo de que Marilyn gostava e que ficava pendurado perto do sofá, disse Peter Ford em comunicado."Quando fizemos amor, ela sussurrou 'eu queria poder morrer agora, quando estou feliz"', escreveu Ford no verso da pintura. A história veio à tona quando Peter Ford encontrou o escrito no verso da tela, após a morte de seu pai.Glenn Ford, cuja carreira se estendeu por mais de cinco décadas e que é conhecido sobretudo por suas atuações em faroestes como "Os Indomáveis" e dramas como "Os Corruptos", era um galã que namorou várias estrelas de Hollywood brevemente, incluindo Rita Hayworth e Judy Garland, segundo seu filho."Por baixo daquela fachada calma havia um romântico incurável com muito amor pela vida e uma sede insaciável por mulheres", disse Ford. "Jimmy Stewart por fora, talvez, mas sua libido era mais própria de um Errol Flynn."O leilão que, será promovido entre 4 e 6 de outubro pela Heritage Auction Galleries, em Dallas, no Texas, vai incluir outros objetos pessoais do espólio de Glenn Ford.Fonte: Reuters
Leia mais
12/09/2008Filme mostra crueldade e contradições do apartheid
11/09/2008Sarah Palin desperta amor e ódio em Hollywood
11/09/2008Yahoo abrirá site de música para iTunes e Amazon
11/09/2008Kanye West é detido após briga no aeroporto
11/09/2008McCartney resiste a pressões para cancelar concerto


quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O TUFÃO IKE CHEGA AO GOLFO DO MÉXICO E RUMA PARA O TEXAS.


HOUSTON (Reuters) - O furacão Ike ganhou força na quinta-feira sobre as águas quentes do Golfo do México. Sua atual rota deve poupar as plataformas de gás e petróleo da região, mas atingirá a costa do Texas na noite de sexta-feira ou madrugada de sábado.


Ike está na categoria 2 (da escala que vai até 5), com ventos de 160 quilômetros por hora. Mas até chegar ao litoral dos EUA ele pode subir para a categoria 4, com ventos superiores a 213 quilômetros por hora, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA.No boletim meteorológico das 6h (hora de Brasília) de quinta-feira, o olho do furacão estava 995 quilômetros a leste de Brownsville, Texas, e 460 quilômetros a sul-sudeste da foz do rio Mississippi. Ele se desloca para oeste-noroeste a 15 quilômetros por hora.Nova Orleans, destruída há três anos pelo furacão Katrina e quase atingida novamente no mês passado pelo Gustav, desta vez parece fora de perigo.Mesmo assim, na quinta-feira os meteorologistas ampliaram o estado de alerta contra tempestades até a divisa do Mississippi com o Alabama, um trecho que inclui Nova Orleans e Pontchartrain. Entre Cameron (Louisiana) e Port Mansfield (Texas), está em vigor um estado de alerta contra furacões.As autoridades texanas já determinaram que alguns moradores deixem as localidades litorâneas de Matagorda e Brazoria. Retiradas obrigatórias foram adotadas pela lei do Texas depois do furacão Rita, em 2005. Mas até agora o número de pessoas retiradas não chega nem perto dos 2 milhões que recentemente fugiram do litoral da Louisiana por causa do Gustav.Outros moradores estão protegendo portas e janelas com tábuas, sabendo que os ventos fortes podem começar já na sexta-feira."Neste momento, temos gente entrando e saindo", disse Steve Probert, funcionário de uma loja de materiais para casa na localidade balneária de Port Aransas, separada de Corpous Christi pela Laguna Madre.O presidente George W. Bush declarou estado de emergência no Texas, o que permite o envio de alguma assistência federal.Fonte: Reuters
Leia mais
11/09/2008Rússia diz que investimento militar é prioridade após guerra
11/09/2008Serviço de trem no Canal da Mancha pára após incêndio
11/09/2008Putin diz que não há base para nova Guerra Fria
11/09/2008EUA: ato da Bolívia de expulsar embaixador é erro grave
11/09/2008Chávez manda investigar suposto plano para tirá-lo do poder


quarta-feira, 10 de setembro de 2008

BRASIL - Lacerda e Virgílio batem boca sobre grampo no Senado.


O diretor-geral afastado da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), delegado Paulo Lacerda, que está prestando depoimentos sobre "grampos" telefônicos aos parlamentares da Comissão Mista de Controle de Órgãos de Inteligência, teve um bate-boca com o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM).


