quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

BRASIL : TCU DECIDE ESMIUÇAR GASTOS COM CARTÕES CORPORATIVOS .


Os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) decidiram ontem, por unanimidade, esmiuçar a contabilidade do governo para saber se as despesas com cartões corporativos cresceram, se os saques em espécie aumentaram e se eles estão sendo usados para compras pessoais irregulares de altos funcionários do Executivo. No dia 13, o Estado revelou que ministros do governo Lula registraram altos gastos com cartão para quitar despesas de viagem.




Desde já, integrantes do TCU afirmam que compras em free shops e bares são irregulares. Se a auditoria confirmar o abuso, o tribunal pode obrigar os responsáveis pelos gastos a devolver o dinheiro ou, em casos mais graves, propor "nota de improbidade administrativa". A área técnica do TCU considera, contudo, que o mais adequado é inabilitar o funcionário que gastou irregularmente com cartão para ocupar cargo público.O ministro do TCU Raimundo Carreiro foi mais radical: propôs a imediata suspensão por 60 dias do uso dos cartões e, depois, sua extinção definitiva. "A finalidade dos cartões está sendo desviada. O Legislativo e o Judiciário não usam cartões corporativos", ponderou. "Minha proposta é extinguir mesmo." A sugestão não foi aceita. O que a auditoria pretende identificar é se os cartões estão sendo usados indiscriminadamente para saques em dinheiro e compras pessoais de ministros e outras autoridades do governo. "Quando se está numa missão oficial, quando um ministro de Estado ou um gestor público se desloca, ele tem de efetuar gastos em razão das necessidades do serviço público. Não se pode admitir despesas feitas em caráter estritamente pessoal, fugindo das normas sobre o assunto", enfatizou o vice-presidente do TCU e autor da auditoria, ministro Ubiratan Aguiar.Os cartões corporativos foram introduzidos no governo FHC. O objetivo era diminuir os gastos por meio da comprovação de notas, um procedimento de prestação de contas menos transparente. O governo argumentou, em ofício encaminhado ao TCU no fim do ano passado, que os gastos com suprimentos de fundo estão sendo substituídos pelo cartão corporativo.Se essa alegação for confirmada na auditoria, explicou Ubiratan, seria aceitável o aumento de gastos com cartões. No entanto, se o valor das rubricas subiu significativamente, estaria comprovado o uso abusivo. Não há prazo para conclusão da auditoria. Paralelamente, o TCU analisa as declarações de renda de todos os funcionários detentores dos cartões corporativos. Além do TCU, a Controladoria-Geral da União e o Ministério Público Federal apuram irregularidades no uso dos cartões.A pedido da Comissão de Ética Pública, a CGU investigará os gastos feitos pela ministra Matilde Ribeiro, da Igualdade Racial. Em 2007, ela gastou R$ 14,3 mil mensais, mais que os R$ 10,7 mil de seu salário. O secretário especial da Pesca, Altemir Gregolin, também está na mira da CGU.


FOTO : MINISTRA DA IGUALDADE QUE PODE ESTAR COM OS DIAS CONTADOS !!!

EUA : EDWARDS E GIULIANI DESISTEM DA CANDIDATURA .


WASHINGTON (Reuters) - O republicano Rudy Giuliani e o democrata John Edwards abandonaram suas candidaturas à Presidência dos Estados Unidos, reduzindo a campanha eleitoral para dois nomes principais em cada um dos partidos antes de vários Estados realizarem primárias na terça-feira da semana que vem.


Giuliani, que já foi o favorito para a indicação do Partido Republicano às eleições presidenciais de novembro, viajou para a Califórnia depois de terminar as primárias da Flórida num distante terceiro lugar para anunciar seu apoio ao senador John McCain na apertada disputa com o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney.
"Hoje anuncio oficialmente minha retirada como candidato a presidente dos Estados Unidos", disse Giuliani na biblioteca presidencial Ronald Reagan em Simi Valley, Califórnia, antes de um debate entre os pré-candidatos republicanos à Presidência.
"John McCain é o candidato mais qualificado para ser o próximo comandante-em-chefe dos Estados Unidos", acrescentou.
McCain, que estava ao lado de Giuliani durante o anúncio da desistência do ex-prefeito de Nova York, lembrou a atuação do agora aliado após os ataques de 11 de setembro de 2001 e afirmou que ele será seu "forte braço direito" na campanha pela indicação republicana.
Os candidatos de cada partido estão numa disputa Estado por Estado pela indicação partidária para a eleição de 4 de novembro.
Já a retirada de Edwards da disputa, por sua vez, significa que o Partido Democrata passará por um processo histórico de escolha de seu candidato à Casa Branca.
Isso porque, independentemente de o vencedor da indicação democrata ser o senador por Illinois Barack Obama ou a senadora por Nova York e ex-primeira-dama Hillary Clinton, será a primeira vez que um negro ou uma mulher é indicado para a disputa presidencial por um dois grandes partidos dos Estados Unidos.
Edwards viajou para Nova Orleans, onde lançou sua campanha há mais de um ano, para fazer o surpreendente anúncio de sua retirada da disputa. Ele havia prometido na semana passada permanecer na briga ao menos até a próxima terça-feira, quando quase metade dos Estados norte-americanos escolherá seus candidatos.
"É hora de eu ficar de lado para que a história possa correr seu caminho", disse o ex-senador num bairro de Nova Orleans que foi devastado em 2005 pelo furacão Katrina.
"Não sabemos quem dará os passos finais até o (número) 1.600 da avenida Pennsylvania (endereço da Casa Branca), mas o que sabemos é que o nosso Partido Democrata fará história, e com nossas convicções e um pouco de determinação recuperaremos a Casa Branca em novembro", disse Edwards, que em princípio não manifestou apoio a nenhum dos ex-rivais.
Tanto Obama quanto Hillary já começaram a assumir o discurso de combate à pobreza, de Edwards. Obama também passou a se apresentar como o candidato que tem mais chances de bater McCain, que se tornou o favorito entre os republicanos ao vencer a primária de terça-feira na Flórida.
"Precisamos oferecer ao povo norte-americano um claro contraste a respeito da segurança nacional, e quando eu for o indicado do Partido Democrata é exatamente isso que eu farei", disse o senador a uma platéia de 18 mil pessoas em Denver. Ele lembrou que Hillary e McCain votaram no Senado a favor da guerra do Iraque. Obama não era senador naquela época.
Já pelo lado republicano, a saída de Giuliani aponta para uma dura disputa entre McCain e Romney.
O ex-governador do Arkansas Mike Huckabee continua formalmente na disputa, mas sua campanha está sem dinheiro e ele só conseguiu realmente se firmar entre cristãos conservadores.
Giuliani fez pouca campanha nos primeiros Estados da disputa e, numa decisão estratégica que se revelou ruim, investiu suas fichas na Flórida, o quarto Estado mais populoso dos EUA, onde vivem muitos aposentados de Nova York e arredores. Conseguiu apenas o terceiro lugar ali, um pouco acima de Huckabee.
Hillary venceu a primária democrata na Flórida, mas o resultado não influirá na convenção nacional por causa de uma disputa entre os diretórios nacional e estadual.
(Reportagem adicional de Russell McCulley em Nova Orleans, Jeff Mason em Denver e Ellen Wulfhorst em Little Rock)


quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

BRASIL : OPERAÇÃO DA POLÍCIA EM MORROS DO RJ DEIXA 9 MORTOS .


Uma operação da Polícia Civil resultou na morte de nove suspeitos nas favelas do Jacarezinho e da Mangueira, ambas na zona norte do Rio. A ação policial começou na madrugada de hoje, quando policiais entraram na favela do Jacarezinho para reprimir tráfico de drogas, roubo e furto de automóveis. Os agentes foram recebidos a tiros. Seis suspeitos foram mortos, e outros seis foram presos.

Outras informações levaram a polícia a interceptar homens que fugiam em uma Pajero roubada da favela do Jacarezinho para a Mangueira. O helicóptero "Águia", da Polícia Civil, foi acionado e localizou o veículo já na Mangueira. Os passageiros do veículo reagiram e houve intenso tiroteio. Três suspeitos morreram.

RAUL CASTRO FOI MAIS VOTADO QUE FIDEL NAS ELEIÇÕES CUBANAS !!!

Raúl Castro foi mais votado que Fidel nas eleições cubanas. O presidente interino de Cuba, Raúl Castro, teve mais votos que o irmão Fidel nas eleições parlamentares de 20 janeiro, segundo dados oficiais divulgados nesta quarta-feira.

Fonte: Reuters

BOLSAS EUROPEIAS CAIEM ANTES DA DECISÃO DO FED .

LONDRES (Reuters) - As ações européias fecharam em queda nesta quarta-feira, à medida que baixas contábeis do UBS atingiram o desempenho do setor de bancos. Investidores também aguardavam a decisão do Federal Reserve, prevista para 17h15 (horário de Brasília).Os papéis do Société Générale fugiram da tendência e subiram 4 por cento por rumores de uma proposta pelo banco.
O índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações das empresas européias, caiu 0,67 por cento, para 1.329 pontos. O índice acumula queda de 12 por cento em janeiro, caminhando para fechar o pior mês desde setembro de 2002.
Os mercados financeiros apostam em um corte de 0,50 ponto percentual da taxa básica de juro norte-americana, à medida que o Fed luta contra os riscos de uma possível recessão da economia dos Estados Unidos.

