segunda-feira, 31 de março de 2008

Existem mais muçulmanos que católicos, diz Vaticano.


CIDADE DO VATICANO (Reuters) - O Islã ultrapassou o Catolicismo Romano como a maior denominação religiosa do mundo, disse o Vaticano no domingo.O monsenhor Vittorio Formenti, que compilou a mais recente edição do relatório anual de estatísticas do Vaticano, disse que os muçulmanos formam 19,6 por cento da população mundial, enquanto os católicos ficam com 17,4 por cento.

"Pela primeira vez na história, não estamos mais no topo: os muçulmanos nos ultrapassaram", disse Formenti em entrevista ao jornal do Vaticano, L'Osservatore Romano, dizendo que os dados se referem ao ano de 2006.Ele disse que, se todos grupos cristãos forem considerados, inclusive as igrejas Ortodoxa, Anglicana e Protestante, então os cristãos formam 33 por cento da população mundial --ou cerca de 2 bilhões de pessoas.O Vaticano recentemente disse que o número de católicos no mundo é de 1,13 bilhão. Mas não forneceu o número exato de muçulmanos, geralmente estimados por volta de 1,3 bilhão.Formenti disse que, enquanto a proporção de católicos continua estável, a percentagem de muçulmanos tem crescido devido às maiores taxas de natalidade.Ele disse que os dados sobre a população muçulmana foram compilados separadamente, em cada país, e depois lançadas pela Organização das Nações Unidas, acrescentando que o Vaticano só pode garantir as suas próprias estatísticas.(Reportagem de Silvia Aloisi)Fonte: Reuters
Leia mais:
31/03/2008Chefe do Hamas diz que soldado israelense sequestrado está vivo
31/03/2008Iraque diz que mais de 200 morreram em Basra
30/03/2008Negociadores climáticos começam trabalhos sobre Kyoto
30/03/2008Eleição no Zimbábue é "digna de crédito," dizem observadores
30/03/2008Governo da Venezuela agride jornalistas, diz órgão de imprensa

Mercados caem na Ásia e encerram pior trimestre em 5 anos.


HONG KONG (Reuters) - Os mercados asiáticos começaram a semana em queda, consolidando seu pior desempenho trimestral em cinco anos, como conseqüência de persistentes temores acerca da crise de crédito e o impacto de um enfraquecimento na demanda do consumo nos Estados Unidos sobre as empresas exportadoras da região.

Às 07h50 (horário de Brasília) o índice MSCI da Ásia Pacífico exceto Japão tinha queda de 1,06 por cento, aos 454 pontos, próximo ao fim dos negócios. O índice acumula uma perda de 13 por cento este ano, a pior performance trimestral desde setembro de 2002."A questão do mercado de débito precisa ser resolvida antes de obtermos mais claridade sobre os mercado de ações e o mercado financeiro em geral", afirmou Greg Goodsell, estrategista de ações no ABN AMRO, na Austrália."Suspeito de que haja mais perdas a serem contabilizadas por aí", acrescentou.Os mercados asiáticos tiveram um início de ano difícil em meio às perspectivas de uma recessão nos Estados Unidos juntamente com pressões inflacionárias e uma piora na crise de crédito, que já levaram a bilhões de dólares em baixas contábeis no setor financeiro.As perdas do índice contrastam com os ganhos na casa dos dois dígitos obtidos nos últimos cinco anos.Mercados que dispararam em 2007 estavam entre os mais vulneráveis este ano, com a bolsa de Xangai perdendo cerca de 30 por cento em 2008.A bolsa de Tóquio fechou em queda de 2,3 por cento, enquanto Xangai recuou 1,8 por cento devido a temores na semana passada de uma não realização das medidas favoráveis ao mercado que o governo anunciaria.Em Hong Kong o índice Hang Seng perdeu 1,9 por cento. Na Coréia do Sul e Austrália os principais índices fecharam em leve alta.Fonte: Reuters


Leia mais:

31/03/2008Inflação na zona do euro atinge novo recorde em março
31/03/2008Subsea 7 obtém contrato de US$200 mi com Petrobras
31/03/2008Emprego nos EUA e bancos concentram atenções
30/03/2008Petrobras vê danos à sua imagem após acusações
30/03/2008Povoado boliviano ameaça tomar campo operado por Repsol-YPF

domingo, 30 de março de 2008

Líder tibetano diz que Pequim mantém repressão 'brutal' .


O presidente do Parlamento do governo do Tibete no exílio, Karma Chophel, negou que o dalai-lama e seus partidários tenham instigado os recentes conflitos na província. Chophel também afirmou hoje que Pequim mantém uma ação "brutal" para reprimir eventuais opositores. Em Roma, Chophel garantiu que os protestos foram uma manifestação da população tibetana, sem a interferência dos exilados. "Nosso pedido é que um grupo internacional independente, neutro e imparcial vá ao Tibete e possa tentar descobrir a real situação."
Os protestos começaram pacíficos, entre os monges budistas. Porém, em 14 de março, a situação saiu de controle na capital da província, Lhasa. O governo reprimiu os manifestantes. Segundo Pequim, 22 pessoas morreram durante os confrontos. Exilados falam em até 140 mortos durante as ações e na repressão que se seguiu. Segundo Chophel, a violência prosseguia em algumas áreas do Tibete. Ele pediu à comunidade internacional que trabalhe para interrompê-la. "De acordo com fontes bastante confiáveis, uma repressão muito, muito brutal ao povo tibetano está ocorrendo no Tibete agora."
O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, disse hoje durante uma visita ao Laos que a situação em Lhasa está "basicamente estável" e que "a ordem social voltou ao normal". A agência de notícias oficial Nova China acusou o dalai-lama de interromper as negociações sobre o futuro do Tibete. Os Estados Unidos e vários outros governos estrangeiros pediram que Pequim negocie com os líderes exilados. Anteriormente, o líder tibetano se disse disposto a negociar com o governo chinês.

Adolescentes não ouvem alertas sobre riscos dos players de MP3 .


NOVA YORK (Reuters) - Os adolescentes parecem saber que música em alto volume pode prejudicar sua audição, mas a maior parte deles não vê motivo para baixar o volume em seus iPods, sugere um pequeno estudo.


Em discussões com grupos de estudantes de duas escolas na Holanda, pesquisadores constataram que os adolescentes estão em geral cientes de que ouvir um player de MP3 em volume elevado demais pode prejudicar sua audição. Mas a maioria deles afirmou ainda assim que ouve seus aparelhos em volume máximo, e que não tem planos de mudar de prática.
Como muitos estudos que envolvem adolescentes, os participantes deste negaram o risco pessoal que sofrem. A maioria está informada sobre os riscos da música alta, em termos gerais, mas acredita ter "baixa vulnerabilidade pessoal" a perdas de audição, reportaram os pesquisadores no Journal of Pediatrics.
Isso posto, declarou Ineke Vogel, a cientista responsável pela pesquisa em entrevista por e-mail com a Reuters Health, "recomendamos vigorosamente aos país que discutam com seus filhos o uso de players de MP3 e as potenciais conseqüências de longo prazo, e irreversíveis, em termos de capacidade auditiva."
Os pais também podem procurar por sinais de problemas, como queixas de seus filhos quanto a um zumbido nos ouvidos ou quanto a sons "amortecidos", de acordo com Vogel e o co-diretor da pesquisa, Hein Raat, os dois do University Medical Center Rotterdam.
Com base nas discussões em grupo, porém, parece provável que poucos pais estejam cientes dos riscos que os players de MP3 representam para a audição, apontam os pesquisadores.
Dos 73 estudantes envolvidos no estudo, poucos disseram que seus país os haviam alertado de que tocar música alta demais nos aparelhos poderia danificar sua audição.
Também pode ser que os fabricantes de aparelhos de MP3 tenham de realizar mudanças, disseram os pesquisadores em seu relatório.
Muitos dos participantes do estudo disseram não saber como definir o que é um volume alto demais. Volumes de 90 decibéis ou mais podem causar riscos, mas a audição só se torna dolorosa ou desconfortável com volumes de entre 120 e 140 decibéis.



sábado, 29 de março de 2008

CHINA - A PONTE MAIS LONGA DO MUNDO SOBRE O MAR .