O atrito começou quando Lacerda defendia a Abin e negava veementemente que essa instituição tivesse participado da realização de interceptações e gravações clandestinas de conversas de autoridades.
Em uma referência à declaração do ministro da Defesa, Nelson Jobim, de que a Abin teria comprado no Exterior um equipamento conhecido como maleta de dupla face, que serve ao mesmo tempo para fazer varredura contra "grampos" telefônicos e para gravar conversas, Lacerda afirmou que a Agência não possui aparelhos capazes de realizar gravações clandestinas, e sim equipamentos destinados justamente a impedir ações invasivas.
À veemência da negativa de Lacerda seguiu-se uma intervenção irônica do senador Virgílio, que lhe perguntou se o ministro Jobim havia mentido. Lacerda, irritado, reagiu: "Vá perguntar ao Jobim", declarou. O senador do PSDB, sentindo-se ofendido, retrucou: "Me respeite, que eu não sou seu preso e não estou no pau-de-arara". Houve intervenções apaziguadoras de outros senadores. O senador Romeu Tuma (DEM-SP) sugeriu à comissão fazer uma diligência utilizando um perito próprio, para saber quem tem razão e averiguar se as maletas da Abin fazem ou não escuta telefônica.
Segundo Lacerda, a Abin jamais realizou atividades ilegais e colaborou com as investigações da Operação Satiagraha, da Polícia Federal, atendendo a uma solicitação do delegado federal Protógenes Queiroz, mas, em momento algum realizou qualquer atividade para as quais não tivesse respaldo. Lacerda disse ainda que nem a Abin nem seus servidores legalmente cedidos à PF - a título de cooperação - fizeram escutas ilegais.
A sessão da comissão mista está na sua primeira fase, aberta à imprensa. Assim que terminar essa primeira parte, a sessão passará a ser secreta.


terça-feira, 9 de setembro de 2008

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

BRASIL - Lula: Pré-sal é ponte entre riqueza natural e fim da pobreza.


RIO DE JANEIRO (Reuters) - O petróleo a ser produzido no pré-sal será "uma ponte direta entre riqueza natural e erradicação da pobreza", disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em pronunciamento de rádio e TV para comemorar o dia da Independência, neste domingo.


O presidente focou o pronunciamento nas perspectivas que a descoberta da camada pré-sal abre para o país, destacou o papel da Petrobras na exploração das jazidas e prometeu responsabilidade, assinalando que "não vamos nos deslumbrar e sair por aí gastando o que ainda não temos ou torrando dinheiro em bobagens".Lula enfatizou o principal destino que pretende dar às futuras riquezas do pré-sal para resgatar dívidas sociais do país."Os recursos das jazidas do pré-sal serão canalizados, prioritariamente, para a educação e a erradicação da pobreza. Vamos aproveitar esta grande quantidade de recursos para pagar a imensa dívida que o nosso país tem com a educação", afirmou.As potencialidades do pré-sal foram apresentadas por Lula como um "passaporte para o futuro", que o presidente disse ter vislumbrado na costa do Espírito Santo, quando viu e tocou o petróleo que começou a ser produzido.Na última terça-feira, Lula esteve no campo de Jubarte, próximo ao litoral do Espírito Santo, de onde foi extraído o primeiro óleo da camada pré-sal, em águas rasas.Didático em sua fala, Lula lembrou que a comissão interministerial encarregada de estudar a melhor forma de exploração do pré-sal entregará suas sugestões "dentro de algumas semanas" e listou as diretrizes que encaminhou: agregar valor ao óleo cru para exportar derivados, fomentando ao mesmo tempo "uma poderosa e sofisticada" indústria petrolífera, consolidando a indústria naval e desenvolvendo a petroquímica."Vamos encomendar -- e produzir aqui dentro -- milhares e milhares de equipamentos, gerando emprego, salário e renda para milhões de brasileiros. Só nos próximos anos serão construídos no Brasil cinco novas refinarias, dezenas de sondas e plataformas e centenas de navios", anunciou.A segunda diretriz é a que garante que a principal destinação dos recursos será para a educação e combate à pobreza. "Vamos investir esses recursos naquilo que temos de mais precioso e promissor: nossos filhos e nossos netos".A Petrobras, cujo papel na exploração do pré-sal chegou a ser posto em dúvida pelo novo modelo em debate, foi destacada pelo presidente, que a citou três vezes.Na primeira referência, Lula a chamou de "nossa querida Petrobras"; depois a qualificou de "maior símbolo da criatividade e competência dos brasileiros" ao falar do desafio tecnológico que terá na exploração das jazidas, e por fim garantiu o crescimento da empresa no boom que espera vir com o pré-sal: "Vamos reforçar a nossa Petrobras".Lula encerrou o pronunciamento conclamando a sociedade a participar do debate sobre o pré-sal, que classificou de "decisivo para o futuro", e disse que a descoberta da nova riqueza chegou quando "o país vive o melhor momento econômico e social de sua história...com distribuição de renda e inclusão social". (Texto de Mair Pena Neto; Edição de Taís Fuoco)Fonte: Reuters.

domingo, 7 de setembro de 2008

Angola retoma votação em eleição controversa.