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em queda de 0,81 por cento, a 5.837 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,26 por cento, para 6.875 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 caiu 1,37 por cento, para 4.873 pontos.
Em MILÃO, o índice Mibtel encerrou em baixa de 0,82 por cento, a 25.995 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou desvalorização de 0,22 por cento, aos 13.217 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 teve baixa de 1,09 por cento, a 11.235 pontos.

http://www.pop.com.br/popnews/noticias/economia/152139.html

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

PORTUGAL ENREDADO EM GUANTÁNAMO - DIZ REPRIEVE .


PORTUGAL AJUDOU A TRANSFERIR MAIS DE 700 PRISIONEIROS.


A organização de direitos humanos britânica Reprieve garante que mais de 700 prisioneiros foram ilegalmente transportados para a base norte-americana de Guantánamo "com a ajuda de Portugal" e que pelo menos 94 voos passaram por território português, entre 2002 e 2006.


A Reprieve, organização não-governamental de beneficência criada por advogados, em 1999, com o objectivo de prestar representação legal a prisioneiros que enfrentam a pena de morte, sobretudo nos Estados Unidos, divulgou um relatório que, nas suas palavras, "demonstra inequivocamente que 728 de 774 prisioneiros de Guantánamo foram transportados através de jurisdição portuguesa".
Instado a comentar a informação, o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado, disse ontem, em Bruxelas, que não tem "qualquer informação" sobre o relatório, reservando por isso um comentário para quanto tiver acesso ao documento.
O relatório - aponta a organização de advogados - foi compilado através da comparação de dados obtidos junto das autoridades portuguesas, informações do Departamento de Defesa dos Estados Unidos com datas de chegadas de prisioneiros a Guantánamo e testemunhos de muitos prisioneiros.

O documento, que, segundo a Reprieve, detalha pela primeira vez os nomes dos prisioneiros e as suas histórias, aponta que "pelo menos em seis ocasiões aviões de transferência de prisioneiros voaram directamente da base das Lajes nos Açores para Guantánamo".
"Nenhum destes prisioneiros poderia ter chegado a Guantánamo - e sido sujeito a seis anos de abusos - sem a cumplicidade portuguesa e existem ainda várias dezenas de homens que poderão enfrentar a pena de morte após terem sido transferidos pelos Estados Unidos através de jurisdição portuguesa", afirmou o Director-Gegal da Reprieve, Clive Stafford Smith.
A ONG defende que as investigações "demonstram que Portugal desempenhou um papel de apoio de relevo no amplo programa de transferência de prisioneiros" e, "pelo menos, nove prisioneiros transportados através de jurisdição portuguesa foram cruelmente torturados em prisões secretas espalhadas pelo Mundo antes da sua chegada a Guantánamo".
Segundo o responsável da Reprieve, "Portugal tem de levar a cabo um inquérito público e exaustivo e chegar ao fundo destas violações do direito internacional".

Actualmente, encontra-se em curso um inquérito-crime aberto pelo Ministério Público português há cerca de um ano, tendo na semana passada fonte da Procuradoria-Geral da República dito à Lusa que a decisão final está para breve.
Este relatório da Reprieve é publicado sensivelmente um ano depois de o Parlamento Europeu ter aprovado o relatório final da comissão temporária, presidida pelo eurodeputado português Carlos Coelho, que, durante mais de um ano, averiguou os alegados voos ilegais dos serviços secretos norte-americanos (CIA) na Europa para transporte ilegal de prisioneiros suspeitos de terrorismo.
O relatório do PE exortou diversos Estados-membros, entre os quais Portugal, a aprofundar as investigações, saudando a abertura de um inquérito-crime pelo Ministério Público português.

Portugal acabou por se tornar um dos países em foco durante os trabalhos da comissão do PE, muito por acção da eurodeputada socialista Ana Gomes, que foi diversas vezes criticada pelo Governo de José Sócrates e pelo seu partido, o PS.
Entretanto, uma participação de Ana Gomes à Procuradoria-Geral da República (PGR) e outra do jornalista da "Visão" Rui Costa Pinto levaram o Ministério Público português a decidir, em Fevereiro de 2007, a abertura de um inquérito-crime em Portugal, que deverá estar concluído dentro de dias.
O caso dos "voos da CIA" teve início em Novembro de 2005, quando o jornal norte-americano "Washington Post" revelou a existência de prisões secretas da CIA em vários pontos do mundo, incluindo em países do Leste europeu.
Rapidamente, o assunto em foco passou a ser não tanto as prisões secretas (cuja existência nunca viria a ser provada), mas antes o transporte ilegal de prisioneiros suspeitos de terrorismo e os chamados "voos da CIA", que, segundo a comissão do PE, foram uma prática corrente na Europa desde os atentados de 11 de Setembro de 2001, nos EUA.

Público/Lusa


ANGOLA LANÇA CANAL PARA A LUSOFONIA - MAIS UMA VITÓRIA DE EMÍDIO RANGEL .


No passado dia 13, escrevi aqui (a propósito do diferendo com o ministro português Augusto Santos Silva) que o Emídio Rangel é assim mesmo. Quando atira, atira a matar e com tudo o que tiver. Despeja o carregador (embora tenha sempre mais alguns atestados para o que der e vier). Talvez desperdice muitas munições. Mas ele não sabe jogar à defesa. O ataque é a sua melhor defesa. Com ele não há empates. Ou ganha ou perde. Quase sempre ganha.



Agora chega a notícia de que o Estado angolano vai lançar no próximo ano um canal de notícias concebido por Emídio Rangel e que pretende emitir para todos os países de língua oficial português.Se o canal foi de facto concebido por ele, não tenho dúvidas de que, mais uma vez, Emídio Rangel vai ganhar a aposta. Aliás, a simples (um ovo de Colombo que outros tiveram na mão mas não conseguiram equilibrar) ideia de lançar um canal de informação para ser transmitido para todos os canais de língua oficial portuguesa é uma vitória.Vitória para Angola e para o Emídio Rangel e, é claro, uma derrota para quem deveria há muito ter levado a carta a Garcia, a começar por esse elefante branco que dá pelo nome de Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).Assim, logo a seguir às eleições, começarão os trabalhos para pôr no ar mais um pilar da Lusofonia, assumindo Angola o papel de locomotiva de um projecto que será certamente uma demonstração de vitalidade.Aliás, o êxito deste projecto (e para ter garantia de êxito Luanda escolheu um dos melhores) irá também provar que Angola será a locomotiva de muitas outras coisas boas, tanto no contexto africano como lusófono.


Publicada por Orlando Castro


segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

NORREU DITADOR INDONÉSIO QUE MANDOU INVADIR TIMOR .


Os activistas dos direitos humanos e os seus antigos opositores políticos lamentam que nunca tenha respondido pelas mortes que ordenou ou pelo dinheiro que a sua família armazenou de forma fraudulenta. Mas alguns indonésios não esquecem a forma como revitalizou a economia. 'Haji' Muhammad Suharto, o antigo presidente da Indonésia que ordenou a invasão de Timor-Leste, morreu ontem, em Jacarta, aos 86 anos.

A sua morte é uma tragédia para todas as vítimas dos seus crimes. Nunca mais conseguirão justiça", disse à AFP Budiman Sudjatmiko, que esteve preso quando era estudante durante o regime de Suharto. O homem que chefiou com mão de ferro os destinos da Indonésia ao longo de 32 anos "morreu como um tirano", afirmou Carmel Budiardjo, directora de uma organização não governamental de defesa de prisioneiros indonésios, a Tapol, lamentando que "a elite política [indonésia] não veja necessidade de fazer justiça".
O derramamento de sangue que acompanhou a sua subida ao poder, após um misterioso golpe, em 1965, que foi atribuído aos comunistas, saldou-se em 500 mil mortos, segundo números oficiais. Mas há quem fale num milhão ou até mesmo dois. Instigados por militares, comunidades religiosas muçulmanas, católicas e hindus, em Java e Bali, deram caça aos comunistas e apoiantes, lembra o correspondente da Lusa em Díli, Pedro Rosa Mendes.

"Eu vim prestar-lhe homenagem com a minha mulher e filha", afirmou Suntoro, de 33 anos, apesar de saber que não pode entrar na casa da família do ex-ditador em Jacarta, aquela onde passou os últimos dez anos. "Acho que serviu bem o país. A economia estava melhor no seu tempo", acrescentou o indonésio, referindo--se ao balanço da Nova Ordem. A crédito de Suharto fica a recuperação económica da Indonésia, que atingiu os 7% de crescimento anual, tendo a percentagem de pobres caído de 52% para 7% em três décadas. A Indonésia viria a atingir a auto-suficiência em arroz no ano de 1984.