Pequim, 28 mar (EFE).- A ponte mais longa do mundo sobre o mar, de 36 quilômetros de extensão e que cruzará a baía de Hangzhou, na província sudeste de Zhejiang, será inaugurada em 1º de maio com o objetivo de facilitar o tráfego e o transporte de mercadorias para Xangai.
Outras duas cidades beneficiadas com a abertura do viaduto, que requererá um investimento superior a US$ 1,682 bilhão, apoiado em 30% pelo capital privado, serão as situadas em seus extremos: Jiaxing e Ningbó.
"Jiaxing está situada no coração da foz do rio Yang Tsé, e o porto de Ningbó se tornou em 2007 o segundo maior da China e o quarto do mundo em fluxo de mercadorias", disse Tang Yijun, vice-secretário do Comitê do Partido Comunista Chinês (PCCh) em Ningbo, em entrevista coletiva realizada hoje para anunciar a inauguração do viaduto.
O secretário do PCCh para Ningbo e responsável pelo projeto, Wang Yong, disse que uma das grandes contribuições da ponte será a redução da entre Xangai e Ningbo, que cairá de 400 para 120 quilômetros.
Wang e Tang se mostraram confiantes de que a ponte contribuirá para o desenvolvimento econômico da área, e ajudará a transformar a região metropolitana de Xangai na sexta maior do mundo, atrás das de Paris, Londres, Nova York, Tóquio e Chicago.
O viaduto, cuja construção começou em novembro de 2003 e tem durabilidade prevista de 100 anos, terá cobrança de pedágio, antecipou Wang, que detalhou que contará com seis guichês (três em cada sentido), e calculou que "cerca de 40 mil veículos o cruzarão em média por dia".
Wang ressaltou que existe uma ponte mais longa em Lousiana (EUA), mas que cruza um lago, e não o mar. Até agora, acrescentou, o viaduto mais longo do mundo com essas características também estava na China, em Xangai, com extensão aproximada de 32,5 quilômetros.
Também afirmou que foram utilizadas 800 mil toneladas de aço na construção do viaduto.
O secretário do PCCh para Jiaxing, Qiu Dongyao, disse que espera que a ponte "se torne, ela mesma, uma atração turística". EFE ub/ev/gs.

RELIGIÃO - Grupo muçulmano assinala que Alá criou o homossexualismo .


Jacarta, 28 mar (EFE).- O homossexualismo foi criado por Alá e é algo natural, por isso deve ser permitido dentro do Islã, concluiu um grupo de estudiosos muçulmanos na Indonésia.


O grupo afirmou que a rejeição sofrida pelos homossexuais na Indonésia por questões religiosas não faz sentido e se deve, em grande medida, a certas interpretações intolerantes do Corão, informou hoje o jornal local "The Jakarta Post".
Siti Musdah Mulia, membro da Conferência de Religiões e Paz do país, explicou que o livro sagrado para os muçulmanos diz que é uma bênção que todos os seres humanos sejam iguais, independentemente de sua raça, riqueza, posição social ou inclusive sua orientação sexual.
"Aos olhos de Deus, as pessoas são avaliadas em função de sua piedade", e julgá-las é "uma prerrogativa divina", ressaltou.
A editora da revista local "Mata Air", Soffa Ihsan, destacou que é necessário continuar com a "Ijtihad", o processo legal de fazer uma nova interpretação
dos textos sagrados para evitar que fiquem ancorados no passado. EFE jpm/mh
http://br.noticias.yahoo.com/s/28032008/40/entretenimento-grupo-mu-ulmano-assinala-ala-criou-homossexualismo.html

sexta-feira, 28 de março de 2008

BRASIL - Para oposição, comunicação e propaganda ajudam Lula .


BRASÍLIA - O crescimento da economia não é o único responsável pelos altos índices de popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apontados pela pesquisa CNI/Ibope, na avaliação de políticos de oposição. O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), afirma que outros fatores devem ser considerados, como a capacidade de comunicação de Lula, respaldada por um forte esquema de propaganda política, e a falta de ajuste e organização da própria oposição.

Veja também:

Avaliação positiva do governo vai a 58% e bate recorde na era Lula
Reforma tributária é importante para 82%
Economia explica popularidade
Não podemos subir no salto alto, diz Dilma sobre CNI/Ibope
'Não fico surpreso com mais nada no Brasil', diz FHC
Veja a íntegra da pesquisa
Enquete: Você concorda que a economia puxou a avaliação do governo Lula?
Analista político Carlos Melo comenta resultado da pesquisa

O presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), entende que, além dos ventos favoráveis da economia, Lula não saiu do palanque. "Ele está inaugurando obra que não existe e gerando muita expectativa no palanque", analisou. Para o líder do DEM no Senado, José Agripino (RN), a popularidade alta de Lula "não é julgamento definitivo, mas retrato do momento e produto de circunstâncias".

Sem entrar no mérito da raiz da popularidade, o líder do PT na Câmara, deputado Maurício Rands (PE), classificou como "impressionante" o resultado da sondagem. "O que chama a atenção é que geralmente o maior índice de popularidade de um chefe do Executivo ocorre na data imediata à eleição. É a chamada lua-de-mel do governante com o eleitor. Mas o presidente Lula, cinco anos e meio depois de ter sido eleito, cada vez mais aumenta a popularidade dele porque a sociedade percebe que o governo dele é comprometido com a maior parte da população", disse.


LEIA MAIS EM :


BRASIL -Para Dilma, governo Lula tornou Brasil país de classe média .


RECIFE (Reuters) - Ao comentar pesquisa que apontou aprovação recorde ao governo Lula, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse na quinta-feira que essa popularidade se deve ao acesso ao crédito e ao poder aquisitivo que transformaram o Brasil em um país de classe média.