LUANDA (Reuters) - Angola realizou neste sábado um segundo dia não-programado de votação para eleição parlamentar em meio a críticas de que o processo, iniciado na sexta-feira, foi caótico e violou a lei eleitoral do país.

A eleição em Angola, a primeira em 16 anos, é em grande parte uma disputa entre o partido governista MPLA (Movimento Popular pela Libertação de Angola) e a Unita (União Nacional pela Independência Total de Angola), principal partido de oposição.A votação está sob ampla observação internacional por causa da controvérsia que envolveu outras eleições recentes na África e pelo fato de Angola se sobressair como um produtor emergente de petróleo.A expectativa de que a eleição iria transcorrer tranquilamente se esmoreceu na sexta-feira quando dezenas de seções eleitorais não abriram no horário estipulado, impedindo o comparecimento às urnas de muitos moradores da província de Luanda, que abriga 21 por cento dos 8,3 milhões de eletores registrados em Angola.A Unita questionou a legitimidade da votação em Luanda e decidiu iniciar uma batalha judicial na Corte Constitucional."Não temos escolha a não ser apresentar a objeção legal. Não houve condições para a eleição ontem em Luanda (a província) e também não há hoje", disse à Reuters o porta-voz da Unita Adalberto da Costa.O governo nega que tenha havido qualquer irregularidade eleitoral.De modo geral, o segundo dia de votação foi calmo e ordeiro e a previsão era que se encerrasse às 19 horas locais (15 horas no Brasil). A lei prevê o anúncio dos resultados num prazo de 15 dias, embora os observadores calculem que serão divulgados dentro de uma semana aproximadamente.A causa principal dos atrasos foi atribuída a problemas com as listas de registro de eleitores. Observadores internacionais expressaram preocupação com a falha na apresentação da listagem depois de meses de planejamento da eleição."A lei foi violada porque o registro eleitoral não foi distribuído", disse à Reuters Luisa Morgantini, que comanda uma equipe de 120 observadores da União Européia. "Não podemos dizer que o processo seguiu as normas."

PRESSÃO POR NOVA ELEIÇÃO

A Unita e outros partidos de oposição exigem a realização de uma nova eleição. O líder da Unita, Isaias Samakuva, descreveu o processo da sexta-feira como uma "confusão" e disse que não estava claro se a prorrogação da votação apaziguaria seu partido.A tensão entre a Unita e o MPLA aumentou desde que a Unita, ex-grupo rebelde, pôs fim a 27 anos de guerra contra o governo, em 2002.Na campanha eleitoral, a Unita acusou o MPLA de usar recursos públicos para custear sua propaganda partidária e usar a mídia estatal para divulgar seu programa. Também disse que seus partidários estavam sendo perseguidos, acusação endossada pelo grupo de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch, com sede nos Estados Unidos.O MPLA governa o país desde sua independência de Portugal, em 1975. A previsão é que ganhará a eleição por ampla margem. O partido controla atualmente 129 das 220 cadeiras do Parlamento.Fonte: Reuters.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

ANGOLA - Tudo na santa paz de Eduardo dos Santos (isto é, na confusão que interessa ao MPLA).




Em Angola, em dia de eleições legislativas, às 17 horas, ainda havia assembleias de voto que não tinham sido abertas. Nada mau, como convém (e de que maneira) aos que estão no poder há 33 anos.Está instalada a confusão, é o que garantem os observadores internacionais. No entanto, o presidente da República e do MPLA, Eduardo dos Santos, avançou à televisão pública que "está tudo bem", garantindo que o acto eleitoral se está a desenrolar normalmente.A chefe da missão de observadores da União Europeia, a eurodeputada italiana Luísa Morgantini, já denunciou a ausência de listas eleitorais e os atrasos na instalação do material de voto.Foi também isso que constatou Valtér Cristóvão, jornalista da rádio Ecclesia em serviço especial para a Rádio Renascença, emissora portuguesa que foi impedida pelos democratas do regime do MPLA de enviar jornalistas a Angola.Não se sabe ao certo a que horas fecham as urnas, devido à confusão instalada e há mesmo a hipótese de a votação se prolongar para amanhã.Ou seja, tudo como previsto pelos donos do país.




quarta-feira, 3 de setembro de 2008

BRASIL - Para Mantega, economia já dá sinais de desaceleração.