O regime do ex-ditador, muçulmano como 90% dos compatriotas, ficaria marcado pela corrupção. A Organização Transparency International, em 2004, colocou Suharto no topo da lista dos líderes mais corruptos de sempre estimando desvios de fundos na ordem dos 10 a 24 mil milhões de euros durante os anos em que esteve no poder. As suas constantes más condições de saúde, que ontem o levaram à morte, fizeram com que um processo de corrupção contra si fosse encerrado.
O ex-chefe do Estado indonésio, lembra Pedro Rosa Mendes, teve na questão de Timor-Leste o seu maior problema na frente externa. Arquitecto da invasão, após o abandono da colónia por Portugal, Suharto foi responsável pela morte de um terço da população timorense. As organizações de direitos humanos falam em, pelo menos, 200 mil mortos. O ex-ditador, amigo do Ocidente, acabaria por demitir-se em Maio de 1998, no auge da crise financeira asiática, sob pressão de protestos estudantis. Foi sucedido no cargo pelo seu vice-presidente, Youssuf Habibie, encetando-se uma nova perspectiva à independência de Timor-Leste. Algo em que até então poucos acreditavam.

Xanana Gusmão, líder emblemático da resistência timorense, que na altura estava preso em Cipinang, declarou à Lusa que a ditadura indonésia também deve ser entendida à luz do que foi a Guerra Fria. O actual embaixador da Indonésia em Portugal, por seu lado, vai mesmo ao ponto de dizer que Suharto não queria invadir Timor-Leste. Francisco Lopes da Cruz, nascido em Timor, aponta o dedo aos EUA e ao combate ao marxismo-leninismo.
Após o velório em Jacarta, ao qual compareceu, entre outros, o actual chefe do Estado indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, o corpo de Suharto vai hoje ser sepultado na antiga cidade real de Solo, em Java, a ilha natal do ex-presidente. Os timorenses, esses, não devem, guardar rancor do antigo ditador, pelo menos os que seguirem os conselhos do Presidente Ramos-Horta.

PATRÍCIA VIEGAS/DN


BRASIL : BANCO BRADESCO TEM LUCRO DE 8 BILHÕES DE REAIS EM 2007 BATENDO RECORDE .


SÃO PAULO (Reuters) - O Bradesco divulgou nesta segunda-feira lucro líquido de R$ 2,193 bilhões no quarto trimestre, expansão de quase 29% sobre o mesmo período de 2006. No acumulado de 2007, o maior banco privado do país teve ganho recorde de R$ 8,010 bilhões.

O retorno sobre o patrimônio líquido médio --importante indicador da rentabilidade de um banco-- foi de 31,4% no ano passado, estável na comparação com 2006. O Bradesco foi o primeiro dos grandes bancos do Brasil a anunciar resultados referentes ao quarto trimestre e a 2007.Nos últimos anos, os lucros dos bancos no país têm sido impulsionados pela forte expansão do crédito. No caso do Bradesco, a carteira de crédito total (considerando avais, fianças e recebíveis de cartões de crédito) atingiu R$ 161,407 bilhões no fim de 2007, expansão anual de 38,9%.As operações com pessoas físicas totalizaram R$ 59,277 bilhões, crescimento de 34,2%. As operações com pessoas jurídicas atingiram R$ 102,130 bilhões, avanço de 41,7%. O banco encerrou 2007 com ativos totais de R$ 341,184 bilhões, alta de 28,5% sobre dezembro do ano anterior. Em 2006, o Bradesco teve lucro líquido de R$ 5,054 bilhões. O ganho foi reduzido por amortizações de ágios de aquisições.


(Reportagem de Cesar Bianconi)


TEMORES COM A ECONOMIA VOLTAM A DERRUBAR BOLSAS ASIÁTICAS .


CINGAPURA (Reuters) - A maior parte das bolsas asiáticas caiu mais de 3 por cento nesta segunda-feira, com os temores sobre a economia global assombrando novamente os mercados e levando investidores a procurar aplicações em títulos públicos.


O mercado voltou ao movimento de venda depois da montanha-russa nos mercados acionários na semana passada, devido ao medo de recessão nos Estados Unidos.O índice de ações MSCI da Ásia-Pacífico exceto Japão recuava 2,63 por cento."As vendas estão atingindo todos os setores, independentemente da perspectiva de lucro da cada empresa" afirmou Kim Joong-hyun, analista na Goodmorning Shinhan Securities.

"Apesar do corte de juros (pelo Federal Reserve) da semana passada ter acalmado o ímpeto de venda, uma recuperação ante os temores com a economia e os problemas no setor financeiro ainda deve levar mais tempo."Na semana passada, o Fed --banco central dos EUA-- cortou a taxa básica do juro norte-americano em 0,75 ponto percentual, para 3,5 por cento, em um movimento surpresa diante da piora nas condições da maior economia do mundo.Nesta segunda-feira, o índice sul-coreano KOSPI caiu quase 4 por cento. Investidores estrangeiros mantiveram a tendência de vendas pela décima oitava sessão seguida.A bolsa de Tóquio fechou em baixa de 3,97 por cento. O Goldman Sachs afirmou que a economia japonesa talvez já esteja em recessão, em parte por exportações mais fracas e fraco consumo.O mercado australiano não funcionou por conta de um feriado local.O índice Hang Seng da bolsa de Hong Kong caiu 4,25 por cento.A bolsa de Xangai sofreu a pior desvalorização, de 7,19 por cento, atingida por nevascas em algumas áreas da China que estão interrompendo seriamente o fornecimento de energia e de alimentos.


Fonte: Reuters


domingo, 27 de janeiro de 2008

QUÉNIA : KOFI ANAN DENUNCIA " VIOLAÇÕES SISTEMÁTICAS " .


A violência inter-étnica que abala o Quénia desde as eleições está agora centrada no Vale de Rift (oeste), em cuja capital, Nakuro, 45 pessoas foram mortas hoje, elevando para 81 o número de mortos na província desde quinta-feira.

O ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan, no país desde terça-feira para tentar mediar a crise política, denunciou as "violações sistemáticas dos direitos humanos" que estão a ocorrer no país.A polícia anunciou, hoje à tarde, que 19 pessoas morreram em Nakuru, capital provincial, em confrontos inter-étnicos.
Ao final do dia, também de fonte policial, foi noticiado que 26 outras pessoas morreram em confrontos da mesma natureza nos bairros degradados da cidade.A polícia impôs sexta-feira o recolher obrigatório nocturno em Nakuru mas, apesar disso, "há casas em chamas e a violência voltou a explodir nos bairros", disse hoje à tarde um porta-voz da Cruz Vermelha, Anthony Mwangi..
Mais de 800 pessoas morreram no Quénia desde o início da contestação às eleições presidenciais de 27 de Dezembro, ganhas pelo actual presidente, Mwai Kibaki, e cuja validade é recusada pelo líder da oposição, Raila Odinga.Kofi Annan deslocou-se hoje de helicóptero a esta província para avaliar a amplitude da crise e, de regresso a Nairobi, denunciou a ocorrência de "violações sistemáticas dos direitos humanos"."Não podemos autorizar a impunidade. Espero que haja uma investigação séria para estabelecer factos e permitir que os responsáveis sejam punidos", disse Annan.O ex-secretário-geral da ONU avisou que não vai ficar no Quénia "durante meses" e que "o tempo urge", pelo que os dirigentes devem trabalhar com os mediadores "o mais rapidamente possível".


http:///qunia-kofi-anan-denuncia-violaes.htmlpagina-um.blogspot.com/2008/01

MOÇAMBIQUE : IRRESPONSABILIDADE INSOCIAL .


De vez em quando, uma empresa oferece umas bolas de futebol a um grupo de jovens dum bairro, e diz que está a cumprir a sua responsabilidade social. Andam a querer afundar-nos, cada vez mais, no pântano da anedota.

Vejamos: assumir uma responsabilidade é, antes de mais nada, cumprir um dever. E oferecer coisas a alguém não é um dever de ninguém.
A responsabilidade social empresarial (também designada responsabilidade social corporativa, a partir da expressão inglesa corporate social responsibility) pode ser definida do seguinte modo:
“Entende-se por responsabilidade social corporativa uma série de compromissos da empresa com a sua cadeia produtiva: clientes, funcionários, fornecedores, consumidores, comunidade, meio ambiente e sociedade.” (Paula ChiesSchommer)

A “responsabilidade social pode ser também o compromisso que a empresa tem com o desenvolvimento, bem-estar e melhoramento da qualidade de vida dos empregados, as suas famílias e acomunidade em geral.” (Jaramillo e Angel).
Três das principais dimensões da responsabilidade social corporativa são as dimensões: ética, ambiental e legal.

Afonso Santos/MPT


PORTUGAL : ESTAMOS ENTREGUES À BICHARADA !




Um homem que tinha 79 anos recorreu ao hospital de Vila Real (norte de Portugal) com dores de barriga, gripe e fraqueza. Deram-lhe alta de madrugada. O taxista que o foi buscar encontrou-o numa maca sem roupa. No dia seguinte voltou ao hospital, onde faleceu.




Na AlemanhAngola, país (o meu país) que ocupa o segundo lugar da lista de países africanos mais afectados pela a, os restos mortais de um cidadão angolano foram enterrados em sacos de plásticos por falta de apoio das autoridades angolanas.


Em mosca tsé tsé, portadora da doença do sono, o ministro da Defesa, de seu nome Kundy Paihama, afirma que o que sobra das suas refeições dá aos cães e não aos pobres.