"(O resultado da pesquisa) reflete o acesso que milhões de brasileiros têm a um padrão de consumo que era da classe média. O Brasil é hoje muito mais de classe média do que de segmentos da população que estão vivendo na miséria", afirmou a ministra, que acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em compromissos em Recife.Ela deu declarações a jornalistas durante a inauguração de uma agência do Banco Azteca, do empresário mexicano Ricardo Salinas, especializado em microcrédito.Na quinta-feira, uma pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou a avaliação ótima ou boa para o governo Lula em 58 por cento em março, ante os 51 por cento da sondagem anterior, em dezembro.Esse é o maior patamar de popularidade desde o início do primeiro mandato do petista, em 2003.Apesar da popularidade do governo, Dilma, que é uma entre os governistas cotados para disputar a Presidência da República em 2010, afirmou que o resultado da sondagem não deve fazer o governo usar "salto alto"."Não podemos subir no salto alto, não podemos achar que a questão do país está resolvida, mas o caminho que estamos trilhando mostra que temos o reconhecimento da população", afirmou."Uma popularidade dessas só tem uma explicação: nós estamos conseguindo melhorar diretamente a vida de milhões de brasileiros."Ela destacou ainda programas como Bolsa Família, Pronasci e Luz para Todos como tendo reconhecimento por parte da população.Fonte: Reuters
Leia mais:

28/03/2008Alckmistas e kassabistas mantêm disputa por candidatura em SP
27/03/2008FHC ironiza popularidade do governo Lula
27/03/2008Fundação identifica dengue tipo 4 em Manaus
27/03/2008Adolescente confessa 12 homicídios no RS
27/03/2008Cego evita assalto e entrega suspeito à polícia .

quinta-feira, 27 de março de 2008

Lula diz no Recife-PE que vai fazer seu sucessor .


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje, no bairro do Jordão, no Recife (PE), que fará o seu sucessor. Em um discurso inflamado, Lula atacou a oposição, que acusa o seu governo de usar irregularmente o cartão corporativo. "A oposição pensa que vai eleger o sucessor. Pode tirar o cavalinho da chuva, porque nós vamos fazer a sucessão, para continuar governando este país", afirmou.
Ao lado da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, citada por três ministros, pelo prefeito de Recife e pelo governador de Pernambuco, em seus respectivos discursos, Lula ponderou que a eleição ainda está muito longe, mas que os adversários não vão atrapalhar o seu projeto de desenvolvimento. "Eles vão ter que lutar muito e trabalhar muito. Apenas fazendo discurso não vão nos derrotar, não", afirmou. "É preciso trabalhar mais do que nós e dizer ao povo o que fizeram antes de nós", acrescentou.
Lula voltou a dizer que é preciso comparar o governo dele com o anterior e avisou que até o final do seu mandato pretende voltar outras vezes a Pernambuco e visitar todos os estados brasileiros. "Meus adversários vão dizer: está em campanha, está em campanha. Eu não estou em campanha, porque nem posso concorrer". Lula disse que vai fazer ainda muitas viagens. "Se eles acham que eu vou ficar lá em Brasília ouvindo discursos, eles podem fazer quantos discursos quiserem, porque eu vou para a rua ouvir o discurso do povo, que eu ganho muito mais".
Dirigindo-se ao ex-deputado Severino Cavalcanti, do PP, que estava na platéia e teve que deixar a presidência da Câmara sob acusação de corrupção, Lula disse que foram as elites paulista e paranaense que o afastaram do poder. Em seguida, Lula disse que tinha muito respeito pelo deputado e que muitos políticos são hipócritas
.


Sarkozy e Carla Bruni são recebidos pela rainha da Inglaterra .


WINDSOR, Grã-Bretanha (Reuters) - Sorridente, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e a mulher dele, a modelo Carla Bruni, foram recebidos com pompa pela rainha Elizabeth 2a na quarta-feira, na primeira visita oficial do tipo realizada por um dirigente francês em mais de uma década.
Milhares de pessoas reuniram-se nas ruas de Windsor para dar as boas-vindas ao casal, cuja visita acontece semanas depois de os dois terem iniciado um romance relâmpago que despertou a atenção de meios de comunicação do mundo todo.
Muitos dos curiosos afirmaram ter comparecido ao local não apenas para ver a rainha, mas também Bruni, a ex-modelo nascida na Itália que também fez sucesso como cantora e compositora.
Vestida com um casaco cinza e usando um chapéu diminuto e estiloso, Bruni sorriu e curvou-se educadamente enquanto cumprimentava a rainha com um aperto de mão. Depois, conversou animadamente com o marido de Elizabeth 2a, o príncipe Philip, 86.
Ao som de uma banda e ao tremular de bandeiras, o casal francês acompanhado da rainha e do príncipe percorreu a área do Castelo de Windsor em uma carruagem puxada por cavalos.
Sarkozy e Bruni passarão a noite no castelo, localizado nas cercanias de Londres.
A visita acontece em um momento crucial para Sarkozy, que enfrenta acusações, na França, de ser um presidente "vistoso", mais preocupado com seu estilo de vida de ostentação do que com os problemas de seu país, entre os quais os da economia.
Alguns jornais britânicos destacaram a visita do chefe de Estado publicando fotos da mulher dele posando nua para uma sessão de fotos de moda, mais de 15 anos atrás.
Antes de chegar à Grã-Bretanha, Sarkozy, 53, disse a meios de comunicação britânicos esperar que sua visita chamasse atenção para os elementos que os dois países possuem em comum, além de servir para aprofundar laços comerciais e outros.
A rainha, que fala francês fluentemente, e Sarkozy, que fala um pouco de inglês, conversaram de forma educada enquanto caminhavam pelo pátio do Castelo de Windsor.
Os presentes no local ficaram animados com a presença do badalado casal francês.
"Viemos do norte do país para que as crianças pudessem ver a rainha", afirmou Mark Stickles.
O estudante colombiano Dimitry Alejo, 18, disse: "É muito legal ver a rainha e o presidente ao mesmo tempo, no Castelo de Windsor. Eles deram bandeiras para que as agitemos."
No entanto, a maior parte dos olhos e das câmeras voltava-se para Bruni, com quem Sarkozy casou-se apenas quatro meses após se separar de sua segunda mulher, Cecilia.


quarta-feira, 26 de março de 2008

BRASIL - Vale anuncia fim de negociação com Xstrata .


SÃO PAULO (Reuters) - Sem conseguir um acordo para comprar a mineradora Xstrata, a Vale anunciou nesta terça-feira que encerrou as negociações para aquisição da companhia anglo-suíça.

"A Vale entende que essa oferta criaria considerável valor para os acionistas de ambas empresas. No entanto, não foi alcançado acordo entre as partes, o que acarretou no encerramento das negociações", informou a empresa em um comunicado.A Vale havia feito uma oferta para adquirir 100 por cento da Xstrata, e o pagamento seria feito em dinheiro e ações.A mineradora brasileira afirmou ainda que dentro da Regra 2.8 do City Code on Takeovers and Mergers, do Reino Unido, reserva-se "o direito de anunciar uma oferta ou possível oferta, ou ainda fazer ou participar de uma oferta ou possível oferta pela Xstrata", dentro de algumas condições, caso haja recomendação positiva ou acordo com o Conselho de Administração da Xstrata.Isso poderia ocorrer dentro do prazo de seis meses.Mais cedo, em um evento em São Paulo, o presidente-executivo da Vale, Roger Agnelli, afirmou que a negociação com a mineradora Xstrata estava difícil de ser finalizada porque as duas empresas não queriam abrir mão de algumas questões que consideram fundamentais, como o direito de comercialização sobre os produtos."A Xstrata é uma tremenda empresa gerida por um grande profissional que é o Mike Davis, a Glencore é uma grande trading gerida por um cara muito especial, que é o Ivan (Glasenberg), eles não gostam de ceder em nada. Eu não sou tão brilhante assim, mas também não gosto de ceder...", disse Agnelli.A Glencore é a principal acionista da Xstrata .Após receber o prêmio "Personalidade de Vendas" de 2007, da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), Agnelli afirmou, ao ser questionado se os executivos da Xstrata estariam mais flexíveis, que a questão seria criar um negócio que atendesse as duas partes."Qualquer negociação em qualquer lugar do mundo, para ser bem-sucedida, a parte de lá tem que sair um pouco triste e a parte de cá tem que sair um pouco triste", disse mais cedo Agnelli.A Vale afirmou ainda no comunicado que se reserva o direito de anunciar uma oferta caso haja um anúncio de "possível oferta ou firme intenção de uma oferta por terceiros pela Xstrata ou a Xstrata anuncie que recebeu uma proposta ou foi consultada por uma terceira parte para uma possível proposta".O direito de realizar uma oferta também valeria se a Xstrata anunciar "uma operação reversa de compra (reverse takeover) ou uma operação whitewash, dentro da Regra 9 do City Code; ou caso haja uma mudança material nas atuais circunstâncias".(Por Daniela Machado e Roberto Samora; edição de Denise Luna)Fonte: Reuters.