SÃO PAULO (Reuters) - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou nesta terça-feira que a economia brasileira desacelera para um ritmo mais sustentável."Tomamos várias medidas para reduzir o crescimento da demanda e já há sinais de que a economia está desacelerando", disse Mantega em São Paulo, onde participou de um evento.

"O crescimento do crédito, que vinha na faixa de 30 por cento ao ano, está vindo em uma faixa de 15 a 20 por cento e isso é um crescimento sustentável."Na última semana, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou que o aperto monetário promovido a partir de abril já começou a surtir efeito, levando a inflação a convergir para o centro da meta, de 4,5 por cento.Apesar de avaliação similar, Mantega manteve a expectativa de que o país crescerá de 4,5 a 5,0 por cento este ano.Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta manhã, no entanto, mostraram que a produção industrial continuava em nível robusto em julho, superando as projeções de analistas consultados pela Reuters.A produção da indústria cresceu 8,5 por cento sobre julho do ano passado, frente a uma projeção de 8,1 por cento.Mantega negou que suas declarações sejam uma tentativa de tentar influenciar o BC a reduzir o ritmo de aperto monetário, mas disse que a inflação vem dando mostras claras de desaceleração."A inflação vem caindo mês a mês e deve chegar ao final do ano dentro da margem de tolerância da meta", disse.O Comitê de Política Monetária (Copom) reúne-se na próxima semana para deliberar sobre a taxa básica de juros, que já subiu 1,75 ponto desde abril, para 13,0 por cento ao ano.(Reportagem de Aluísio Alves)Fonte: Reuters.
Leia mais
02/09/2008Serra vê armadilha na situação econômica do país
02/09/2008Medo de grampos? Políticos temem "ligar até para a mãe"
02/09/2008Candidatos vão disputar presença de Lula em Belo Horizonte
02/09/2008Para general Félix, é difícil comprovar grampo na Abin
02/09/2008Plano de Defesa trará incentivo à indústria bélica


terça-feira, 2 de setembro de 2008

'Brasil robusto' pode ser punido por falta de ação, diz FT.




Uma reportagem da edição desta sexta-feira do jornal britânico Financial Times afirma que chegou a hora de os países emergentes "pagarem a conta" depois de cinco anos de forte crescimento econômico.




Segundo a reportagem, o Brasil não vem sofrendo com o desaquecimento econômico dos países ricos, mas isso deve mudar, em parte por falta de investimento brasileiro em infra-estrutura, educação, saúde e combate ao crime."Um Brasil mais robusto pode sofrer uma penalidade por falta de ação", é o título de uma seção da reportagem que analisa o caso específico do Brasil."A idéia de que o Brasil – que era tão vulnerável a mudanças nos mercados globais – finalmente consegue ficar de pé ou cair devido aos seus próprios méritos é (uma visão) popular no governo e é amparada por muitas evidências", diz o artigo."No entanto, para muitos analistas, isto não passa de otimismo; a única dúvida deles agora é se o Brasil enfrentará uma forte e feia correção ou se conseguirá preparar uma aterrissagem suave."




Alta dos juros




A reportagem do Financial Times diz que até agora as economias emergentes estavam se "descolando" do desaquecimento dos países ricos, já que vinham obtendo índices fortes de crescimento.No entanto, a teoria de descolamento "agora parece equivocada", segundo o jornal, já que as bolsas de valores na China, Rússia, Índia e Brasil estão em queda, no acumulado do ano."Com investidores correndo para a saída em quase todos os mercados, parece que as doenças financeiras do ocidente estão afetando estes locais. Muitos analistas acreditam que as economias dos Estados Unidos e da Europa vão continuar a se deteriorar, pressionando ainda mais o mundo emergente."O jornal cita dois analistas de mercado que acreditam que o Brasil sofrerá por falta de investimento em infra-estrutura, educação, saúde e combate ao crime. Além disso, o país seria afetado pelo aumento do preço de produção, causado pela alta das commodities e dos custos trabalhistas.A combinação de diferentes fatores – custos maiores de produção, com aquecimento de investimentos (em especial na construção civil), aumento da demanda, maior facilidade de crédito e alta nos gastos governamentais – elevaria a inflação brasileira, segundo o jornal."O resultado é que o Banco Central do Brasil vai ter de continuar elevando as taxas de juros", conclui o artigo sobre o Brasil, que é assinado pelo correspondente do jornal em São Paulo, Jonathan Wheatley...