Segundo a UNICEF, os dados sobre a taxa de mortalidade infantil de menores de 5 anos coloca seis países da Lusofonia (Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Cabo Verde) acima dos valores admissíveis.


Ou seja, estamos entregues à bicharada, chamem-se as hienas José Sócrates, Eduardo dos Santos etc. etc. etc...



Publicada por Orlando Castro




sábado, 26 de janeiro de 2008

AGENTE DO ESCÂNDALO DA MALA DE 800 MIL DÓLARES VENEZUELANOS VAI POSAR PARA A PLAYBOY .


BUENOS AIRES (Reuters) - A policial argentina María del Luján Telpuk, que descobriu uma mala com 800 mil dólares que um venezuelano tentava infiltrar no país, supostamente para ajudar na campanha presidencial de Cristina Kirchner, será capa da revista Playboy.


"Fiz as fotos, já está tudo acertado, sou a capa de fevereiro", disse Telpuk ao site do jornal Clarín.O caso aconteceu em agosto, na chegada de um vôo fretado por uma companhia estatal argentina. "Era uma valise média, meio ovalzinha. O que eu via na tela da máquina que eu operava eram seis retângulos perfeitos, como livros vistos de cima. Quando abro, a vejo cheia até em cima de cédulas, não estavam ocultos sob nada, tapados com nada", contou.O "escândalo da mala" tomou novo rumo em meados de dezembro, quando as autoridades dos EUA prenderam três venezuelanos e um uruguaio acusados de agir como agentes do governo da Venezuela.Os EUA dizem que o governo de Hugo Chávez enviou os 800 mil dólares por intermédio do empresário Guido Antonini Wilson para ajudar na vitoriosa campanha da então primeira-dama Cristina Kirchner à presidência.


(Por Lucas Bergman)



AMAZÓNIA : LULA REUNE PARA TOMAR MEDIDAS URGENTES .


Nos últimos meses do ano, o abate de árvores aumentou a ritmo nunca visto nesta altura do ano: quatro vezes mais do que no mesmo período em 2004.


O Governo brasileiro vai intensificar as acções da Polícia Federal na floresta amazónica e cortar o financiamento público aos produtores agrícolas responsáveis pela desflorestação na região - que, depois de três anos seguidos em que os números oficiais davam o abate de árvores a diminuir, subiu muito em 2007. O desbravamento de terras para cultivar soja e fazer pastos para gado são apontados como culpados.
Estas medidas foram anunciadas na quinta-feira à noite, depois de uma reunião de emergência entre o Presidente Lula da Silva e os ministros do Meio Ambiente, Marina Silva, da Agricultura, Reinhold Stephanes, e da Defesa, Nélson Jobim, para abordar os índices de devastação registados em Novembro e Dezembro de 2007, que apresentaram uma taxa quatro vezes superior à registada no mesmo período de 2004.

No encontro ficou também decidido que, nos 36 municípios da Amazónia com maiores índices desflorestação, fica proibida a emissão de novas autorizações de abate da mata. As propriedades em que ocorrerem cortes ilegais de árvores serão embargadas obrigatoriamente.
Na véspera, o Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais divulgaram um levantamento que mostra a devastação de uma área superior a 3200 quilómetros quadrados de floresta nos dois últimos dois meses de 2007.
"Nunca antes detectámos uma taxa de desmatamento tão alta nesta época do ano", sublinhou a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef. Nesse período, os estados de Mato Grosso, Pará e Rondônia foram os que mais desflorestaram.

Depois do encontro com o Presidente, para analisar esta taxa de desflorestação "nunca vista", a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que o combate à desflorestação na Amazónia será feito "em conjunto com os governadores" e acrescentou que, independentemente deles, o Governo federal agirá nesse sentido.
A ministra voltou sublinhar que o abate de floresta caiu 59 por cento nos últimos três anos, embora sem mencionar a base desse cálculo, e negou as críticas à alegada "passividade" do Governo. "Tivemos reunião de ministros com o Presidente da República para adoptar medidas, estamos a prevenir e a combater o problema", garantiu.

A governante admitiu ainda que a expansão do cultivo da soja e das áreas destinadas à pecuária e o fornecimento de árvores para as siderurgias podem estar por detrás do aumento da desflorestação. "A realidade económica desses Estados indica que essas actividades têm um impacto, sem dúvida, na floresta", notou.
Este aumento considerado "inédito" do abate de árvores na Amazónia levou também alguns deputados a sugerirem a criação de uma comissão parlamentar de inquérito para averiguar o sucedido no final de 2007.


Nuno Amaral, Rio de Janeiro/Público


sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

BRASIL : S. PAULO COMEMORA 454 ANOS DE EXISTÊNCIA COM MAIS DE 50 EVENTOS .


São Paulo festeja hoje os 454 anos de sua cidade com mais de 50 eventos em diferentes pontos da capital. No Vale do Anhangabaú, região central, acontecem shows de 25 artistas, entre eles, Leci Brandão e Samba Laje. Na zona sul, o Parque da Independência se transforma, às 15 horas, num grande palco para receber Kholwa Brothers e as bandas Glória e Funk como Le Gusta, entre outras. Jorge Ben Jor deve encerrar a festa.


Símbolo da cidade, o prédio do Santander Banespa está iluminado desde o Natal. E continua com a fachada cheia de luzinhas por causa do aniversário da cidade. Na frente do edifício, Jair Rodrigues dá show a partir das 12h30. O Mercado Municipal, que faz aniversário no mesmo dia de São Paulo, completa 75 anos. O prefeito Gilberto Kassab (DEM) abre o mercado pela manhã e oferece um brinde aos clientes ao meio-dia. E, às 15h30, o Quinteto em Branco e Preto fecha a comemoração com samba.
O Teatro Municipal também dá a sua contribuição e abre as portas às 11 horas com a Orquestra Sinfônica de São Paulo, que interpreta Carmina Burana. O espetáculo é gratuito. E se o passeio tiver como endereço a Bela Vista, também na região central, vale dar uma passar na Rui Barbosa para experimentar um pedacinho do tradicional bolo de aniversário da cidade, que este ano tem 454 metros. A festa deve começar às 11 horas.


Raio-X


Aos 454 anos, São Paulo tem 10,8 milhões de habitantes, 5,9 milhões de veículos, 280 salas de cinema, 71 museus, 15 mil bares, 12.500 restaurantes, 91 mil ruas, 5.500 semáforos, 349 mil placas de trânsito, 240 mil lojas, 800 linhas de ônibus, 864 mil transações diárias de cartão de crédito. Para os paulistas e turistas, São Paulo é romântica e histórica. É a cidade das artes, dos esportes, das compras, das baladas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


BRASIL : CONFIRMADA EM MINAS GERAIS 10ª MORTE POR FEBRE AMARELA NO PAÍS .


O governo de Minas Gerais confirmou que Leandro Gonçalves da Cruz, morto na última segunda-feira em Uberlândia, tinha febre amarela. Trata-se do primeiro óbito em decorrência da doença registrado no Estado neste ano e o décimo no País.


No entanto, de acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde, o jovem infectou-se pela doença na zona rural da cidade goiana de Caldas Novas, onde esteve a trabalho.
Ao retornar para Araguari, Minas Gerais, onde morava, Cruz apresentou os sintomas da doença. Ele foi hospitalizado no dia 16, na Santa Casa de Misericórdia da cidade, e transferido para o Hospital das Clínicas de Uberlândia, onde morreu cinco dias depois. Um laudo com o exame sorológico ficou pronto hoje, confirmando a causa da morte.


quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

FIDEL DE CASTRO CONTA QUE FEZ CORREÇÕES EM BIOAGRAFIA À BEIRA DA MORTE .


HAVANA (Reuters) - O líder cubano Fidel Castro contou em um texto publicado na quinta-feira que, enquanto os médicos tentavam salvar sua vida, ele ditava correções à biografia "Cem Horas com Fidel", seu testamento político.


Fidel, que tem 81 anos, foi obrigado a transferir o poder para o irmão no dia 31 de julho de 2006, depois de um problema intestinal. Ele não aparece em público desde então, e seu futuro político é uma incógnita.No texto publicado pelo jornal Granma, do Partido Comunista, Fidel revela detalhes sobre sua doença, que é considerada um segredo de Estado."Quando adoeci gravemente na noite de 26 e na madrugada de 27 de julho (de 2006), pensei que era o fim, e enquanto os médicos lutavam por minha vida, o chefe de despacho do Conselho de Estado lia, por exigência minha, o texto, e eu ditava os ajustes pertinentes", escreveu Fidel.Fidel Castro contou que estava "escravizado" com a revisão da segunda edição de "Cem Horas com Fidel", o livro-entrevista do jornalista franco-espanhol Ignacio Ramonet, diretor do jornal francês Le Monde Diplomatique. O livro foi publicado este mês nos Estados Unidos."Naqueles dias, eu quase não dormia", escreveu Fidel no texto de uma página e meia do Granma.A primeira edição de "Cem Horas com Fidel" foi publicada em abril de 2006. No Brasil, o livro se chama "Fidel Castro -- Biografia a Duas Vozes" (Boitempo).No texto de quinta-feira, Fidel também falou sobre o encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 15 de janeiro. "Quando ele comentou que estava muito impressionado com minha saúde, respondi que me dedicava a pensar e a escrever. Nunca na minha vida tinha pensado tanto."Depois da reunião, que aconteceu em Havana, em um lugar não revelado, Lula declarou que Fidel estava com a saúde impecável, lúcido e pronto para assumir um papel político. Mas, em um texto publicado horas depois das declarações de Lula, Fidel disse que suas condições de saúde não lhe permitem mais falar em público.Mesmo assim, ele foi eleito para o Parlamento no fim de semana, o que deixa aberta a possibilidade de que seja ratificado como chefe de Estado no dia 24 de fevereiro. Fidel já declarou, no entanto, que não pretende se apegar ao poder e que quer dar espaço a novos líderes.