LEIA MAIS:



Turquia bloqueia website por insultos ao fundador do país .


TECNOLOGIA


SÃO FRANCISCO (Reuters) - O governo turco bloqueou o acesso ao website Slide e ao seu popular software de multimídia online depois que uma corte local determinou que a página permitia aos seus usuários colocar fotos e textos com insultos ao fundador da República Turca.

O Slide se soma, assim, a serviços como YouTube, Facebook e o MySpace, que foram bloqueados na Turquia, Paquistão, Tailândia e China por oferecer serviços de web que violam leis nacionais a respeito de restrições à liberdade de expressão.A lei turca proíbe insultar a "identidade turca", as instituições estatais e Mustafa Kemal Ataturk, que fundou a Turquia moderna entre a década de 1920 e 1930.Famosos escritores, acadêmicos e figuras políticas já enfrentaram processos judiciais devido à lei.John Duncan, do Slide, disse que a empresa começou a receber queixas dos usuários turcos sobre os serviços do site em fevereiro, pouco depois que o tribunal ordenou ao Turkish Telecom, provedor de Internet do país, o bloqueio das páginas do Slide.A ordem havia sido emitida em 24 de janeiro por um tribunal de Civril, uma cidade situada a 300 quilômetros da capital Ancara, acrescentou Duncan.Empregados da empresa afirmaram que nunca receberam qualquer aviso formal contra a companhia, nem haviam conseguido identificar o material ofensivo, mesmo assim, a Turkish Telecom acatou a ordem judicial.Duncan apontou que a política do Slide é retirar o conteúdo ofensivo de sua página."Não sei ao certo o que era este material. Apoiamos a liberdade de expressão, mas iremos retirar o material especialmente ofensivo. Poderíamos retirar isso se forem averiguados quais arquivos causaram a ação legal", disse.A empresa californiana afirma que contratou representantes na Turquia e que estes tentam resolver o problema através de contato com o governo, enquanto trabalham em formas alternativas para que os usuários turcos possam acessar a página.Fonte: Reuters.


Leia mais:



terça-feira, 25 de março de 2008

Governo do Iraque impõe toque de recolher em Basra .


BAGDÁ (Reuters) - O primeiro-ministro iraquiano, Nuri Al Maliki, reforçou na segunda-feira a segurança na cidade de Basra, no sul do país, onde entrou em vigor um toque de recolher após confrontos entre a polícia e a milícia xiita Exército Mehdi.

Pelo menos três facções xiitas rivais, inclusive a milícia do clérigo Moqtada Al Sadr, disputam o controle de Basra, segunda maior cidade do país e importante centro produtor de petróleo. Além disso, quadrilhas comuns lutam pelas lucrativas rotas de contrabando de combustível."Basra está submetida a ataques injustos, e muitas partes de dentro e fora estão participando disso. Os ataques visam à segurança e à estabilidade da cidade", disse Maliki, que viajou acompanhando de ministros encarregados da segurança. "O governo federal, devido a seu compromisso de apoiar o governo regional em Basra, decidiu voltar a impor a segurança, a estabilidade e a lei nesta cidade," acrescentou o premiê.Sequestros e homicídios marcam a disputa de poder em Basra. O chefe de polícia da cidade já sofreu várias ameaças de morte.



BRASIL - CÉSAR MAIA CHAPA TEMPORÃO DE FALASTRÃO .


O prefeito do Rio, Cesar Maia, rebateu as críticas do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, chamando-o de "falastrão" por dizer que o pior da epidemia de dengue ainda está por vir.

Segundo o prefeito, "há 15 anos a curva de incidência de dengue reduz em abril e cai fortemente de maio a julho em função do menor calor e umidade".
Para Maia, a implantação de um gabinete de crise e o anúncio das medidas para controlar a epidemia não passam de jogo de cena: "Eles (as autoridades federais e estaduais) chegam no final de março fazem uma coreografia, porque sabem que esta sazonalidade ocorrerá a partir da metade de abril", respondeu ele ao grupo Estado, em entrevista por e-mail.Fonte: Agência Estado .
Leia mais



sábado, 22 de março de 2008

Cafetina que ajudou derrubar governador de NY chega ao Brasil .


SÃO PAULO - A cafetina brasileira Andréia Schwartz, de 33 anos, chegou na manhã desta sábado ao Brasil, deportada dos Estados Unidos, onde cumpriu 18 meses de prisão por exploração da prostituição, posse ilegal de drogas e lavagem de dinheiro. A brasileira, que desembarcou no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, Grande São Paulo, foi ainda apontada como testemunha-chave na investigação de outra rede de prostituição. Seus depoimentos às autoridades americanas ajudaram a derrubar na semana retrasada o então governador de Nova York, Eliot Spitzer.

Veja também:


Brasileira envolvida no caso Spitzer continua presa nos EUA
Pivô da crise de Spitzer 'não quer ser considerada um monstro'
Novo governador promete 'encaminhar' NY
Brasileira é testemunha-chave no caso do governador de NY
Veja as imagens
Família vive drama à espera da Andréia

Segundo sua família, que vive em Vila Velha, no Espírito Santo, Andréia telefonou assim que chegou a São Paulo, mas depois não deu mais notícias. Após despistar a imprensa na área de desembarque internacional, Andréia apareceu no embarque doméstico, de onde seguiria para o Rio de Janeiro, para um vôo para Vitória, e depois para Vilha Velha, cidade vizinha à capital capixaba. Lá, ela é esperada pela mãe, Elza, e pelo filho T. de 14 anos. Roger Gouveia e Carlos Alberto Silva, dois amigos da capixaba, a esperavam no aeroporto paulista.

O astro de futebol Pelé viajou no mesmo vôo que Andréia, o 951 da American Airlines, mas disse ter dormido durante a viagem e por isso não viu a brasileira. No desembarque dos passageiros, o editor de fotografia do tablóide americano The New York Post, o mineiro Luiz Ribeiro, mostrou à imprensa um vídeo de Andréia que ele fez no avião com sua câmera digital.



Dengue no Brasil: 290 NOVOS CASOS POR DIA NO RIO FAZEM ADMITIR EPIDEMIA .


As autoridades de saúde do Estado do Rio de Janeiro, no Brasil, admitiram que a região vive uma epidemia de dengue, sendo detectados, em média, 294 novos casos por dia.