(Reportagem de Esteban Israel)


PORTUGAL : VANDALIZADO JAZIGO DE SALAZAR NO VIMIEIRO .




AMADEU ARAÚJO, Viseu




O jazigo de Oliveira Salazar no cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi vandalizado e partido durante a madrugada de ontem. O sobrinho do ditador já apresentou queixa na GNR, que a fez seguir para o Ministério Público.




Segundo apurou o DN de fonte policial "durante a manhã de ontem uma senhora foi ao cemitério e deu conta da situação aos familiares do ditador que entretanto apresentaram queixa contra desconhecidos".Manuel dos Santos, morador nas imediações do cemitério, contou ao DN : "Atiraram uma pedra contra o jazigo e partiram a fotografia e a lápide". De acordo com o morador esta não foi a primeira vez que tal aconteceu: "Já o ano passado vieram aí uns malandros que partiram várias coisas no cemitério".Desde a sua morte, em 1970, que os restos mortais do ditador repousam no Vimieiro, terra natal de Oliveira Salazar. O túmulo sempre apresentou flores frescas e duas vezes por ano, nos aniversários de nascimento e da morte, a aldeia recebe a visita de imensos saudosistas. Desde há dois anos que a aldeia que viu nascer o homem que governou Portugal durante 48 anos tem estado sob polémica com a intenção da autarquia local de criar um museu em memória do ditador. No Vimieiro, terra natal de Salazar os populares aplaudem a decisão municipal e sempre garantiram que "se Estado não der o dinheiro, nós arranjamo-lo". Motivos que levam os habitantes do Vimieiro a considerarem os actos de vandalismo no cemitério da aldeia como "obra de gente ruim que nem os mortos respeitam". Também o presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, João António Lourenço, estranhou a ocorrência. Lamentou que "hoje em dia até os mortos incomodem!". A União dos Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), é contra o museu, que considera que se irá "criar uma organização centrada na propaganda da ditadura corporativo-fascista".




quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

BRASIL : LULA DIZ QUE PARTICIPARÁ DE CAMPANHAS EM 2008 .




BRASÍLIA - O ministro das Relações Institucionais, José Múcio, fez um resumo da primeira reunião ministerial do ano e disse que o governo quer "troca de informações" dos ministros e o Congresso e que ele passará a centralizar os trabalhos. Ele disse que Lula cobrou mais empenho dos ministros e que o presidente participará das campanhas das eleições municipais deste ano. "O presidente participará em cidades em que nossa forças de coalizão estiverem unidas."

"O que está faltando é juntar informações, traçar resultante. Temos que estreitar as relações, aproveitar melhor o potencial de cada um (ministros) e transformar isso em coletivo. Nós capitalizamos pouco o potencial que cada ministro tem. É a troca de informações que queremos, muitas vezes achamos que o parlamentar não está sendo atendido em um ministério e está em outro", disse.
Ao chegar para o encontro, na manhã desta quarta, o presidente cobrou um papel mais ativo dos ministros na interlocução com o Congresso Nacional. "Eu queria fazer uma reunião mais política. A gente se reúne uma vez por ano e depois as pessoas não falam mais em política. A gente fica numa reunião longa que mais parece uma Santa Ceia", disse Lula.

Múcio explicou que a comparação que o presidente fez com a Santa Ceia, quando reclamou da falta de empenho dos ministros nas negociações com o Congresso, foi apenas um "toque de humor" de Lula. "Qualquer reunião em volta de uma mesa pode ser comparada a uma Santa Ceia, e essas reuniões serão mais freqüentes", disse.

Segundo Múcio, o processo de negociação para aprovar a emenda que prorrogava a CPMF, derrubada pelo Congresso no final do ano passado, foi considerada "pedagógica" pelo governo.

O ministro relatou que o presidente gastou boa parte das suas intervenções durante o encontro para pedir que os ministros se esforcem nas negociações com o Congresso. "Temos de capitalizar melhor o potencial político de cada ministro", disse Múcio. "Mesmo os ministros mais técnicos vão ter que dar sua contribuição política."

Reforma Tributária

O ministro das Relações Institucionais disse também que a proposta da reforma tributária será enviada ao Congresso no meio de fevereiro, mas, antes, haverá uma reunião do Conselho Político por "precaução". "Nos reuniremos no dia 21 de fevereiro para apresentação da reforma , que será enviada ao Congresso Nacional", disse.


DAVOS : CRISE FINANCEIRA DOMINA PRIMEIRO DIA DA CIMEIRA .




A crise global no sistema financeiro e a muito recente decisão monetária da Reserva Federal dos Estados Unidos para travar os riscos de uma possível recessão dominaram as conversas no primeiro dia do encontro anual do Fórum Económico Mundial, aberto oficialmente esta quarta-feira em Davos, na Suíça.




Algum pessimismo e as incertezas em relação à evolução da economia mundial terão dominado o ambiente no arranque da edição deste ano do fórum que debate temas globais da actualidade.O Fórum de Davos (www.weforum.org) reúne habitualmente mais de 2 000 participantes, desde responsáveis políticos, a especialistas e responsáveis de diferentes sectores. O programa deste ano pretende avançar propostas baseadas no «Poder da Inovação Colaborativa»..
Entre os nomes mais mediáticos para os painéis que desfilam até ao fim-de-semana no meeting de 2008, estão personalidades como Al Gore, Tony Blair, Moahmad Khatami, Henry Kissinger, Condoleezza Rice e Bill Gates, que se juntam a centenas de outros dirigentes da alta finança e do mundo empresarial.




terça-feira, 22 de janeiro de 2008

A PANTOMINA ELEITORAL CUBANA .


O P I N I Ã O


A maneira como os jornais deste fim de semana e de ontem apresentaram o noticiário sobre a pantomima eleitoral de Cuba poderá ter levado muitos leitores a acreditar que se tratava realmente de uma eleição e que do seu resultado dependeria o futuro político do país, como se "la revolución", que já dura 49 anos, estivesse se encaminhando para uma democracia. A começar dos títulos, o noticiário desses dias tratou as assim chamadas eleições para a Assembléia Nacional do Poder Popular - o parlamento-fantoche da ilha de Fidel - como se tivessem alguma importância digna de nota para o futuro do país, quando o octogenário ditador enfermo deixar a cena definitivamente.

Nem na União Soviética de Stalin havia eleições em que o total de candidatos e o total de cadeiras pretensamente em disputa eram os mesmos - 614. O governo fidelista não acha necessário disfarces, como os utilizados na antiga URSS e em outros regimes totalitários onde o governo ganha eleições com 98,2% dos votos. Em Cuba são 100% dos votos nos nomes escolhidos pelo partido único para representar o "poder popular", entre eles o do próprio Fidel, no poder desde janeiro de 1959. Isso, sim, é que é o autêntico voto em lista fechada, que produz o único parlamento nomeado do mundo.

Cumprido o ritual, a nova Assembléia Nacional, já na sua sessão inaugural, marcada para 24 de fevereiro, escolherá entre seus membros 31 que constituirão o Conselho de Estado, que é o principal órgão do Executivo cubano e que os 614 sabem quais serão. Esse conselho "elege" seu presidente - neste caso decide se Fidel continua ou não na presidência. Desde 31 de julho de 2006, em seguida à primeira das cirurgias a que precisou se submeter o outrora chamado El Caballo, o seu irmão Raúl, de 75 anos, o substitui interinamente. Ora, em 24 de fevereiro a Assembléia outra coisa não fará salvo homologar o que até então tiver decidido em suas confabulações a restrita elite dirigente cubana - além dos irmãos Castro, o vice Carlos Lage, herdeiro presumível da dupla de gerontocratas, o presidente do Parlamento, Ricardo Alarcón, o chanceler Felipe Pérez Roque e as figuras que em todo regime ditatorial preferem exercer o poder nas sombras, como os controladores do partido único, órgãos de propaganda, polícia política, serviços secretos e Forças Armadas. Enquanto isso, restará à mídia basicamente interpretar as mensagens délficas dos chefões e ler as entrelinhas do Granma, o Pravda do PC cubano e do castrismo. Foi no Granma, a propósito, que Fidel praticamente renunciou ao confessar, na quarta-feira passada, que não tem força física para governar: "Faço o que posso: escrevo." De seu lado, ao dizer no domingo que "temos de enfrentar diferentes situações e grandes decisões pouco a pouco", Raúl indicava que Fidel não voltará nem se aposentará de vez. A sua saída, enquanto estiver vivo, será antes um fade away, um desvanecimento. Das "grandes decisões" a que aludiu Raúl, a principal decerto envolve o que sobrou da economia cubana depois dos desastres do socialismo. Também essa questão está malposta. A expressão reforma econômica é enganadora: presume a existência, mal ou bem, de um sistema estruturado de produção, serviços e trocas comerciais. Nesse sentido, a economia cubana migrou para a Flórida com os primeiros 600 mil fugitivos da revolução - e desde então o Estado norte-americano cresceu exponencialmente.A economia da revolução cubana foi a dos 30 anos de mesadas recebidas da antiga União Soviética. Hoje, é a das bondades de Hugo Chávez, que envia à ilha o equivalente a 92 mil barris diários de petróleo, em troca dos serviços prestados na Venezuela pelos médicos cubanos. Até o que de melhor fez o castrismo - a educação - perdeu o apelo popular. "As inscrições nas faculdades diminuem", observa o diretor do Instituto de Estudos Cubanos da Universidade de Miami, Jaime Suchlicki. "Os jovens preferem trabalhar como recepcionistas ou atendentes em bares de hotéis, onde ganham gorjetas em euros ou dólares, a ser engenheiros ou médicos." Explica-se, os salários cubanos são em média de US$ 26. Depois de meio século de economia "planificada", Cuba continua exportando produtos primários e importando comida. Mas suas principais receitas vêm do turismo e das remessas dos seus exilados