Desde Janeiro, foram registados 23.555 casos da doença na cidade do Rio, tendo sido confirmadas mais 2.053 pessoas infectadas só nos últimos dois dias, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.A epidemia já causou a morte a 78 pessoas no estado do Rio de Janeiro, desde o início do ano, um número que não chega a metade do registado em 2002, quando a região enfrentou uma das piores crises de dengue dos últimos anos.O Estado tem a funcionar uma linha telefónica de informações sobre a dengue, mas o serviço ficou congestionado, registando-se na quarta-feira cerca de sete mil chamadas em espera.Perante o elevado número de casos detectados, o prefeito do Rio de Janeiro acusou o presidente Lula da Silva de negligenciar o combate ao mosquito que transmite a doença..
Esta semana, o Ministério da Saúde anunciou a criação de um gabinete de crise para enfrentar a dengue, que começa a funcionar a partir de segunda-feira. As Forças Armadas foram convocadas para ajudar no combate ao mosquito, juntando-se aos cerca de 300 profissionais de saúde mobilizados na mesma operação.Na sequência da epidemia, o Governo português já aconselhou os viajantes para o Rio de Janeiro a tomarem medidas de precaução, recomendando a utilização de um repelente próprio durante todo o dia.A Secretaria de Estado das Comunidades aconselhou ainda os turistas portugueses a evitarem locais húmidos ou de águas estagnadas.
JPB/Lusa

quinta-feira, 20 de março de 2008

Viva quem é incompetente, invertebrado, servil, acéfalo, capacho e... hermafrodita .


O importante num país como Portugal, onde tudo é de faz de conta, é ser filho (mesmo que bastardo) do que enteado (mesmo que legítimo). É ser incompetente e servil, acéfalo e capacho, invertebrado e solícito.

Ou seja, curvar-se servilmente perante aqueles de quem depende..
Não sei que objectivos movem um país, para além de uma dramática aproximação ao Burkina Faso, que institui o primado da incompetência e do servilismo como condição sine qua non para alguém ascender na hierarquia seja do que for.
Não sei. Mas, reconheço, o problema não reside no facto de eu não saber. Reside, isso sim, no facto de quem tem por função saber, ser mais ignaro que um calhau, tenha ou não cunha, tenha ou não cartão do partido no poder, seja ou não amestrado..
Quando vejo o que resta deste país entregue a um bando de vampiros que, para sobreviverem, sugam até o sangue dos filhos. Quando vejo o que resta deste país entregue a uns fluorescentes e florescentes hermafroditas, fico consciente de que os espanhóis fazem muito bem em montar as barracas de praia junto à fronteira com Portugal.

Não sei que futuro terá o que resta deste país. Um dia destes, meia dúzia de ilustres iluminados com dinheiro gerado não sei onde nem como, vão conseguir que nos coloquem uns chips para, à distância, programarem o que devemos ou não fazer.
Aliás, mesmo sem chips (julgo eu) já estamos rodeados por uma série de seres semelhantes a nós que se sentam, levantam, põem a língua de fora, dão cambalhotas, lambem o dono e são chefes, directores e por aí fora.

* Jornalista do JN (CP 925) - Não se é Jornalista sete horas por dia . É-se Jornalista 24 horas por dia.
* Também publicado em
ALTO HAMA

SEGREDO SOBRE FILME CONTRA O CORÃO PREOCUPA GOVERNO HOLANDÊS .


AMSTERDÃ (Reuters) - O sigilo em torno do conteúdo e data de lançamento de um filme sobre o Corão, realizado por um político holandês de direita, está complicando a vida dos serviços de segurança do país, disse o ministro da Justiça ao Parlamento da Holanda na quarta-feira.

Segundo o ministro Ernst Hirsch Ballin, o governo teria melhores condições de avaliar possíveis riscos caso soubesse quando o político populista Geert Wilders pretende lançar o filme e qual é o conteúdo, segundo a agência de notícias ANP.Wilders considera o Corão um livro fascista que estimula a violência e diz apenas que pretende lançar neste mês o curta-metragem de 15 minutos na Internet, já que as emissoras holandesas o recusaram.Alvo constante de ameaças de morte por parte de militantes islâmicos, Wilders recusou-se a exibir o filme para autoridades de combate ao terrorismo, alegando que só permitiria isso se tivesse garantias de que a obra não seria proibida.O governo teme o mesmo tipo de reação vista no mundo islâmico quando jornais dinamarqueses publicaram caricaturas do profeta Maomé, em 2006.Por causa do lançamento do filme, a Holanda elevou neste mês para "substancial" o nível de ameaça à segurança nacional.(Reportagem de Emma Thomasson)Fonte: Reuters
Leia mais:
20/03/2008Escritor polêmico é impedido de entrar nos EUA
20/03/2008Beatles num céu de diamantes
20/03/2008Mãe Coragem e Seus Filhos, onde os cássicos não têm pó
20/03/2008Scotfield, de "O homem que não vendeu sua alma", morre aos 86
19/03/2008Crise norte-americana poupa os ricos de Beverly Hills

VOZ EM MENSAGEM DA AL QAEDA É DE BIN LADEN .


WASHINGTON (Reuters) - A CIA acredita que a voz constante de uma mensagem divulgada na quarta-feira é mesmo do líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, afirmou um membro do setor norte-americano de inteligência na quinta-feira.A autoridade descreveu o conteúdo da mensagem como "parte da campanha atual deles de propaganda", uma propaganda "já desgastada." Segundo essa autoridade, não havia sido possível ainda determinar quando exatamente a mensagem tinha sido gravada.Na gravação de áudio colocada em um site da internet para coincidir com a data de nascimento do fundador do Islã, Bin Laden ameaçou punir severamente a União Européia (UE) devido à publicação das charges nas quais aparece o profeta Maomé."A CIA analisou-a (a mensagem) e podemos dizer com um alto grau de segurança que se trata realmente da voz de Osama bin Laden", disse a autoridade.Segundo o governo norte-americano, a gravação parecia mostrar Bin Laden tentando "afirmar-se como um elemento de relevo e postulando-se como o defensor dos muçulmanos.""Ao mesmo tempo, o grupo dele continua a atingir de forma específica, e de forma letal, homens, mulheres e crianças inocentes do mundo todo e a levar destruição e morte para as pessoas de todas as partes que não concordam com as opiniões radicais deles", afirmou Dana Perino, porta-voz da Casa Branca.(Reportagem de Randall Mikkelsen e David Alexander)Fonte: Reuters.


quarta-feira, 19 de março de 2008

CHINA ALERTA PARA "LUTA DE VIDA E MORTE" PELO TIBET .


PEQUIM (Reuters) - A China alertou para uma batalha de "vida e morte" com o Dalai Lama na terça-feira (quarta-feira no horário local), ao tentar acabar com a onda de protestos na região do Tibet, que resultou em prisões e aperto do controle político.O premiê chinês, Wen Jiabao, acusou o líder espiritual tibetano de planejar os protestos --que culminaram em tumultos na sexta-feira na capital do Tibet, Lhasa-- desde sua base na cidade indiana de Dharamsala, onde ele vive em exílio."Estamos no meio de uma dura luta envolvendo sangue e fogo, uma luta de vida e morte com a camarilha do Dalai", disse Zhang Qingli, secretário do Partido Comunista do Tibet, em uma teleconferência dos líderes da região e da sigla."Líderes de todo o país devem entender profundamente como é ardorosa, complexa e de longo prazo a natureza da luta", afirmou ele em comentários publicados online pelo China Tibet News.A mídia estatal chinesa diz que 105 pessoas se renderam à polícia por participarem dos protestos em Lhasa após autoridades fixarem um prazo até a meia-noite para os manifestantes se entregarem nos tumultos que funcionários do Dalai Lama acreditam terem matado 99.A China, cujas tropas comunistas entraram no Tibet em 1950 após tomarem o controle de Pequim, estima em 13 o número de mortos em Lhasa. A mídia estrangeira não tem acesso à área sem a permissão do governo, dificultando a verificação das fatalidades.(Por Lindsay Beck).