ANGOLA : PARA O MINISTRO PAIHAMA OS CÃES SÃO MAIS IMPORTANTES QUE OS ANGOLANOS .


No passado dia 12, o Ministro da Defesa de Angola, Kundy Paihama, “botou faladura” num comício na Sede do Município da Matala e, quanto a mim, prestou um alto serviço ao país e até, digo-o em consciência, ao mundo democrático.


Não percam tempo a escutar as mensagens de promessas de certos Políticos”, disse com o seu habitual brilhantismo oratório o ministro da Defesa, acrescentando: “Trabalhem para serem ricos”.Digam lá que Kundy não é o espelho fiel do rei Eduardo dos Santos?Continuemos com as verdades do ministro que, digo eu, deveriam fazer parte das enciclopédias políticas das universidades angolanas e, porque não?, de todo o mundo civilizado.“Durmo bem, como bem e o que restar no meu prato dou aos meus cães e não aos pobres”, afirmou o Ministro da Defesa de Angola, Kundy Paihama. Não, não há engano. Reflectindo a filosofia basilar do MPLA, Kundy disse exactamente isso: o que sobra não vai para os pobres, vai para os coitados dos cães.E por que não vai para os pobres?, perguntam vocês e eu também. Não vai porque não há pobres em Angola. E se não há pobres, mas há cães…Continuemos com o discurso do ministro: “Eu semanalmente mando um avião para as minhas fazendas buscar duas cabeças de gado; uma para mim e filhos e outra para os cães”.Nem mais, senhor ministro. A liga de protecção dos animais (dos cães, no caso) agradecem e certamente vão atribuir-lhe uma medalha de mérito.É claro que, embora reconhecendo a legitimidade que os cães do ministro da Defesa de Angola têm para reivindicar uma boa alimentação, não posso deixar de dar um conselho aos milhões de angolanos que são gerados com fome, nascem com fome e morrem pouco depois com fome.Não. Não se transformem em cães para ter um prato de comida. Escolham antes dar um tiro nos cornos do ministro. Deste e de todos quantos, por não viverem para servir, não servem para viver.


posted by Orlando Castro @.


segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

APESAR DE FIDEL, CAPITALISMO CHEGA ÀS RUAS DE CUBA !


O capitalismo chegou a Cuba. Levado na bagagem dos milhares de turistas que visitam o país todos os anos, ele pode ser visto em um passeio em Havana Vieja, a parte colonial da cidade, que está sendo rapidamente restaurada para atrair visitantes estrangeiros.


Se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tivesse tido tempo de passear pelo local, teria notado uma paisagem bem diferente da que ele viu na cidade em 2003, em sua primeira visita à cidade como presidente – embora como ele mesmo disse, venha visitando Cuba desde 1985.Neste período de pouco mais de quatro anos, a mudança é visível.Andares térreos de prédios antigos foram restaurados e agora abrigam lojas de roupas, eletrodomésticos, artesanato e incontáveis cafés, restaurantes e bares.Em 2003, havia farmácias antigas, e os prédios restaurados abrigavam apenas escritórios do governo e outras atividades menos vistosas.

Carrões e ônibus chineses

Os famosos carrões americanos dos anos 50 ainda rodam pelas ruas de Havana. Mas agora já dividem espaço nas ruas com carros novos europeus e ônibus chineses. A China, aliás, ganha cada vez mais espaço na ilha.Os cubanos continuam recebendo salários em pesos cubanos, e com eles compram os produtos básicos subsidiados – até o limite estabelecido pela caderneta do governo – mas a economia capitalista é em CUC.CUCs são os pesos conversíveis, a moeda criada pelo governo cubano para substituir o dólar na economia paralela à economia estatal.Ao trocar dólares por CUCs, o turista perde 20% do valor, cobrado em impostos. Ou seja, Cuba ainda conseguiu ter uma moeda mais valorizada do que o dólar americano.Mas a maior diferença é em relação ao peso cubano. Um CUC compra 24 pesos cubanos.

Injeção de dólares

Junto com o turismo, são os dólares enviados por parentes que moram no exterior – calcula-se que sejam cerca de 1,2 milhão de pessoas, o equivalente a 10% da população – que movimentam a economia cubana.E são eles que alimentam a desigualdade que já se vê com nitidez em Havana: enquanto médicos, professores e outros funcionários públicos sobrevivem com salários em torno de 25 CUCs por mês, taxistas, camareiras, garçons e qualquer outro profissional que trabalhe com o turismo tem a possibilidade de ganhar quase o equivalente por dia – de gorjeta.Isso significa que os empregos ligados ao turismo são os mais disputados, e normalmente obtidos por influência política.O que cria um outro dilema: num país comunista os empregos mais importantes para a sociedade são os que remuneram menos, enquanto trabalhos braçais que permitem proximidade com o turista estrangeiro possibilitam um ganho muitas vezes maior.

'Lembretes'


Nas lojas oficiais, o cubano pode comprar produtos básicos como leite, pão, frango e açúcar, em quantidades limitadas e, segundo alguns, insuficiente para o consumo.Nas outras lojas, que também pertencem ao governo, encontra quase tudo o que se vê no comércio capitalista.Para que o turista não se esqueça de que está, afinal, num país comunista que não participa integralmente do sistema financeiro internacional, há sempre lembretes aqui e ali.Euros são bem vindos, dólares são proibidos no comércio e só podem ser trocados nos hotéis, e cartões de créditos nem sempre funcionam.

Denize Bacoccina - Enviada especial da BBC Brasil a Havana.


PARA LEITURA COMPLETA E COMENTÁRIOS :



BRASIL : HOMICÍDIOS PODEM CHEGAR A UM MILHÃO EM DEZ ANOS .


O Brasil deve atingir este ano um milhão de homicídios cometidos desde 1978, de acordo com um estudo realizado por um economista do Instituto Brasileiro de Pesquisa Económica Aplicada.


"Até 2005, foram cometidos 843 mil homicídios (desde 1978)", mas se se somar os mais de 50 mil que se registaram em 2006 e 2007 "deve-se chegar em 2008 ao milhão de homicídios em 30 anos", disse Daniel Cerqueira, do Instituto Brasileiro de Pesquisa Económica Aplicada, ao jornal "Estado de São Paulo"..
Segundo o jornal brasileiro, o número "é comparável aos de países em conflito bélico: Angola levou 27 anos a atingi-los mas estava oficialmente em guerra civil".De acordo com o economista, que estuda o fenómeno da violência no país, o aumento dos homicídios deriva da "desigualdade social e da falta de um sistema coercivo", uma vez que o Brasil tem "um sistema de segurança fracassado".

Daniel Cerqueira disse ainda que a estatística, baseada apenas em dados oficiais, coloca o Brasil como um dos países com maiores índices de violência do Mundo e afirmou que a impunidade alimenta esses números, já que apenas 0,03 por cento dos homicidas chega a ser realmente castigado pela justiça.O economista defendeu também que parte da responsabilidade é dos políticos que "não têm vontade" para lidar com o problema e enfrentam-no com medidas de curto ou médio prazo, em função dos calendários eleitorais.

LUSA


domingo, 20 de janeiro de 2008

BRASIL : O EX QUE NUNCA TERÁ SIDO .


O Senado da República Federativa do Brasil está para ser enriquecido por dois nomes em seqüência, ambos subitamente propelidos para a notoriedade com a infausta ascensão do representante maranhense Edison Lobão, cristão-novo do PMDB, ao Ministério de Minas e Energia. Um é o seu filho homônimo e primeiro suplente. Outro, segundo suplente, é da corriola que faz política e negócios - com perdão pela redundância - na região de Imperatriz, segunda maior cidade do Estado. Chama-se Remi Ribeiro e subiu na vida o bastante para ser presidente (em exercício, é bem verdade) do PMDB maranhense enfeudado pelo clã do maioral José Sarney. Desnecessário tomar o tempo do leitor verberando a aberração da mera existência de senadores sem votos - uma invenção que contribui para a praga do compadrio político e do clientelismo, sem falar nas relações espúrias entre financiados e financiadores de campanhas eleitorais.


No caso, as figuras citadas já são suficientemente eloqüentes. Lobão Filho, o Edinho, caminha a passos largos para ser ex-senador, sem nunca ter sido. Ficou aparentemente decidido que ocupará a cadeira do pai o tempo estrito para entrar com um pedido de licença, a fim de se defender das acusações que Lobão sênior diz serem todas "injustas e falsas". Balela. O problema dele, para os titeriteiros do PMDB no Senado, é a sua filiação - partidária, bem entendido. Pois, diferentemente do pai, continua no DEM, e não serão os peemedebistas que premiarão a bancada do antigo PFL com mais uma vaga. De resto, não seria desejável que o discreto Lobão da Esplanada coexistisse, no noticiário político, com um Lobão parlamentar iluminado por denúncias. Uma, a de ter usado uma doméstica como laranja de uma distribuidora de bebidas endividada com o Fisco e que seria uma empresa de fachada. Outra, a de apagar os registros públicos de 3 mil notas fiscais de uma segunda firma de que seria sócio oculto. Uma terceira, a de ter operado uma TV clandestina em 1999 - o rapaz é precoce. Outra, a de ter arrendado irregularmente a TV Difusora de Imperatriz a uma ONG. Essa é de agora. O jovem empreendedor, que passou de padeiro a diligente empresário nos ramos imobiliário e de mídia, entre outros - coincidentemente quando o pai governava o Maranhão, entre 1991 e 1994 -, teria ainda se beneficiado de irregularidades na concessão de emissoras de rádio e TV. Nada de deixar de queixo caído eleitores e contribuintes. Afinal, no Senado, até há pouco presidido pelo notável pecuarista Renan Calheiros, são 30 (ou 37% do total) as excelências implicadas em processos judiciais e no Tribunal de Contas. Na Câmara, são 163 deputados (ou 32%). Já o sub do sub do velho Lobão parece ter no armário esqueletos igualmente comprometedores. Ele teria sido um dos 10 beneficiários de um esquema de desvio de dinheiro da prefeitura do município maranhense de São Bento, quando detinha as chaves do seu cofre. Indiciado pela Polícia Federal, foi denunciado pelo Ministério Público por crime de responsabilidade e peculato. Pelo menos ele foi absolvido, por falta de provas, de uma escabrosa acusação levantada por sua ex-mulher.Inocentado, o novo ministro também o foi das acusações de corrupção de que foi alvo na CPI do Orçamento, em 1993. Político astuto, sabe que a derrota da ministra Dilma Rousseff, que quebrou lanças contra a sua nomeação, pode se revelar, para ele, uma vitória de Pirro. Apressou-se, pois, a fazer as expressões corporais apropriadas ao momento, para não exacerbar o antagonismo da ainda dona da área energética. Começou ressaltando que não recebeu o Ministério em regime de porteira fechada, o que significaria a entrega das jóias da coroa do setor ao PMDB. Mas um dos nomes que citou para a secretaria executiva da Pasta, o do outrora prefeito paulistano Miguel Colasuonno, tesoureiro do PMDB no Estado, foi indicação de Orestes Quércia. Lobão ainda fez questão de esbanjar humildade ao declarar que irá consultar "sempre que precisar" a titular da Casa Civil. Provavelmente, não julgou necessário consultá-la antes de anunciar, em entrevista à Folha de S.Paulo, que defenderá a construção de uma usina nuclear no Nordeste. Trata-se de um homem de idéias. No ano passado, propôs o desmembramento do seu Estado, com a criação de um Maranhão do Sul, cuja capital ficaria em Imperatriz, centro de suas bases eleitorais. Um dos municípios da região se chama Governador Edison Lobão.


sábado, 19 de janeiro de 2008

IMIGRAÇÃO E TORTURA EM PORTUGAL !!!


O caso da jovem brasileira presa e torturada em Portugal é um dos fatos mais pavorosos da onda emigratória recente. Não há registro de que tenha cometido qualquer crime e, mesmo que assim fosse, nada justificaria o tratamento que vem recebendo.


O caso da jovem brasileira presa e torturada em Portugal é um dos fatos mais pavorosos da onda emigratória recente. Ana Virgínia é só uma entre muitos que buscam resolver seus problemas, buscando trabalho fora do Brasil. Não há registro de que tenha cometido qualquer crime e, mesmo que assim fosse, nada justificaria o tratamento que recebeu e vem recebendo. Ana ainda está presa, já tentou o suicídio e sua situação ainda não foi resolvida. Este caso está fartamente documentado na Internet (*).
É bom lembrar, que o Brasil recebeu os portugueses por décadas. Eles imigraram para cá, ao longo do século XX e da crise social provocada pelo fascismo salazarista e suas guerras coloniais. Jamais um português foi expulso do Brasil por ser português, rico ou pobre. Encontraram por aqui uma nova pátria, sempre bem tratados, respeitados e amados como `patrícios´. A grande maioria veio para cá pobre e, não poucos, melhoraram de vida. Alguns enriqueceram a custa do trabalho dos brasileiros, outros galgaram posições de classe média. Todos puderam viver por aqui e considerar a ex-colônia Brasil como um eldorado.

É verdade que muitos deles sempre imaginaram os brasileiros como indolentes, `pretos´ e imprestáveis. Isto não os impediu de se misturarem, constituindo novas famílias inter-raciais com bastante ou algum sucesso vivencial. O racismo e o conservadorismo político e social dos portugueses jamais lhes deram dores de cabeça. Os brasileiros, com a imensa tolerância que lhes caracterizam, passaram por cima e deixaram para lá.
Por vezes, os xingavam de `galegos´, sabendo que isto era uma ofensa aos brios lusitanos. Reclamavam dos seus modos agressivos, principalmente com as mulheres, e de seus hábitos de asseio pessoal incompatíveis com os trópicos. Quase sempre, tudo isto não passava de galhofa. Raramente, superava o nível da agressão verbal, quase sempre em resposta e defesa.
Os brasileiros jamais boicotaram o comércio e outros negócios dos portugueses. Aceitaram candidamente que eles dominassem por muito tempo, em algumas cidades do país, principalmente nos setores alimentícios e imobiliários. Seus descendentes estão por aí. Continuam sendo comerciantes, rentistas, dentre outras atividades do velho capitalismo. Não foram molestados por décadas. Continuam vivendo por aqui, com seus descendentes, sem nenhum problema.
Hoje, não mais atravessam o Atlântico para ficar. Depois da Revolução dos Cravos (1974), Portugal percorreu a senda tortuosa que o transformou em um país `europeu´. No Brasil, adora-se o progresso português. Muitos de nós vibraram com o 25 de abril. Ai!, como se quis, guiados por Chico Buarque, que o Brasil viesse a ser `um imenso Portugal´. Talvez, o poeta sensível, vendo o caso da Ana, que não é das loucas, reescrevesse o seu `fado tropical´.

É uma pena que não se tenha, hoje, grandes mobilizações, que se viva em um momento de apatia e profundo individualismo. Este caso é um exemplo dos desrespeitos aos direitos humanos que os brasileiros emigrados vêm sofrendo pelo mundo afora. Cadê o Tribunal de Haia? Onde está a ONU? Quando vão parar estas novas formas de genocídio? Por que não se exige do governo português a imediata libertação, reparação econômica e repatriação de nossa compatriota? Será que Salazar renasceu do monte de excrementos de sua história? A PIDE foi refundada? Quando os culpados serão de fato julgados?

* Ver, dentre outros sítios: http://www.anavirginiasardinha.com.br


LUANDA CAPITAL DA HOLANDA !!!