DÉFICIT COMERCIAL DA ZONA DO EURO É MAIOR QUE O ESPERADO .


BRUXELAS (Reuters) - O déficit comercial da zona do euro se ampliou em janeiro comparado com o mesmo mês do ano passado e mais que dobrou em relação a dezembro, num valor maior que o esperado, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo Escritório Europeu de Estatísticas.O Eurostat divulgou que o déficit comercial não ajustado sazonalmente nos 15 países que adotam o euro saltou para 10,7 bilhões de euros (16,9 bilhões de dólares) em janeiro contra um déficit de 7,3 bilhões de euros em janeiro de 2007.Os valores de dezembro foram revisados para um déficit de 4,1 bilhões de euros.Economistas ouvidos pela Reuters esperavam um déficit comercial de 5 bilhões de euros em janeiro.Fonte: Reuters
Leia mais:
19/03/2008Índices asiáticos têm alta após decisão do Fed
18/03/2008Consumo de álcool sobe 51% e já deve passar gasolina em abril
18/03/2008Chinalco vê mais chance de elevar que cortar fatia na Ri Tinto
18/03/2008Mercados europeus sobem mais de 3% antes da decisão do Fed
18/03/2008Delta Airlines oferece aposentadoria antecipada a 30 mil

terça-feira, 18 de março de 2008

BRASIL -Bolsa sobe mais de 3% após corte de juros nos EUA; dólar fecha abaixo de R$ 1,70 .


A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em alta de 3,2% nesta terça-feira, aos 61.932 pontos. Investidores passaram por momentos de hesitação depois que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) reduziu sua taxa de juros em 0,75 ponto percentual, de 3% ao ano para 2,25%.


Analistas apostavam em corte de até 1,25 ponto, para 1,75%. O dólar comercial caiu 1,91% e fechou cotado a R$ 1,691 na venda. A queda, a maior desde 24 de janeiro, praticamente anulou os três dias seguidos de alta provocada pela piora da crise internacional de crédito.

As principais Bolsas da Europa fecharam em alta expressiva, superior a 3%.

Os mercados asiáticos recuperaram-se de parte das perdas dos últimos pregões e também encerraram no nível positivo. A exceção foi a Bolsa de Xangai, que caiu 3,9%. Bancos na berlindaInvestidores receberam com satisfação os balanços de dois grandes bancos de investimento americanos -Goldman Sachs e Lehman Brothers. Ambos tiveram queda nos lucros, mas mesmo assim o resultado ficou acima do esperado por analistas. No caso do Goldman, as ações dispararam após o anúncio.As atenções voltaram-se para esses balanços na manhã desta terça-feira, uma vez que, no pregão anterior, a venda do Bear Stearns por um preço irrisório provocou queda em algumas das principais Bolsas de Valores do mundo. Na quarta-feira (19) é a vez de o Morgan Stanley publicar seus números.EUA: inflação e imóveisA inflação ao produtor nos Estados Unidos foi de 0,3% em fevereiro, divulgou nesta terça o governo americano. O número ficou dentro do previsto, mas o núcleo do índice marcou alta de 0,5% nos preços, superior ao 0,2% estimado por analistas. O governo dos EUA divulgou também pesquisa sobre o mercado imobiliário. O número de permissões para construção de edifícios em fevereiro, na taxa anualizada, foi de 978 mil, abaixo do 1,02 milhão estimado por economistas. (Com informações de Reuters e Valor Online).

http://economia.uol.com.br/cotacoes/ultnot/2008/03/18/ult1918u841.jhtm



BRASIL - PF PRENDE TRÊS SUSPEITOS DE TRÁFICO DE LSD EM CURITIBA .


Três pessoas foram presas hoje em Curitiba, no Paraná, suspeitas de tráfico de LSD, uma droga alucinógena. De acordo com a TV Globo, foram apreendidos 10 mil pontos da substância - cada ponto equivale a uma dose -, que teriam sido comprados na Holanda. Segundo a Polícia Federal (PF), um promotor de eventos chegou da Europa na madrugada de
hoje, com a droga. IMAGEM CURITIBA
Ele iria revender o produto em festas e boates na região Sul do País. Depois de desembarcar, o promotor encontrou-se com dois homens de Santa Catarina, que teriam pago a viagem. O grupo foi preso. As informações são do Jornal Hoje, da TV Globo.Fonte: Agência Estado.


Leia mais:



domingo, 16 de março de 2008

AUTOMOBILISMO - HAMILTON VENCE GP DA AUSTRÁLIA .


SÃO PAULO - A perda de título mundial é coisa do passado para o jovem Lewis Hamilton. Na madrugada deste domingo, ele mostrou que está com a cabeça em ordem e venceu, de ponta a ponta, o Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1, abertura da temporada 2008, em Melbourne. O inglês de 23 anos conquistou sua quinta vitória na categoria, após largar pela sexta vez na pole position, e viu seus principais adversários ficarem para trás. Em especial, as Ferrari, de Kimi Raikkonen (que abandonou faltando cinco voltas, mas somou um ponto pela punição a Rubens Barrichello) e Felipe Massa (que saiu na volta 29).Veja também:


Para o espanto dos analistas, o pódio foi completado por dois alemães. O segundo colocado foi Nick Heidfeld, da BMW-Sauber, e Nico Rosberg, da Williams, foi o terceiro. Fernando Alonso, de volta à Renault, conseguiu um quarto lugar, com um carro que rende muito menos que o dos rivais. Rubens Barrichello, com a Honda, foi o sexto, mas foi desclassificado devido a um acidente e um erro na saída dos boxes (leia abaixo). Todas as equipes, por sinal, sofreram com o forte calor (37ºC ambiente na largada, 51ºC na pista) e apenas sete carros cruzaram a linha de chegada, embora nove, oficialmente, a tenham terminado. A McLaren também começou na frente no Mundial de Construtores, somando 14 pontos.DIFÍCIL DE SEGURARA emoção na corrida começou logo na largada. Com mudanças antes da saída: Timo Glock, da Toyota, foi punido por trocar de novo a caixa de câmbio e por ter atrapalhado Mark Webber no treino. Ele perdeu dez posições. E viu uma largada confusa, já com Felipe Massa errando e rodando na primeira curva, ao tentar passar Heikki Kovalainen. Bateu no muro, teve de trocar o bico e caiu para último.Logo atrás, o italiano Giancarlo Fisichella, da Force India, tentou passar no meio de Anthony Davidson, Jenson Button e Mark Weber, mas decolou, caiu fora da pista e abandonou. Este foi só o primeiro momento em que o safety car entrou na pista. Sem dar bola para isso, Lewis Hamilton foi embora e fez uma volta melhor que a outra, para manter a ponta.Barrichello se deu bem e foi para o sétimo lugar, posição que só perdeu quando foi ultrapassado pelo campeão Kimi Raikkonen, após 18 voltas segurando o finlandês. Nelsinho Piquet, mal, não conseguiu sair das últimas posições e abandonou com suspeita de pane na caixa de câmbio - a mesma que o atrapalhou nos treinos - na volta 30.No mesmo instante, Massa também abandonou. A Ferrari alegou uma pane no motor. Não era dia da equipe italiana. Raikkonen rodou duas vezes, saindo de pista outras tantas e não terminou a corrida. E ficou com o nono lugar, a um de, pelo menos, pontuar.ACIDENTESDavid Coulthard, da Red Bull, foi um dos que bateu feio. Ele forçou a ultrapassagem em Felipe Massa na volta 26 e bateu no meio do carro do brasileiro, quebrando as suspensões de seu carro. Timo Glock, por sinal, voltou a ser protagonista após bater forte na parte interna do circuito. Ele errou na curva, saiu na grama, o carro decolou ao passar por um buraco e rodou pelo menos quatro vezes antes de parar. Por causa disso, o alemão saiu zonzo do carro. Na volta 45.Barrichello também protagonizou um acidente, mas não teve culpa, na volta seguinte. Um mecânico tirou o indicador de parada antes da hora no reabastecimento e a mangueira foi arrancada, atingindo alguns dos companheiros de equipe na saída. Para piorar, foi com luz vermelha. Foi punido com a perda de dez segundos. Cumpriu e, mesmo assim, chegou em sexto lugar. Mas, por ter saído dos boxes quando ainda estava fechado, acabou desclassificado.Robert Kubica, que estava bem, perdeu a chance de pontos e pódio ao bater com Kazuki Nakajima, da Williams, a dez voltas do fim, quando o safety car ainda estava na pista. Por causa deste acidente, o japonês foi punido com a perda de dez posições no grid de largada do próximo GP.Quem quase pôde comemorar uma posição acima foi o finlandês Hikki Kovalainen, da McLaren. Ele chegou a ultrapassar Fernando Alonso, mas na reta principal, ao tirar uma das viseiras de seu capacete - estava suja - acabou batendo o cotovelo no botão que coloca o carro no limitador de velocidade e viu o espanhol recuperar a posição.Agora, todos se preparam para o próximo GP, no domingo que vem, na Malásia, em Sepang, com largada prevista para as 4 horas (de Brasília), ou seja, na madrugada.
FÓRMULA 1 - 2008 - GP DA AUSTRÁLIA
Classificação final (após 58 voltas) 1.º - Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1h34min50s616 2.º - Nick Heidfeld (ALE/BMW-Sauber), a 5s478 3.º - Nico Rosberg (ALE/Williams), a 8s163 4.º - Fernando Alonso (ESP/Renault), a 17s181 5.º - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 18s014 6.º - Kazuki Nakajima (JAP/Williams), a 1 volta 7.º - Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), a 3 voltas 8.º - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 5 voltas Não completaram a prova: Robert Kubica (POL/BMW-Sauber), a 11 voltas Timo Glock (ALE/Toyota), a 15 voltas Takuma Sato (JAP/Super Aguri), a 26 voltas Nelsinho Piquet (BRA/Renault), a 28 voltas Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 29 voltas David Coulthard (ESC/Red Bull), a 33 voltas Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 39 voltas Adrian Sutil (ALE/Force India), a 50 voltas Mark Webber (AUS/Red Bull), a 56 voltas Jenson Button (ING/Honda), a 57 voltas Anthony Davidson (ING/Super Aguri), a 57 voltas Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso), a 58 voltas Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), a 58 voltas Rubens Barrichello (BRA/Honda), desclassificado
Volta mais rápida: Heikki Kovalainen, 1min27s418, volta 43.

BRASIL - CHUVAS DEIXAM RIO DE JANEIRO EM ESTADO DE ALERTA .


O Rio de Janeiro ficará em estado de alerta até a segunda-feira por conta das chuvas que ainda vão atingir a região, segundo informações da Defesa civil do Estado. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o tempo deverá permanecer nublado a encoberto com chuva, em todo o estado, pelo menos até Segunda-feira.
Apesar da chuva fina que cai desde a madrugada deste sábado, não foi registrada nenhuma ocorrência grave, de acordo com a Defesa Civil. Ocorreram apenas alguns casos de deslizamento e desabamento provocados pelo volume de chuva.
No bairro Piedade, uma mulher de 60 anos ficou ferida após uma casa desabar parcialmente, na noite de ontem. Ela foi socorrida com ferimentos leves e encaminhada a um hospital pelo Corpo de Bombeiros.Fonte: Agência Estado.


LEIA MAIS :



sábado, 15 de março de 2008

DESERTORES CUBANOS FAZEM TESTE EM CLUBE DE MIAMI .



ORLANDO, Estados Unidos (Reuters) - Cinco membros da seleção cubana de futebol sub-23 que desertaram nos Estados Unidos durante o torneio pré-olímpico estão fazendo testes no Miami F.C. e podem ter a chance de firmar um contrato profissional, informou o clube nesta quinta feira.


Os jogadores cubanos desertaram da delegação na terça-feira à noite, pouco depois do empate em 1 x 1 contra os EUA pelo torneio pré-olímpico da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf), que classifica duas seleções para os Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto.
Os cinco desertores são o goleiro José Manuel Miranda, os defensores Erlys García, Yenier Bermúdez (capitão da equipe) e Loanni Cartaya, e o meio campista Yordany Alvarez.
Os jogadores começaram a treinar com o Miami F.C., clube que disputa a United Soccer Leagues, uma categoria abaixo da Major League Soccer, primeira divisão do campeonato norte-americano.
"Ficarão treinando conosco por este fim de semana até o começo da semana que vem", declarou Marcos Ommatti, porta-voz do Miami F.C.
Os atletas foram observados na terça-feira pelo gerente geral do clube, Luis Muzzi.
"Os cubanos jogaram realmente bem. Nós iremos lhes oferecer a possibilidade de um teste. Se mostrarem que são bons, talvez recebam ofertas de contratos", afirmou Ommatti.
Cuba busca sua primeira classificação olímpica de futebol desde os Jogos de Moscou em 1980 e deve jogar na quinta-feira a sua segunda partida pelo torneio, contra Honduras, em Tampa, na Flórida.
A Concacaf deve agora determinar se Cuba pode continuar participando do torneio com somente 13 jogadores, ao invés de 18. O treinador cubano, Raúl Gonzalez, conta somente com 12 jogadores para a partida contra Honduras, pois o atacante Roberto Linares está suspenso por ter recebido um cartão vermelho.
CUBA FALA DE "COVARDIA"
"Esta atitude dispensa comentários. É uma grande irresponsabilidade e um ato de covardia dos cinco jogadores", disse à Reuters o diretor da Associação de Futebol de Cuba, Antônio Garcés, na quinta-feira.
"Eles não têm moral nem ética nem nada. Não deram as caras para seguir no torneio", afirmou o diretor nas primeiras declarações oficiais sobre o tema na ilha.
Meios de comunicação internacionais informaram nesta quinta-feira que outros dois jogadores da seleção cubana haviam desertado na Flórida.
"Não temos confirmação", afirmou Garcés em relação às supostas deserções.
"Luis (Hernández) não nos informou mais nada", disse o diretor, referindo-se ao presidente da Associação de Futebol Cubana, que chefia a delegação.
As deserções são consideradas o calcanhar de Aquiles do esporte cubano. Nos últimos tempos, atletas de diversas modalidades como o voleibol e o boxe, além de bailarinos, músicos e artistas, têm desertado.
Cuba já garantiu a classificação de 116 atletas de 14 modalidades para os jogos de Pequim.
(Reportagem de Simon Evans e Nelson Acosta)



BRASIL - JULGAMENTO DE CÉLULA-TRONCO DEVE OCORRER ATÉ ABRIL .


De passagem pelo Rio, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello disse hoje que acredita que o julgamento da constitucionalidade das pesquisas com células-tronco embrionárias no Brasil, liberadas pela Lei de Biossegurança em março de 2005 e contestadas por uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) dois meses depois, seja realizado até o início do mês de abril. "Acho que o escore vai ser muito apertado. A diferença deve ser de um ou dois votos. Talvez seja seis a cinco ou sete a quatro", afirmou. Ele não quis declarar seu voto.
O julgamento está suspenso desde o dia 6, porque o ministro Carlos Alberto Menezes Direito fez um pedido de vista da Adin ajuizada pelo ex-procurador-geral da República, Claudio Fonteles, em contestação à Lei de Biossegurança e pela proibição de pesquisas com células-tronco embrionárias no País.Fonte: Agência Estado.


Leia mais:



sexta-feira, 14 de março de 2008

McCain diz que Al Qaeda pode tentar influir em eleição dos EUA .


McCain diz que Al Qaeda pode tentar influir em eleição dos EUA. O candidato do Partido Republicano à Presidência dos EUA, John McCain, afirmou temer a possibilidade de a Al Qaeda ou outros grupos extremistas realizarem ataques no Iraque a fim de prejudicar suas chances de vencer em novembro.Fonte: Reuters
Leia mais:

14/03/2008Dezenas protestam em Santiago contra visita de Rice
14/03/2008UE fixa prazo de 1 ano para aprovar leis contra aquecimento
14/03/2008EUA dizem para China moderar uso da força em protestos no Tibet
14/03/2008Cuba diz que pode liberar venda de eletrodomésticos
14/03/2008Japão quer metas de CO2 para mundo em desenvolvimento


Músicos cubanos ganham status de refugiados no Brasil .

SÃO PAULO (Reuters) - Os três músicos cubanos integrantes do grupo Los Galanes, que desapareceram no final do ano passado após shows em Pernambuco, receberam status de refugiados do governo brasileiro, informou o Ministério da Justiça nesta sexta-feira.Os músicos Miguel Angel Costafreda, Juan Alcides Díaz e Arodis Verdecia Pompa oficializaram em dezembro o pedido para permanecer no Brasil na condição de refugiados.Eles desapareceram no começo daquele mês após shows em Pernambuco, onde se apresentavam a convite de uma entidade do governo cubano. Os músicos não embarcaram no vôo de volta à ilha com o restante da banda, como previsto.Em setembro, o governo brasileiro concedeu refúgio a dois atletas cubanos que abandonaram a delegação do país durante os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em julho.O refúgio concedido ao jogador de handebol Rafael D'Acosta Capote e ao ciclista Michel Fernández García aconteceu após o polêmico caso dos boxeadores Guillermo Rigondeaux e Erislandy Lara, que voltaram para Cuba após uma tentativa de deserção durante os Jogos.Fonte: Reuters.
LEIA MAIS :
14/03/2008Servidores da Saúde seguem em passeata em SP
14/03/2008Rice ouve música e dança em visita a Salvador
14/03/2008Operação do Bope deixa um morto no Rio
14/03/2008Três manifestações complicam trânsito em São Paulo
14/03/2008Marta disputa eleição em São Paulo; PT vai bater em transporte

http://www.pop.com.br/popnews/noticias/brasil/159301.html

quarta-feira, 12 de março de 2008

Após escândalo sexual, governador de NY renuncia ao cargo .


NOVA YORK - Após o escândalo sobre o envolvimento com uma rede de prostituição de luxo, o governador do Estado de Nova York, Eliot Spitzer, anunciou que renunciará ao cargo. Durante o anúncio nesta quarta-feira, 12, o democrata afirmou que seu afastamento será consumado na próxima segunda-feira, quando o vice-governador David Paterson assumirá o cargo. "Não posso permitir que minhas fraquezas pessoas interrompa o trabalho público", afirmou.

Veja também
:
Internautas aprovam renúncia de Spitzer
70% dos nova-iorquinos querem saída do cargo
Escândalos sexuais na política americana


O procurador federal Michael Garcia afirmou que não houve nenhum tipo de acordo com o governador para evitar o indiciamento. Ele está sendo investigado por promotores federais pela
tentativa de esconder o destino do pagamento dos programas - o dinheiro, que pode chegar a US$ 80 mil, era depositado na conta de empresas fantasmas - e por ter-se envolvido com uma prostituta e deslocado a mulher entre Estados (ação criminosa nos EUA).

Ao lado da mulher, o político democrata voltou a pedir desculpas pelo que classificou como "comportamento inaceitável". "O remorso me acompanhará sempre", disse Spitzer, diante dos jornalistas em Nova York. Ele afirmou ainda que lhe restava outro remédio que não "aplicar contra si mesmo" os mesmos critérios de responsabilidade que sempre pediu aos demais em sua carreira política. Antes de ser eleito governador, em 2006, Spitzer foi procurador-geral do Estado por oito anos. Durante seu mandato ficou conhecido por lutar contra o crime organizado e perseguir duas redes de prostituição, que resultou na prisão de 18 envolvidos.

O político democrata admitiu que agora terá que se redimir e ganhar de volta a confiança de sua esposa e de toda a sua família, à qual agradeceu pela "compaixão" demonstrada ao longo da crise. "Tentarei de fora da política servir ao interesse comum", disse Spitzer, que assinalou que "a maior glória não consiste em não cair, mas em levantar-se após cada queda".

Na segunda-feira, Spitzer fez um pronunciamento no qual pediu desculpas à sua família por seu envolvimento com uma rede de prostituição de luxo em Washington, segundo denúncia do The New York Times. Spitzer, que é casado há 21 anos e tem três filhas, ainda não foi formalmente acusado de nenhum crime.

O caso

Investigações federais apontaram Spitzer como cliente da Emperors Club VIP, uma rede de prostituição de luxo que cobrava até US$ 5.500 por hora pelo programa. Segundo conversas telefônicas gravadas, o governador teria desembolsado US$ 4.300 por quatro horas da companhia de uma garota identificada como Kristen. Spitzer, porém, teria usado apenas duas horas porque tinha de trabalhar cedo no dia seguinte. Despesas adicionais como passagens de trem, tarifas de táxis e serviço de quarto foram pagas à parte pelo governador. Para fazer os pagamentos dos serviços, Spitzer usava o nome George Fox, amigo de longa data e um dos financiadores de sua campanha. Fox emitiu nota ontem afirmando que não sabia que seu nome era usado pelo governador para fazer as transações, mas garantiu que Spitzer já lhe pediu desculpas.

O site da Emperors Club VIP na internet mostra fotos dos corpos das garotas com o rosto coberto, acompanhadas dos preços do programa por hora. Os valores dependem da classificação de cada prostituta, avaliadas em níveis de um a sete "diamantes". As garotas com sete "diamantes" chegam a cobrar US$ 5.500 por hora.