Martinho Júnior



A mentalidade de “novo rico” instalou-se em Angola para ficar, durante muitos e bons anos, praticamente sem “contra correntes”, ou não se tivesse tornado o neo liberalismo omnipresente, sob a égide duma “nova elite” que manobra a partir do poder “marimbando-se” para os tão estafados quão manipulados partidos e para as mais satânicas seitas religiosas, a começar pela “tradicional” Igreja Católica e Apostólica Romana…




O angolano é por natureza extrovertido e é reconhecidamente propenso à ostentação, parece ser, sociológica e psicologicamente, esse o indicativo.
De facto, poucas cidades no mundo poderão gabar-se de possuir, por exemplo, uma frota de veículos 4x4 de luxo como Luanda, muito menos com as cores apelativas que os (des)cobrem: prateados, dourados, niquelados, tudo o que brilha… e isso apesar da poeira que é um autêntico “smog”, particularmente dois ou três dias após os períodos de chuvas (não há poeira que deixe de fazer brilhar tanta “limousine”)…Muitos desses veículos, são propriedade, ainda que passageira, do estado angolano, (é só vê-los, por exemplo, alinhados frente à Simportex), ou então, foram importados para serem colocados ao serviço dos milhares de funcionários que operam nas representações das multinacionais do petróleo, em disputa dos blocos petrolíferos do prodigioso“offshore” angolano.A febre dos espelhos e de suas miragens, passou por fim também para as “torres” que se vão erguendo, cada qual com um distinto conceito de engenharia e, no que toca a “novo riquismo”, os chineses parece terem vindo dar uma preciosa ajudinha: na avenida do Congresso a “torre” que se está a erguer, não está a deslumbrar tanto pelas inovações tecnológicas, (um erecto falo interior de betão armado, cercado por ossaturas metálicas de muitos andares), deslumbra muito mais, pelo seu revestimento, (uma superfície espelhada em amarelo, um amarelo muito próximo da cor dos diamantes do vale do Cuango… vá lá saber-se como os chineses “descobriram” aquele amarelo!).
O que pode tornar mais atónito o viajante que chegue à capital e se instale por exemplo, ali no Hotel Presidente, cujo edifício foi construído no fim da época colonial, no período em que os diamantes disputavam um lugar cimeiro na balança económica do país e na cabeça de muitos cidadãos (na altura a maior parte portugueses), um edifício situado mesmo junto ao porto, é o “novo” horizonte que se vai oferecendo da janela de sua protegida “room”: o anfiteatro da baía, num anel que vai desde o Hotel Panorama, na ilha do Cabo, até precisamente à base do Hotel Presidente, está a ser alvo dum imenso aterro, a partir de dragagens nunca vistas, que vão roubar areia, sabe-se lá onde, aos imensos depósitos naturais propiciados pela corrente fria de Benguela, para as descarregar, às toneladas, ao longo da curva da Marginal, consolidando o que é já cemitério de mabangas…O atónito visitante, mesmo que por lá, de onde veio, ou na Holanda, não hajam mabangas, poderá mesmo perguntar: afinal onde estou mesmo… inacreditavelmente na Holanda?!É assim o “novo riquismo” angolano, que se instalou para ficar: com um imenso território à sua inteira mercê – em números redondos 1.250.000 km2, com uma baixíssima densidade demográfica (cerca de 15 habitantes por km2) – exemplarmente Luanda, a sede desse imenso espaço quase vazio, necessita ganhar ao mar, terreno para suas espelhadas “torres”, por que elas foram “encafuadas” nos quintalões que albergavam as construções típicas dos séculos passados, ora demolidos sem apelo, nem agravo, “graças” à febre da especulação imobiliária, típica deste “mercado” de tão pródigo agoiro e agora, saturado o velho perfil da cidade, precisam do mar para continuar a saga dos ricos e dos poderosos...O preço inflacionado da construção na “baixa” de Luanda, fiquem descansados, ainda não atingiu os seus máximos, evoluindo ao contrário da “bolha imobiliária” dos Estados Unidos e obrigando a alterações locais profundas na geografia humana, entre pobres e ricos: os ricos, de preferência, vão-se portanto à beira mar plantando, ou plantando-se “desenrascadamente” mesmo na “baixa”, onde só suas alvas bolsas poderão disputar, ao milímetro quadrado, um mísero apartamento das espelhadas “torres”… os pobres irremediavelmente e cada vez mais vão sendo atirados para as periferias longínquas, onde abundam os desertificados espaços, onde morre o caju e a manga, apesar dos muitos rios da região, como se uma draga gigantesca, escolhesse as duas espécies humanas e as canalizasse para o seu “novo” destino…Há um castigo no entanto para todos, ricos e pobres: os poucos espaços verdes sobreviventes, tendem a ser cada vez mais reduzidos a pó, ou então, a tornarem-se fermento para os cogumelos urbanos, ainda que falhem as infra estruturas básicas – água, energia e saneamento, para não falar das outras falhas...Rócócó por rócócó, até por que em Luanda os vestígios holandeses foram ilustrando os apelidos de cada vez mais proeminentes famílias locais, como os Van Dúnem, entre os Van Deste, os Cohen e outras, rócócó por rócócó, “embarco” nessa da ilusão do viajante que “encalhou” no Hotel Presidente, paredes meias ao retalhado e cada vez mais ineficaz porto que foi “estimulado” para a “engorda” das contas de meia dúzia: apesar da imensidão do território, apesar da insignificante densidade populacional, acho mesmo que Luanda, com apelo ao beneplácito de Sua Majestade a Rainha da Holanda, já que a mais ninguém se consegue apelar, neste mundo cada vez mais globalizado, acho que se poderia candidatar a capital da Holanda!!!...Haverá ou não algum Van Dúnem que “embarque” nessa?......É que diamantes há quanto baste, (que o digam as sucessivas gerações Oppenheimer)... e as bolsas de Antuérpia ficarão ali mesmo discreta mas eficientemente à mão de semear, melhor, à mão de distribuir, Benelux nos valha!!!






sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

BRASIL : GOVERNO NÃO VAI REEDITAR CPM, DIZ ROMERO JUCÁ .


BRASÍLIA - Na proposta de Reforma Tributária que encaminhará ao Congresso em fevereiro, o governo não irá incluir medidas para a recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). A garantia foi dada nesta sexta-feira, 11, pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). "O governo não cogita editar ou encaminhar qualquer proposta que preveja a reedição da CPMF", disse.

Oito dias depois de anunciar medidas de aumento de impostos e corte de gastos para compensar a perda de R$ 40 bilhões com a extinção da CPMF, o governo foi cobrado pelos líderes aliados na Câmara e no Senado para que crie um novo tributo com recursos direcionados para a saúde.

Veja também:


Corte no Orçamento ameaça barrar a criação de 230 varas da Justiça
STF dá prazo de 10 dias a Lula para explicar aumento do IOF
90% dos cortes devem ser no Executivo, diz Paulo Bernardo
DEM começa ofensiva e entra com ação no STF contra IOF

No entanto, de acordo com o senador, o assunto poderá ser discutido no Congresso caso algum parlamentar apresente alguma proposta nesse sentido. "As questões do Congresso, ninguém pode tolher. Se essa questão surgir dentro do Congresso, ela será debatida, mas não será uma posição do governo. Estamos numa democracia e o Congresso pode propor qualquer tipo de postura", disse.

"Se qualquer congressista quiser propor imposto único, qualquer outro tipo de linha de raciocínio para a questão tributária, tudo será discutido no âmbito do Congresso, democrática e abertamente", acrescentou.

Em reunião com os ministros do Planejamento, Paulo Bernardo, e das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, na quinta, parlamentares da base aliada admitiram que pretendem propor no Congresso Nacional, durante a discussão da reforma tributária, a criação de um tributo para substituir a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). A idéia seria criar um imposto, cuja sugestão de alíquota seria de 0,2%, nos mesmos moldes da CPMF só que com recursos totalmente destinados à saúde.

http://www.estadao.com.br/nacional/not_nac107835,0.htm



quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

FARC CUMPREM ACORDO COM CHÁVEZ E LIBERTAM REFENS .





SAN JOSÉ DEL GUAVIARE, Colômbia - As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) libertaram nesta quinta-feira, 10, duas políticas colombianas mantidas em cativeiro há seis anos, depois das idas e vindas de uma complexa negociação intermediada pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez.

Veja também:



Mãe de Clara Rojas comemora libertação
EUA aplaudem libertação
Chávez diz que reféns já estão em liberdade
Espanha confirma que menino é Emmanuel
Saiba quem são as reféns
Entenda o que são as Farc
Cronologia: do seqüestro à libertação

Dois helicópteros da Venezuela com símbolos da Cruz Vermelha apanharam a ex-assessora da campanha de Ingrid Betancourt, Clara Rojas, de 44 anos, e a ex-congressista Consuelo González, de 57, na selva colombiana, perto da cidade de San José del Guaviare. De acordo com Chávez, os dois helicópteros com as reféns já estão a caminho da Venezuela.

"Disse às duas: bem-vindas à vida", contou Chávez, em entrevista no palácio presidencial, sobre a conversa telefônica que teve com as ex-reféns.

Segundo ele, as colombianas estavam emotivas, mas em boas condições de saúde.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha, que auxiliou a missão de resgate, confirmou a libertação das duas.

Esta é a primeira libertação unilateral de reféns importantes da guerrilha na história recente da Colômbia, o que poderá ajudar a destravar as paralisadas negociações entre o grupo e o governo do país.

A libertação também deve ajudar a melhorar a imagem de Chávez e do presidente colombiano, Alvaro Uribe, tanto doméstica como internacionalmente.

Rojas teve um filho em cativeiro, Emmanuel, que posteriomente foi entregue a um camponês e depois aos cuidados do governo colombiano, devido à sua saúde debilitada.

Nova missão

A missão envolvendo a libertação das reféns foi autorizada na quarta-feira, após a guerrilha ter repassado ao presidente da Venezuela as coordenadas do local onde entregaria as duas. Uma missão com os mesmos objetivos, levada à cabo no final de dezembro, já havia fracassado.



A missão anterior foi suspensa porque as Farc demoraram para informar as coordenadas do local do encontro e porque não tinham em seu poder o menino Emmanuel - o qual a guerrilha havia prometido libertar.

As Farc, que viram sua credibilidade abalada por não terem conseguido cumprir a promessa feita junto a Chávez, acabaram admitindo que o menino de 3 anos já estava sob a custódia do serviço social da Colômbia desde 2005.